Fatores-chave para o agro sustentável: preservação do meio ambiente, rentabilidade e igualdade socioeconômica - CRA-SP
Faça download do App |
Marcos Fava Neves
Marcos Fava Neves

Professor da FEARP/USP e da EAESP/FGV. Membro do Conselho da Associação Mundial de Alimentos (IFAMA) e criador da plataforma DoutorAgro.com. Publicou, com sua equipe, mais de 50 livros em 10 países.

Escreve a coluna Agronegócio


Fatores-chave para o agro sustentável: preservação do meio ambiente, rentabilidade e igualdade socioeconômica

Publicado em 01/12/2021

A sustentabilidade é gigantesca e, quando direcionada para o agro, fica ainda mais poderosa, pois trata-se de um setor bastante influente em nosso país e uma verdadeira fábrica a céu aberto. O trabalho do agricultor ganha destaque especial para o tema, pois na fazenda é onde tudo começa e nada melhor do que começar certo, não é mesmo? 

Associado às técnicas que promovam a preservação do meio-ambiente, o produtor consegue ser sustentável não comprometendo a produtividade do seu negócio. A adoção da agricultura 4.0 e aplicação de métodos diferenciados de manejo na rotina da fazenda são diferenciais nesse sentido.

Pode-se destacar a preservação do meio ambiente, rentabilidade e igualdade socioeconômica como assuntos indispensáveis para o agro sustentável. Seguindo esses preceitos e com a ajuda de todos os atores que compõem a cadeia de produção, se garante o beneficiamento de todos os envolvidos no processo, não somente no tempo presente, mas também no futuro, garantindo recursos para as próximas gerações.

Aí vão algumas dicas que podem ajudar principalmente o pilar ambiental nos negócios agro:

  • Estar ligado ao código florestal e regularizado;
  • Medir a pegada hídrica, de carbono, de energia e aumentar sempre que possível a eficiência;
  • Usar fontes renováveis, gerir resíduos e praticar economia circular (fomentar a reciclagem e reutilização);
  • Proteger a biodiversidade, fauna e flora, florestas;
  • Recuperar áreas degradadas e da fauna e flora;
  • Produzir com eficiência e responsabilidade com o meio ambiente;
  • Encontrar mecanismos de financiamento e recompensas ambientais;
  • Planejar plantios e colheitas para ocorrer conforme o ciclo hidrológico local e obter maior aproveitamento da água da chuva;
  • Utilizar técnicas de plantio direto;
  • Utilizar diesel com menor teor de enxofre e biodiesel na mistura com o diesel para a frota da fazenda;
  • Usar energia solar e projetos de biogás. 

Exemplos atuais mostram como parcerias são interessantes para caminhar nesse sentido. Com apoio de outras organizações que possuem o mesmo objetivo, é possível ganhar força e fazer a diferença. Essa percepção ganha cada vez espaço e agrega valor na percepção que o consumidor possui sobre os produtos.

Conforme notícia que o Valor apresentou recentemente, a John Deere “uma das marcas de máquinas agrícolas mais vendidas do mundo, e a ONG The Nature Conservancy (TNC) estabeleceram um acordo de colaboração” para transformar áreas agrícolas, de forma que se tornem mais produtivas e sustentáveis no Vale do Araguaia, região de Cerrado que se espalha pelos Estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

A Amazon também fez parceria com a mesma ONG em projeto que busca dar escala ao reflorestamento na Amazônia. Também segundo o Valor, “a recuperação almejada chega a 20 mil hectares, mais do que vem sendo previsto até o momento por projetos de restauração desenvolvidos por outras organizações e pela própria TNC - na região amazônica”.

Mas como a sustentabilidade gera rentabilidade para o agro? É só pegarmos os números do agronegócio brasileiro e seu potencial. Por exemplo, a consultoria especializada em sustentabilidade WayCarbon, sob encomenda da ICC Brasil (International Chamber of Commerce Brasil), realizou um estudo recente onde mostrou que o Brasil tem capacidade de gerar até R$ 100 bilhões em créditos de carbono apenas no setor do agronegócio, floresta e energia até 2030. O montante seria o equivalente a 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente.

Outras ações voltadas para rentabilidade podem envolver:

  • Sucessão familiar estruturada;
  • Definir objetivos comuns na cadeia ponta a ponta;
  • Trabalhar parcerias e alianças públicas e privadas, contribuindo para desenvolvimento de projetos maiores e para a inovação;
  • Estimular economia compartilhada;
  • Interagir de forma ativa com outros agentes na promoção do desenvolvimento econômico.

Por fim, falando na igualdade socioambiental, mais algumas dicas envolvem ações como:

  • Oferecer boas condições de trabalho e saúde, seguindo leis trabalhistas;
  • Oferecer empregos e salários adequados;
  • Agir considerando a equidade de gênero;
  • Melhorar o entorno, fornecendo oportunidades de trabalho e melhoria de infraestrutura;
  • Comprar na comunidade e fortalecer pequenos negócios, valorizando seu conhecimento e atributos de imagem e mercadológicos;
  • Desenvolver processos de inclusão de pessoas e geração de oportunidades.

Nesse sentido, é legal mencionar programas como o Fundo pela Amazônia da JBS que investe em projetos que mudam a vida das pessoas e ajudam a vida na Amazônia a ser melhor. Os resultados esperados são: conservação de 3 mil hectares de áreas nativas de açaí certificados; aumento de 83% na quantidade de cooperados e 30% na participação feminina; autonomia financeira e gestão à Amazonbai e às 2 escolas com modelo inédito de financiamento (Agrofolha).

Essas são algumas dicas para sustentabilidade no agro. Assim como em outros dos nossos artigos, deixamos claro que temos muito potencial e que é possível falar em produção sustentável sim. Esperamos que gostem!

Confira textos, vídeos e outros materiais de Marcos Fava Neves no site doutoragro.com

   Leticia Franco Martinez

A coluna de Marcos Fava Neves é escrita em parceria com Leticia Franco Martinez, mestre e doutoranda na Faculdade de Administração da USP em Ribeirão Preto, professora no Centro Universitário Barão de Mauá e especialista em sustentabilidade no agronegócio.  Confira os materiais produzidos por Letícia no Instagram Tripé Sustentável e no Linkedin.




Veja outros artigos - Marcos Fava Neves


O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Agronegócio

Nossos Colunistas.

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Marcel Domingos Solimeo

Economista e consultor. É diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, onde também atua como superintendente institucional. Autor dos livros "O Plano Real Para ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Escreve a coluna Economia

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Carlos Aragaki

Sócio da BDO RCS Auditores Independentes – líder da área de Esporte Total. Responsável técnico da plataforma Fair Play Financeiro, da CBF. Professor da CBF Academy e do curso de Gestão e Marketing Esportivo, da Trevisan Escola de Negócios.

Escreve a coluna Gestão do esporte

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Jaqueline Weigel

CEO da W Futurismo, Futurista Global, Estrategista, especialista em Foresight, em Comportamento Humano e em Gestão Positiva de Mudanças. Faz parte da comunidade da UNESCO em Futures Literacy.

Escreve a coluna Futurismo

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Idalberto Chiavenato

Presidente do Instituto Chiavenato. Um dos autores nacionais mais respeitados na área de Administração e RH, com mais de 30 livros publicados. Professor convidado de várias universidades nacionais e do exterior.

Escreve a coluna Tendências da Administração

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

César Souza

Cofundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o Momento Exige”. Criador da metodologia “Passaporte para o Futuro”

Escreve a coluna Inspirando pessoas

Maurício Magalhães

Administrador com pós-graduação em Marketing. CEO da Giros Filmes, sócio da Mundo Real e ex-CEO da Agência TUDO. Um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do País

Escreve a coluna Marketing aplicado

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados