::. CRA/SP - Conselho Regional de Administracao de Sao Paulo .::
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

29/01/2024

Gestão de pessoas em meio às diferenças geracionais: como desenvolver lideranças e reter talentos?

Desenvolver e reter talentos em meio a diversidade geracional no mercado de trabalho tem sido um desafio para os gestores. Também é cada vez mais comum se deparar com departamentos onde diferentes gerações trabalham juntas e enfrentam o choque gerado por essa interação. Por isso, agradar de forma igual essas gerações não é uma tarefa fácil. Gerar propósito, satisfação, desenvolver pessoas e manter a produtividade é a questão que várias empresas estão se deparando.

03/01/2024

Aprendizagem baseada em projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ou PjBL -problem based learning) é uma estratégia de aprendizado em que os alunos ativamente projetam produtos, serviços ou softwares em tarefas significativas e processos de investigação (resolução de problemas e projetos em contextos do mundo real) para desenvolver uma compreensão mais profunda do conteúdo e problemas práticos (Peng et al., 2023).

14/11/2023

Administração do engajamento na era digital

A era digital pode ser entendida como aquela em que dispositivos eletrônicos que utilizamos para o trabalho, para o entretenimento e para o estudo, estejam ligados em redes como a internet. Com a mobilidade advinda de equipamentos como os celulares modernos, passamos a ter acesso contínuo a conteúdos de todos os tipos, sendo possível também nos comunicarmos com qualquer pessoa da mesma rede a qualquer momento, inclusive com uso de vídeos, áudios e textos.

25/09/2023

A felicidade e o trabalho

Adoro escrever e isso é algo que me deixa bem feliz. Estou de férias e, por não conseguir conciliar com as férias do meu namorado, não viajei. Olha aí o “trabalho” metendo a colher na minha felicidade. Brincadeiras à parte, sigo viajando por meio da leitura, textos, livros, ideias e por lugares próximos que ainda não conheço. Desbravando o dia a dia.

21/09/2023

A importância da gestão empresarial para o crescimento das pequenas empresas

Quando abordamos o tópico de gestão empresarial, é necessário tratá-lo com delicadeza, prestando atenção à forma como expressamos e definimos conceitos para evitar bloquear o entendimento do leitor. É notável que esse conteúdo ainda gera um desconforto para quem ainda não assimila e não consegue enxergar a grandeza de sua importância dentro das pequenas empresas.

11/07/2023

Reforma tributária: regras e exceções

Como muitos sabem, desde o início de minha trajetória profissional lido com tributos. Na maioria dos casos, com tributos municipais. Acompanhei, inclusive, o surgimento do Simples Nacional, tendo a honra de participar do primeiro estudo sobre os impactos daquele sistema nas finanças dos municípios brasileiros, publicado num domingo, 24 de agosto de 2008, no jornal de circulação nacional “O Globo”.

27/06/2023

A automatização de Recursos Humanos – RH 4.0?

Em um mundo informatizado, no qual já se fala em RH 4.0, o departamento de Recursos Humanos deve estar consciente e adaptado às mudanças. Mas o que é o RH 4.0? O Rh 4.0 está diretamente conectado com a 4ª revolução industrial e se trata basicamente da informatização e digitalização das atividades do departamento para melhorar os resultados e agilizar as atividades da área.

06/02/2023

Gestão da transição e planejamento estratégico com métodos de foresight

A gestão da transição se refere a gerir uma mudança de um estado atual, hoje, para um estado final, futuro. Um exemplo de mudança é a transição energética, que pretende substituir fontes limitadas e ambientalmente prejudiciais para o planeta, como derivados de petróleo utilizados por veículos, pelas fontes de bases renováveis, como a solar. O sucesso na transição depende da gestão de inúmeros aspectos, o que implica em planejamento, o qual pode e deve ser amparado por métodos, ferramentas e técnicas da administração.

23/11/2022

A gestão da riqueza na base da pirâmide e a redução das desigualdades sociais

C.K. Prahalad nos ensina que a dignidade se inicia com o direito de escolha e que o mundo só mudará quando realmente começarmos a ver as pessoas de baixa renda como participantes plenos de suas economias e comunidades locais, como produtores e consumidores, e não como meros receptores passivos de atos de caridade. O mais recente relatório do Banco Mundial (out/2022), Poverty and Shared Prosperity (Pobreza e Prosperidade Compartilhada) indica que é improvável que o mundo, na ausência de taxas de crescimento econômico que mudem o rumo da história até o final desta década, consiga atingir a meta de erradicação da pobreza extrema até 2030.

23/11/2022

Administração com Métricas

Este texto busca chamar a atenção para a administração com métricas, ao mesmo tempo em que apresenta dois conceitos: (i) OKR, "Objective and Key Result", ou Objetivo e Resultado-Chave; e (ii) KPI, "Key Performance Indicator", ou Indicador-Chave de Performance. Como é evidente, os esforços das várias equipes devem estar alinhados às estratégias das organizações. Neste sentido, a administração com métricas teria ao menos três importantes benefícios ao associar medidas de performance aos fatores críticos de sucesso, desde que tais métricas fossem de conhecimento dos seus vários colaboradores.

23/11/2022

Pandemia e outras epidemias - papel do administrador

A ainda recorrente pandemia do coronavírus, acrescida de outras epidemias que têm surgido na mesma esteira, certamente nos levou a vivenciar uma experiência inédita ou, no mínimo, longe das proporções destas da atualidade. A história contemporânea nos relata fatos semelhantes que, desafortunadamente, culminaram com milhares de vítimas fatais e outras tantas penalizadas com seus reflexos e sequelas, muitas nem mesmo reconhecidas ou reveladas pela ciência médica.

20/09/2022

Footprint das empresas e a pegada social

Footprint ou pegada ecológica é uma expressão criada por Mathis Wackernagel e William Rees em 1990, no livro “Nossa pegada ecológica: reduzindo o impacto humano na terra”, no qual alerta-se para o uso de forma indiscriminada dos recursos naturais do planeta diante da sua capacidade de regeneração. Isso envolve as emissões de dióxido de carbono, a eliminação de florestas priorizando-se a formação de áreas de pastagens, a fabricação de produtos madeireiros e o crescimento da extensão urbana. Decorridas três décadas, há pouco tempo (agosto/22) num evento sobre tecnologia bancária, os administradores ali presentes discutiam a nova era de transformação cibernética pela qual passa a indústria financeira e sua pegada digital.

19/08/2022

Contrate com seu voto!

Quando estamos procurando um emprego, normalmente a primeira coisa que ouvimos é referente ao nosso currículo, se está atualizado ou se o temos pronto para enviar. O currículo é o documento onde a pessoa que busca determinada vaga de emprego, por vontade ou necessidade, usa para colocar seus dados, sua formação, experiências, trabalhos e objetivos, mencionando-os de maneira organizada.

02/08/2022

O papel da Gestão Pública no acolhimento de refugiados

As cenas de guerras entre nações, guerras civis e demais conflitos que assolam os quatro cantos do globo causam tristeza e estarrecimento nos telespectadores e leitores que acompanham as notícias pela televisão, internet, jornais etc.

17/06/2022

A gestão de riscos na inovação

Vivemos num mundo acelerado com mudanças cotidianas. Pessoas, empresas e países, outrora desconectados, hoje integram ecossistemas que buscam inovações nem sempre planejadas adequadamente. Variáveis que não estão sob o controle das organizações impactam os negócios: competição, fatores ambientais, epidemias e ocorrências políticas e econômicas. Nesse contexto, como equilibrar a gestão dos riscos? Em teoria, muitas vezes, ela traz burocracias e processos mais rígidos e como a inovação precisa ser ágil, prática e flexível, este é um interessante desafio.

18/05/2022

“Who cares wins” - quem se importa ganha!

O grande desafio dos administradores nesses tempos de globalização tem sido assegurar aos seus stakeholders uma boa qualidade da gestão e o aumento do valor da empresa, por meio do gerenciamento de questões ambientais, sociais e de governança corporativa, temas que formam o ESG - Environmental, Social e Governance. Os debates sobre esses temas consolidaram-se em 1987, no documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland, que apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento sustentável.

11/05/2022

O administrador e a gestão de tempo

Planejamento e administração de tempo são atribuições essenciais para o administrador. Confira os 10 mandamentos de gerenciamento de tempo:

02/05/2022

Os novos gestores e os desafios da educação

Interessante notar que diversos autores que procuram compreender e estudar os acontecimentos atuais, atrelados às gerações mais jovens, sempre irão esbarrar nas obras de Bauman e Harari, pois estes autores remetem aos assuntos contemporâneos atrelados às tecnologias e comportamento das gerações atuais. Há que fazermos uma breve explanação sobre a geração dos Nativos Digitais, também conhecida como Geração Z, que remete a um lapso temporal de indivíduos que nasceram no início da década de 2000.

20/04/2022

Governança nas empresas familiares

Há um significativo conteúdo sobre Governança Corporativa (GC) disponível em livros, publicações em revistas, jornais e artigos em periódicos científicos, no Brasil e no exterior. Mais recentemente esse tema vem ganhando relevância no contexto das empresas familiares, especialmente as de capital fechado.

19/04/2022

Produtividade empresarial

O que acontece com o namorado que não atende ao telefone horas depois de ter saído do trabalho? Ou ao filho que diz para mãe que volta à 1h da madrugada e às 3h ainda não deu notícias? O que se passa na mente dessa namorada angustiada e da mãe aflita? Seja o que for, soa como verdades provisórias, monstros que inundam a mente de pensamentos fazendo-as sofrerem como se o que pensassem fosse de fato realidade.

25/03/2022

Efeitos do trabalho remoto

A pandemia da Covid-19 mudou o modo de trabalhar de milhares de profissionais no Brasil e no mundo. A partir desse decreto, foram realizadas inúmeras medidas por parte dos governos para frear a disseminação do vírus. Dentre elas, o distanciamento social, que obrigou as empresas de maneira urgente a reestruturar seu modelo de trabalho para continuar realizando suas atividades.

25/03/2022

Ressignificando transição de carreira

A transição de carreira é direcionada a profissionais que estão em busca de algo a mais, novas possibilidades, crescimento profissional, visão diferenciada e desafios que a função atual não garante. Se você é do tipo de profissional que pensa que fazer transição de carreira é começar do zero, saiba que isto é mero engano: você poderá se utilizar do seu conhecimento para esta nova jornada.

25/03/2022

A soft skill de hoje e do futuro

É perceptível a existência de tipos de comunicação. Vivemos dias em que somos bombardeados de informação, que chega até nós por diversas maneiras de vozes, sons, textos, figuras, ambientes, cenas, entre outros. E o que fazemos com tantos elementos? Como gerir isso tudo e identificar o que é válido, ou não, dentro do convívio social?

07/03/2022

De olho na comunicação organizacional!

Não é de hoje que o mundo corporativo entendeu que um bom líder é aquele que preza pela igualdade e transparência, condições essenciais para que haja coesão e motivação no grupo.

07/03/2022

O investimento social privado na luta contra a pobreza

Impressionante, mas, no Brasil, seguindo os padrões do Banco Mundial, a pobreza também tem classificações. Para que receba recursos de sobrevivência de algum programa governamental, o pobre, que quase nada tem, é colocado numa máquina econômica para que sua miséria seja rotulada em pobreza extrema ou pobreza. Afinal, quantos brasileiros se encontram em estado de pobreza extrema ou de pobreza?

07/03/2022

Retomada da economia

Enquanto alguns segmentos podem comemorar resultados positivos durante a pandemia, outros amargam quedas. Estas são as conclusões das pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisadas no artigo do jornalista Darlan Alvarenga do G1. O setor de serviços superou em mais 6% do nível pré-covid, no entanto a indústria apresentou quedas. A retomada da economia para 2022 está apoiada em números ainda modestos (0,30%). Contudo, existem oportunidades e crescimento em setores específicos.

16/02/2022

Entre a cruz e a espada

Um breve ensaio sobre o reajuste do piso dos professores da educação básica da rede pública

28/01/2022

Por que fazer diagnóstico empresarial

Uma empresa é um conjunto de vários fatores. Conforme seu tamanho, a complexidade diminui ou aumenta. Mas, independente do porte dela, todos os setores devem agir de forma coesa e integrada para dar prosperidade e sustentabilidade. A gestão pode ser realizada por uma pessoa, caso da maioria das pequenas e médias empresas, nas quais normalmente o dono é o “faz tudo”, ou outras em que já há uma certa distribuição de responsabilidade.

01/12/2021

O furacão Marília Mendonça

Há alguns dias ando pensativo sobre como muitas pessoas, que nem conhecemos pessoalmente, mudam nossa vida. Eu lembro bem da primeira vez que vi Marília Mendonça. Era um vídeo do YouTube: ela tocando violão com um copo de cerveja na frente. Tudo me chamou atenção. A voz, o estilo, a presença, o carisma. A partir desse momento, comecei a prestar atenção nela.

19/11/2021

Reflexões sobre o papel da psicologia organizacional diante de conflitos institucionais

Diante da globalização, do desenvolvimento tecnológico, da ampliação da importância das mulheres, dos negros, dos povos originários, dos idosos, das pessoas com deficiência e da população LGBTQI+ como forças transformadoras, bem como em relação às alterações dos papéis sociais e das configurações dos núcleos familiares, torna-se imprescindível o entendimento e a instrumentalização das pessoas em relação à quebra de paradigmas e preconceitos existentes.

20/10/2021

O trincado do espelho

Tenho muito medo de entrar em relacionamentos, sejam eles quais forem: amorosos, amizades, profissionais. Gosto de criar laços fortes e duradouros, por isso o medo. Cada vez mais, as pessoas procuram as outras apenas para uma necessidade imediata ou por um interesse momentâneo. Em um mundo cada vez mais conectado e individualista, tem sido difícil as pessoas criarem conexões reais.

20/10/2021

A economia e o comodismo

Em contraste aos mais de 14 milhões de desempregados no País, estão as 400 mil vagas de emprego não preenchidas por profissionais na área de tecnologia. Fato que, segundo a Softex, que integra o Projeto TechDev Paraná, gerou R$ 167 bilhões de prejuízo entre 2010 e 2020. O que se tem observado na prática é que esta realidade se estende para outras áreas, como operadores das mais diversas máquinas industriais, pedreiros, ajudantes, dentre muitos outros. Neste contexto, será que o comodismo é mais um freio para o desenvolvimento da economia do Brasil?

15/10/2021

Reflexões sobre gestão de conflitos nas organizações

Apesar de a expressão trazer desconforto, precisamos entender que a existência de conflito organizacional não significa necessariamente um aspecto negativo, mas sim uma oportunidade de aprimoramento, uma vez que é possível gerar a discussão de ideias das partes envolvidas para obter novos caminhos e ações a serem praticadas, resultando muitas vezes em processos inovadores e diferenciação no mercado.

06/10/2021

A transformação digital e a importância da gestão de riscos

As organizações estão inseridas num contexto de negócios dinâmico e vivenciando demandas de clientes cada vez mais exigentes. A competição se acirra e as vantagens competitivas se tornam temporárias. A transformação digital direciona as empresas para a busca de melhorias de desempenho por meio de arranjos estruturais complexos para desenvolvimento da inovação.

21/09/2021

Vender mais

Diversos fatores podem levar uma empresa a “quebrar”, dentre eles a falta de geração de caixa e seus desdobramentos. Talvez alguém pense: “Ora, se está faltando dinheiro em caixa, bora vender mais!”. Esta é uma meia verdade que precisa ser melhor explicada, pois isso pode colocar o empreendedor num caminho sem volta.

03/09/2021

O olhar otimista do mundo

Agosto, além de ser aquele mês longo e sem feriado, é o mês do meu aniversário. Eu amo fazer aniversário, amo estar perto de quem eu amo, eu amo ter um motivo para celebrar. Um amigo fez aniversário nesse mês também e eu queria comemorar. Fui pego de surpresa. Ele me disse que diante de tanta tragédia no Brasil e no mundo ele não se sentia à vontade para comemorar nada.

27/08/2021

Organização de tarefas no tempo e por prioridades

Hoje com o avanço das tecnologias e da gama de aplicativos à nossa disposição, às vezes ainda sinto a necessidade de usar aquele pedacinho de papel que está rápido e fácil sobre a mesa. A essa facilidade de poder anotar as tarefas do dia a dia para não esquecer de fazer, resolvi juntar algumas metodologias de trabalho em apenas uma para organizar as tarefas no tempo e por prioridade.

26/08/2021

Pensando o coletivo no pós-pandemia

Como se não bastasse a pandemia do novo coronavírus, o mercado de trabalho vai ficando cada vez mais seletivo, o que é um processo natural, tendo em vista a desproporção numérica entre vagas e candidatos. No entanto, em um momento em que a inclusão social e o respeito às diversidades são tão discutidos, nos vem à mente uma inquietação: será que regredimos ou não acompanhamos a evolução, no sentido de oferecer uma concorrência justa, possibilitando, sobretudo, a livre participação dos menos favorecidos?

25/08/2021

Os efeitos da pandemia no transporte de passageiros

Os efeitos da pandemia no setor de transporte de passageiros, sem dúvida, foi devastador. A queda na demanda no transporte urbano, as supressões de linhas e horários no transporte intermunicipal e interestadual, a paralisação total do transporte escolar e a interrupção do turismo provocaram graves prejuízos ao setor, que foi um dos mais impactados pelas restrições em função da crise sanitária.

09/08/2021

E agora tenho que voltar?

Sempre que penso na volta do home-office, me vem à mente trânsito e mais trânsito, o estresse das buzinas e a ansiedade em chegar no trabalho. Lembro que antes da pandemia a minha principal reclamação era o problema com o trânsito, falta de tempo com a família, filhos e melhorar qualidade de vida, como um passe de mágica parece que as preces da maioria foram atendidas e de uma hora para outra, todo mundo foi obrigado a baixar as portas, fecharem as janelas e se esconder por de trás de máscaras.

06/08/2021

Críticas

Esses dias tenho ido dormir já pela madrugada. As olheiras denunciam. O motivo é único: as olimpíadas. E hoje fiquei pensando o quanto as críticas ao acontecimento do evento em meio a uma pandemia cessaram. Pensei também nas críticas severas que tenho ao Brasil em diversos aspectos e mesmo assim roo todas as unhas da mão torcendo pelos nossos atletas brasileiros.

Mostrando página 1 de 3


Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados