Notícias

A reunião Plenária do CRA-SP da última segunda-feira, 17 de julho, fez uma homenagem aos representantes institucionais do Conselho que se empenharam para a inclusão do "Dia dos Profissionais da Administração", celebrado em 9 de setembro, no calendário oficial de comemorações de seus respectivos municípios. 

Entre os representantes homenageados estavam os administradores: Morio Kobataque Filho (Araraquara); Antônio Fares Júnior (Itu); Marcos Leandro de Sousa (Juquitiba); João Pinheiro de Barros Neto (Osasco); Flávio Pedroso Rocha (Registro); Fernando Cesar Oliveira Árias (Santo André); e Augusto Cesar de Paula (São Pedro).

Logo no início da cerimônia, o conselheiro suplente, Adm. José Maurício Dell’Osso Cordeiro, que representou os membros do Grupo de Trabalho na atuação dos Representantes Institucionais, relembrou que em 1965 foi assinada a Lei 4769/65 que criou, oficialmente, a profissão de Administrador e, três anos depois, uma Resolução do CFA (Conselho Federal de Administração), tornou o dia 9 de setembro, a data comemorativa dos profissionais dessa área do conhecimento humano, embora a profissão de Administrador já existisse no mundo desde o final do século XIX.

“Parabéns a todos os homenageados e que essa conquista seja apenas o começo de muitos outros avanços em prol da Administração. Essa é uma pequena homenagem e reconhecimento por esse grande feito: colocar o Dia do Profissional da Administração no calendário oficial de suas cidades”, ressaltou Cordeiro. 

Já o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, agradeceu pelo trabalho de cada representante e por seu compromisso com a Administração. “Cada vez mais, o Conselho tem procurado disseminar a relevância da profissão e os nossos representantes têm colaborado muito para isso”, afirmou.

O representante do município de Osasco, agradeceu a oportunidade de representar o CRA-SP e de poder atuar a favor do reconhecimento da profissão. “Todos sabemos o quanto é importante a profissão dos administradores, mas nem todo mundo tem essa percepção. Aqui no município, quando solicitamos a inclusão da data comemorativa no calendário municipal, muitos políticos imaginavam que a Administração era uma profissão como outra qualquer. Quando, na verdade, a Administração é uma profissão que auxilia todas as demais profissões. Para nós, administradores, é uma satisfação e uma honra representar o CRA-SP nessa luta pela valorização da nossa profissão que é tão importante para o Brasil e que pode fazer muito por esse país”, enfatizou Neto.

Sousa, da cidade de Juquitiba, contou que nas escolas locais, os alunos concluem o Ensino Médio com a formação técnica em Administração. Por acompanhar de perto esses estudantes, ele os incentiva a buscar o conselho de classe para apoiá-los na jornada profissional. “Quando o projeto de lei do Dia do Administrador foi aprovado, fui às escolas, fiz a leitura e expliquei que se tratava de um passo muito importante, porque eles vão sair do Ensino Médio e mostrar ao município que estão preparados para assumir as funções administrativas. Para mim é uma honra servir esse Conselho e poder realizar ações que valorizem cada vez mais os profissionais, principalmente os jovens que estão vivenciando agora esse universo da Administração”, concluiu. 

A homenagem do Conselho aos representantes institucionais está amparada pela Resolução Normativa nº 40 do CRA-SP, que tem como finalidade reconhecer publicamente aqueles que efetivamente colaboram, de modo voluntário, com os objetivos institucionais do Conselho, em benefício do ecossistema da Administração.