Por que devo me registrar?

Você sabe por que o registro no CRA-SP é essencial para a sua carreira? Para ajudar você, profissional da Administração, a entender melhor as obrigações legais e os benefícios do registro, trazemos aqui os principais motivos. Confira:

É uma obrigatoriedade legal - O registro no CRA-SP é previsto pela lei 4.769, de 9 de setembro de 1965, que instituiu os órgãos federal e regionais, responsáveis pela fiscalização e registro dos profissionais e empresas na área da Administração. Essa lei é regulamentada pelo Decreto 61.934/67. Isso significa que a sua atuação profissional legal depende do registro. Sem ele, você é um graduado na área da Administração e não um profissional da Administração, por exemplo. Saiba mais sobre a legislação que regulamenta a profissão aqui.

É um diferencial no mercado de trabalho - O registro no seu Conselho de Classe confere credibilidade e é visto como um diferencial por recrutadores nas melhores empresas, já que um profissional registrado está comprometido a exercer suas atividades de acordo com o Código de Ética da sua profissão.

Permite a você participar de concursos - Editais de concursos públicos exigem o registro para quem pretende assumir cargos privativos da Administração.

Coloca seu nome em listas para contratações públicas - Um exemplo é o Judiciário que, constantemente, solicita ao CRA-SP a listagem de profissionais registrados para atuação remunerada como perito ou gestor público.

Dá acesso a certidões exclusivas - Sendo um profissional registrado, você pode requerer, além da sua certidão de regularidade, o Registro de Comprovação de Aptidão – RCA, documento emitido pelo Conselho que comprova a sua experiência no mercado de trabalho e agrega valor ao seu currículo profissional. Você também pode solicitar a certidão de Perito Judicial, documento exigido pelos órgãos competentes para os profissionais que desejam atuar nessa área.

Permite a você participar de ações de valorização profissional - Com o registro, você pode ser um dos representantes do CRA-SP, que trabalham junto aos seus municípios para defender a classe e ampliar o conhecimento sobre a profissão.

Impulsiona o seu networking - Ao se registrar, você tem prioridade na hora de participar de um dos Grupos de Excelência do CRA-SP, que atuam em diversas áreas do conhecimento e são responsáveis por uma ampla rede de network.

Dá direito a Carteira de Identidade Profissional Digital - Com o registro, você obtém a sua Carteira de Identidade Profissional - CIP, documento válido em todo o território nacional. Ao baixar a CIP em seu celular, você não precisa mais andar com outros documentos de identificação, como o RG, por exemplo.

Demonstra valorização pela profissão -  Ao se registrar, você colabora efetivamente para que o CRA-SP possa trabalhar pela defesa da classe, fiscalizando aqueles que atuam sem a formação necessária e orientando as empresas a contratarem somente profissionais capacitados na área da Administração. Dessa forma, a profissão será cada vez mais forte, respeitada e reconhecida pela sociedade.

Dá direito a receber a Revista ADM PRO -  Apenas o profissional registrado no Conselho recebe, na comodidade da sua casa, a Revista ADM PRO, publicação editada pelo CRA-SP há mais de 40 anos e que tem como objetivo debater as mais recentes tendências no mundo da Administração, trabalho e negócios.

Dá acesso a conteúdos feitos sob medida - Com o registro, você recebe convites e notificações de acesso à conteúdos pensados e produzidos especialmente para os profissionais da Administração, como os nossos inúmeros webinars e cursos, além de  vídeos e reportagens disponíveis no canal A Serviço da Administração.

Permite que você publique artigos - Somente quem é registrado no Conselho tem a oportunidade de publicar artigos no portal da Revista ADM PRO. O espaço, além de ajudar no network, é uma importante vitrine para a carreira.

Ajuda a criar um mundo melhor - Ao se registrar, você ajuda o CRA-SP a manter ações que visam colaborar com a agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Como signatário do Pacto Global, o Conselho está entre empresas e organizações diversas, de diferentes setores da economia e regiões geográficas, que buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável. Além disso, há muitos anos o CRA-SP tem dado uma contribuição significativa na área da educação por meio de seus eventos e cursos gratuitos e abertos à sociedade.

Faça já o seu registro!


Quer saber para onde vai o valor da sua anuidade?