Conselheiros

Foto de Alberto Whitaker

Adm. Alberto Emmanuel Carvalho Whitaker

Presidente 

Diplomado em Direito e Administração, com cursos de extensão, no Brasil e no exterior, focados em Governança Corporativa. Cursou, também, o Ciclo de Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, bem como o programa de formação de “Coach”, coordenado pelo Erickson College, Canada. Atuou como diretor executivo estatutário em instituições financeiras de destaque e, posteriormente, exerceu função de diretor-geral das subsidiárias brasileiras de renomado grupo europeu, líder mundial no segmento de mineração e processamento de minerais industriais. Participou em Conselhos de empresas nacionais e multinacionais, bem como de entidades do Terceiro Setor (TIM/Marisa/Fund.Tupy/IBGC). É membro do Comitê de Auditoria da CAIXA. Compõe o Conselho Fiscal do Museu de Arte de São Paulo - MASP e atua como conselheiro na Fundação Bienal de São Paulo. Dedica-se, também, como “Senior Advisor” Associado, especializado em Conselhos, junto a LHH, Lee Hetch Harrison


Adm. Hong Yuh Ching

Adm. Hong Yuh Ching

Vice-presidente 

Administrador pela FGV/SP, pós-graduado em Finanças pela FGV/CEAG, mestrado em Ciências Contábeis pela PUC/SP e doutorado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Ex-professor do IBMEC e da Universidade Mackenzie. Foi professor titular e coordenador do curso de Administração do Centro Universitário FEI. Sócio-diretor da Business Transformation Assessoria. Organizador e autor de vários livros didáticos, capítulos de livros e artigos acadêmicos em periódicos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são em Sustentabilidade, Finanças e Management Education.


Foto de Taiguara Langrafe

Adm. Taiguara Langrafe

Diretor de Relações Institucionais

Graduado e mestre em Administração pela FECAP e doutor em Administração pela FEA/USP. Vice-reitor da FECAP e presidente do Fórum dos Executivos Financeiros das Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES). Conselheiro da EQUAA (Acreditadora Internacional de Escolas de Negócios) e ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), onde foi presidente. Membro da CTAA/MEC.


Foto de Silvio Augusto Minciotti

Adm. Silvio Augusto Minciotti 

Diretor de Fiscalização e Registro 

Administrador pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, mestre e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. É professor da área de Marketing dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração da USCS e consultor empresarial nas áreas de Marketing e Decisões Estratégicas. Foi presidente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da FEPASA – Ferrovia Paulista S.A. Foi, também, diretor geral da ARTESP – Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes do Estado de São Paulo, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Tecnologia de São Caetano do Sul. 


Foto de Murilo Lemos de Lemos

Adm. Murilo Lemos de Lemos

Diretor Secretário

Mestre em Gestão e Políticas Públicas (EAESP-FGV); Especialista em Administração de RH (FAAP) e Bacharel em Administração Pública (EAESP-FGV). Foi assessor do Secretário Municipal de RH (Prefeitura Municipal de Campinas) e também trabalhou na Assessoria Especial do Governador para Assuntos de Gestão e RH (Casa Civil – Gov. do Estado de SP). Foi, ainda, diretor de RH da Secretaria de Economia e Planejamento (Governo do Estado de SP); gerente de Recursos Humanos da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM (Governo do Estado de SP); assessor na Chefia de Gabinete da Secretaria de Educação (Governo do Estado de SP); chefe de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos na Dersa (Governo do Estado de SP); gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas no Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP; assessor do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de SP; assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de SP; gerente de Administração de Pessoal e Serviços de Apoio na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp; chefe da Assessoria de Relações do Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo; e diretor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Guarulhos. É conteudista e docente no curso de especialização em Administração Pública e Gestão Governamental - USP, além de consultor especialista em Gestão de Pessoas no Instituto Gesto - Fundação Lemann. 


Foto de Rogerio Fernando de Goes

Adm. Rogerio Fernando de Goes

Diretor de Administração e Finanças

Administrador pela EAESP/FGV e bacharel em Direito pela PUC-SP. Especialista em Negociação pela Business School São Paulo e em Direito Societário pela GVLAW. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Fundador, conselheiro e diretor de Relações Institucionais do Instituto Articule. Membro do Comitê Estadual de Saúde de São Paulo. Interlocutor de Parcerias CRASP-TJSP, CRASP-APM e CNJ-ARTICULE.


Foto de Claudia Maria Costin

Admª. Claudia Maria Costin


Administradora pela FGV/EAESP. Foi diretora global de Educação do Banco Mundial, secretária municipal do Rio de Janeiro, ministra da Administração e Reforma do Estado entre 1995 e 2000 e secretária de Cultura do Estado de São Paulo entre 2003 e 2005. Em 2018, integrou a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT – Organização Internacional do Trabalho, uma agência das Nações Unidas. É professora universitária, tendo atuado em distintas instituições de ensino superior como PUC-SP, na Fundação Getulio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec e na Universidade de Harvard. É articulista da Folha de São Paulo e cofundadora do movimento Todos pela Educação.


Foto de Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos

Adm. Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos

Administradora com mestrado em Administração e doutorado em Contabilidade pela FEA-USP e pós-doutorado na MCgill University - Canadá. Foi conselheira do CRA-SP entre 2002 e 2006. Membro da Comissão de Avaliação da área de Administração e Contabilidade do CAPES - MEC, do Conselho Fiscal da Fulbright Commission Brasil e da Comissão de RH do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC,  membro do Conselho Fiscal  da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - SBGC, membro do Conselho Deliberativo da Association of Change Management Professionals - ACMP, representante do CRA-SP na ONU junto ao GT-ODS e membro da Comissão de Ética do CRA-SP.


Foto de Rosely Benevides de Oliveira Schwartz

Admª. Rosely Benevides de Oliveira Schwartz 

Administradora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP. É coordenadora e docente nos cursos de Administração de Condomínios e Síndico Profissional da FECAP. É autora do livro “Revolucionando o Condomínio”, que está na 16ª edição pela Editora Benvirá. Atua na área de consultoria para Condomínios desde 1994 e é coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios – GEAC do CRA-SP. 


Foto de Walter Sigollo

Adm. Walter Sigollo

Conselheiro Federal Efetivo por SP

Administrador pela Universidade São Judas Tadeu, foi presidente da Fundação Previdenciária Sabesprev e, anteriormente, superintendente de Recursos Humanos e Qualidade da Sabesp. Exerceu mandato de presidente na Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH São Paulo, de vice-presidente da ABRH Nacional e de presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRASP (2009-2014). 


Conselheiros Suplentes

Foto de Ângela Miranda Silveira Soares

Admª. Ângela Miranda Silveira Soares

Graduada em Administração, com MBA, com especialização em Gestão Empresarial e Pessoas pela FGV e FIA/USP. Mestre e doutora em Teologia. Executiva de Recursos Humanos, com atuação em todos os subsistemas da área, acumula mais de 23 anos de experiência em empresas de grande porte, com vivência em processos de transição, fusão/aquisição, mudanças organizacionais e startups de cultura corporativa. Dedica parte do tempo para atividades voluntárias e pro bono para profissionais em busca de recolocação e em transição de carreira, bem como em projetos especiais.


Foto de Cassia Verginia de Resende

Admª. Cassia Verginia de Resende

Administradora pela FGV/EAESP, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Psicanálise pela PUC-SP. Facilitadora do grupo de estudos de Saúde e Bem estar Corporativo da ABRH/SP, membro da International Coach Federation ICF e ex vice-coordenadora do Grupo de Excelência em Coaching do CRA-SP. Possui 30 anos de experiência profissional nas áreas de recursos humanos, coaching e desenvolvimento organizacional.


Foto de João Paulo de Andrade Vergueiro

Adm. João Paulo de Andrade Vergueiro 

Administrador e mestre em Administração pública pela FGV-SP e bacharel em Direito pela USP, é diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, professor de Administração e coordenador do programa Alumni Alvaristas da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. É conselheiro da Fundação Amor Horizontal e da Kibô-no-Iê e ex-coordenador do Grupo de Excelência em Administração do Terceiro Setor do CRA-SP. 


Foto de José Mauricio Dell’Osso Cordeiro

Adm. José Mauricio Dell’Osso Cordeiro

Administrador pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Professor em cursos de pós-graduação na Universidade Paulista - UNIP. Escritor de livros infantis com finalidade educacional. Representante do CRA-SP em Sorocaba.


Foto de Sandra Regina da Luz Inácio

Admª. Sandra Regina da Luz Inácio


Pós-doutora em Negócios Internacionais. Professora da FGV, RJ, FCU (EUA) e Ista (Angola). Coordenadora do Grupo de Excelência em Empresas Familiares do CRA-SP. Psicanalista e neuro engenheira.


Foto de Marcos Nogueira Cobra

Adm. Marcos Nogueira Cobra


Mestre e Doutor em Administração pela EAESP-FGV com pós-doutorado pela University of Texas System - USA. Foi professor titular da EAESP - FGV de 1976 a 2010.  Entre 1995 e 2010 e de 2004 a 2009 foi chefe do Departamento de Marketing da EAESP-FGV. Consultor em empresas como Sadia, Vale, Pirelli, TAM, entre outras. Autor de 45 livros voltados ao Marketing e Vendas. Membro do Conselho de Ética da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Publicidade. Presidente do Instituto Latino - Americano de Marketing e da Escola Brasileira de Marketing. 


Foto de Tatiana Pereira Chelest Miras Diniz

Admª. Tatiana Pereira Chelest Miras Diniz

Administradora e advogada. Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi.  MBS (Master Business Security) pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado.  Detentora do título Certified Protection Professional (CPP), tendo sido a primeira mulher da América do Sul a obter tal certificação. Empresária. Organizadora de livros e criadora de conteúdo para diversas publicações. Ex-presidente e atual diretora da ABSEG -Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Diretora da FENAVIST - Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores. Membro da Comissão da Criança, Adolescente e Adoção da OAB Santo Amaro e da Comissão do Terceiro Setor da OAB Pinheiros.


Foto de Silvio Pires de Paula

Adm. Silvio Pires de Paula

Conselheiro Federal Suplente por SP

Administrador pela FGV/EAESP. Foi professor em cursos de marketing e pesquisas na EAESP FGV, FAAP e ESPM. Foi presidente ou vice-presidente de associações profissionais como a Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado - ABIPEME, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas - ABEP e Associação Brasileira de Marketing Direto - ABEMD.  Presidente da Demanda Pesquisas.