Notícias

Em seu relatório de atividades de 2022, Conselho destaca as ações que fazem parte da sua razão de existir e que tornam a Administração mais reconhecida perante a sociedade

Ao longo de 2022, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP desenvolveu inúmeros projetos e atividades em diversos setores. Criado pela lei 4.769/65 para fiscalizar e registrar as empresas e os profissionais da Administração, no ano passado o Conselho manteve-se firme no seu propósito institucional, de tornar a sociedade melhor por meio da Administração Profissional. 

De acordo com o relatório “O CRA-SP em 2022”, divulgado no final de dezembro, o Conselho registrou 2.385 pessoas físicas, sendo 1.526 bacharéis em Administração, 542 tecnólogos em gestão, 305 técnicos de nível médio e 12 mestres/doutores, além de 191 pessoas jurídicas. Tais registros são uma garantia para a sociedade, que passa a contar com profissionais e empresas devidamente capacitados. 

Prova disso são as tentativas de fraude, com uso de certificados ou diplomas falsos, descobertas pelas equipes do CRA-SP no ato do registro. Apenas no ano passado, foram instaurados 21 processos de averiguação desses casos, sendo que 16 deles foram encaminhados ao Ministério Público para providências cabíveis.

Já na área da fiscalização, o CRA-SP conduziu 1.968 processos (entre aberturas, retomadas e finalizações) ligados às pessoas físicas e jurídicas, deixando mais célere o andamento desses litígios. Outra ação importante, que muitas vezes evita a abertura de novos processos, é o esclarecimento sobre direitos e deveres, tanto dos profissionais, quanto das empresas. 

Neste quesito, o setor realizou 732 orientações sobre os aspectos legais da profissão e a relevância do registro. Na área pública, a fiscalização do Conselho também foi responsável por impugnar administrativamente 13 editais de concursos públicos que continham vagas para profissionais da Administração, valorizando, assim, aqueles que possuem a formação adequada para os cargos. 

Dando maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos profissionais da Administração, em 2022 o CRA-SP também emitiu 970 Registros de Comprovação de Aptidão - RCAs, certidões que qualificam os administradores no mercado de trabalho, por meio de declarações de capacidade técnica expedidas por empresas públicas ou privadas. 

Além das atividades promovidas na área do registro e da fiscalização, o CRA-SP ainda desenvolve ações voltadas aos estudantes e à prática do desenvolvimento contínuo dos seus profissionais registrados. Saiba mais sobre elas no relatório “O CRA-SP em 2022”, acessível neste link