História do CRA-SP

Já há alguns anos a profissão mais procurada pelos jovens no Brasil, a Administração só ganhou contornos oficiais no país na década de 1960, com a consequente criação dos órgãos responsáveis pela disciplina e fiscalização do exercício profissional, como o CRA-SP. Antes disso, porém, a atividade já era exercida e estudada. Acompanhe essa trajetória na Linha do Tempo:

1931 

A necessidade de criar um estudo sistemático da Administração no país e racionalizar os sistemas produtivos dá origem ao IDORT - Instituto de Desenvolvimento da Organização Racional do Trabalho, fundado na cidade de São Paulo.

1937  

Surge a primeira publicação especializada em Administração: a Revista do Serviço Público, editada pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, que daria origem, no seguinte, ao DASP - Departamento de Administração do Serviço Público, órgão federal que centralizava as funções administrativas dos ministérios em um único órgão e tinha como objetivo contribuir para a construção da ciência da Administração no Brasil.

1941   

O ensino de Administração ganha seu primeiro curso na Escola Superior de Administração de Negócios - ESAN/SP, inspirado no modelo do curso da Graduate School of Business Administration da Universidade Harvard.

1946    

Criada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, que ministrava cursos de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis, onde eram apresentadas algumas matérias ligadas à Administração.

1952     

Criada a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV, no Rio de Janeiro.

1954      

O primeiro currículo especializado em Administração, com o objetivo de formar especialistas em técnicas modernas de Administração, surge com a criação da Escola Brasileira de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP, vinculada à Fundação Getulio Vargas.

1965       

A promulgação da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, regulamenta a profissão de Administrador. A mesma lei prevê a criação dos órgãos responsáveis pela disciplina e fiscalização do exercício profissional: o então denominado CFTA - Conselho Federal de Técnicos de Administração e os CRTAs - Conselhos Regionais de Técnicos de Administração, que também teriam como missão trabalhar pela afirmação da existência e pela fixação da profissão de Administrador no sistema sócio-jurídico-econômico nacional.

1968        

O Ministério do Trabalho cria uma Junta Administrativa para a implantação e organização dos Conselhos. A Junta convoca as primeiras eleições, em dezembro para o então Conselho Regional de Técnicos de Administração - CRTA-8ª Região (incluindo São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). São eleitos os Administradores Roberto Carvalho  Cardoso, Demócrito Paganelli, Paulo Elysio de Andrade, Fausto Haroldo Ribeiro, Paulo Sampaio, Milton Huppert Monte Carmelo, Marilinda Pereira Nunes, José Maria Rosique Carrion e Antonio Fortino.

1969         

Em 10 de janeiro, o CRTA-8ª Região elege sua diretoria executiva, sendo indicados como primeiro presidente Roberto Carvalho Cardoso e, como vice-presidente, Paulo Sampaio. Neste mesmo ano, há a aquisição da primeira sede própria, à Rua Cincinato Braga, 59, 5ºandar, que seria inaugurada oficialmente no ano seguinte.

1971          

Paralelamente às atividades do Conselho, foram criadas as bases para instalação de uma entidade Sindical. Assim, em 1971, nasceu o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo (SAESP), o primeiro da categoria no Brasil. Nos anos seguintes foram criadas Associações Profissionais de Administradores em cidades do interior paulista (Piracicaba, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Araraquara, Jundiaí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), que mais tarde se transformaram em sindicatos.

1973           

É criada a ANPAD - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação stricto sensu então existentes no Brasil.

1977            

Em consequência ao trabalho de fortalecimento das atividades do Administrador, o CRTA-8ª região concluiu a compra de um novo imóvel à Rua Estados Unidos 889. A nova sede foi batizada como a "Casa do Administrador".

1980             

Para manter a classe dos Administradores informada e atualizada em relação às novas tendências na profissão, o CRTA-8ª Região lança o jornal Administrador Profissional, que, em 2007, deu origem à Revista Administrador Profissional - RAP, publicada até hoje.

1982              

Atuando em conjunto, em prol do fortalecimento da profissão, o CRTA-SP e o SAESP organizaram o 2º Encontro Brasileiro de Administradores, em São Paulo, quando foi instituído prêmio "Administrador Emérito" (título outorgado anualmente pelo Conselho à personalidade que tenha contribuído para a difusão e o prestígio da profissão).

1985               

Promulgada em 13 de junho, a Lei Federal 7.321 alterou a denominação da profissão (de Técnico de Administração para Administrador) e dos órgãos reguladores (de Conselho Federal de Técnicos de Administração para Conselho Federal de Administração - CFA e de Conselhos Regionais de Técnicos em Administração para Conselhos Regionais de Administração). A mudança demandou 10 anos de intenso trabalho, que culminou em uma campanha coordenada pelo CRTA-8ª Região, responsável por encaminhar ao Ministério do Trabalho a manifestação de todas as instituições do país ligadas ao campo da administração, tais como Universidades, Faculdades, Associações Profissionais, Sindicatos, além das assinaturas de milhares de profissionais.

1991                

Em consequência do próprio desenvolvimento, tanto o Estado de Mato Grosso como o de Mato Grosso do Sul se emancipam e criam seus próprios Conselhos Regionais, deixando de fazer parte do Conselho paulista. O primeiro foi Mato Grosso, em 1º de janeiro de 1991, e, depois de três anos, seria a vez de Mato Grosso do Sul.

1997                 

O CRA-SP inaugura, em outubro, o Centro de Convivência do Administrador com a criação do seu primeiro Grupo de Excelência, o de Administração Esportiva. Hoje denominado Centro do Conhecimento, conta com 29 Grupos de Excelência em diversas áreas da Administração. O objetivo é gerar e compartilhar informações, proporcionando um ambiente para o debate de importantes temas da área, além de difundir novas tendências. 

2007                  

Para tornar a profissão e as empresas que atuam no segmento ainda mais fortes e representativas, são criados em, 13 de junho, o Sindicado das Empresas de Administração no Estado de São Paulo - SINDAESP e a Associação Brasileira de Administração - ADM.

2009                   

A fim de impulsionar a difusão do conhecimento, o CRA-SP promove o I ENCOAD - Encontro do Conhecimento em Administração, desenvolvido em parceria com os Grupos de Excelência.

2010                    

O CRA-SP dá início ao processo de expansão de suas atividades, com a instalação de oito seccionais pelo interior e litoral do Estado. Ribeirão Preto foi a primeira cidade a receber uma unidade do Conselho, inaugurada em 2010. Em 2011, foram contempladas as cidades de Bauru, São José dos Campos, Santos e Sorocaba e, em 2012, foi a vez de Campinas, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As seccionais buscam a difusão do conhecimento na área da administração, agregando valor para a categoria e também são responsáveis pela promoção de ações institucionais do Conselho, como o registro de pessoas  físicas e jurídicas, a fiscalização das atividades de empresas e profissionais da área, além da implantação do Programa de Relacionamento Acadêmico com as faculdades e estudantes.

2015                     

A Administração comemora o Jubileu de Ouro em razão dos 50 anos de regulamentação da profissão. O dia 9 de setembro, data em que se comemora o Dia do Administrador, foi inserido no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e, posteriormente, no de outros municípios do Estado. Para celebrar a data, o CRA-SP ofereceu aos administradores um concerto sinfônico pela OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com a regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

2016                     

Alinhado às tendências mundiais de gestão, o CRA-SP inicia um amplo planejamento de digitalização de seu relacionamento com os profissionais e estudantes das áreas da administração, bem como com a Sociedade.

2019                     

O CRA-SP avança bastante em seu processo de digitalização de atendimentos e relacionamentos, com a ampliação dos serviços prestados online em seu portal, além de iniciativas como o Programa de Relacionamento Acadêmico Digital, o portal da Revista ADM PRO, a consolidação de seu canal no Youtube e a intensificação de suas atividades em diversas redes sociais.