Notícias

O questionário do levantamento realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) já está disponível para público do estudo

A sétima edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração chegou na fase quantitativa. O estudo, feito pelo Conselho Federal em Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), visa traçar um raio-x da profissão para atualizar e ampliar o conhecimento da identidade dos profissionais de Administração, mediante identificação de cenários e interpretação de tendências.

Nesta etapa, serão disponibilizados quatro questionários no site  cfa.org.br/pesquisa. A pesquisa quer ouvir os Administradores, Tecnólogos em determinada área da Administração, mestres e doutores em Administração.

Também podem participar da pesquisa os egressos dos cursos superiores conexos à Administração considerados nas Resoluções Normativas editadas pelo CFA, professores e coordenadores de cursos de Administração, além das empresas e organizações empregadoras.

Segundo o diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. Gelson Uecker, é muito importante a participação de todos.“A fase quantitativa da pesquisa é uma importante fonte de informações sobre as expectativas e oportunidades de atuação nos campos da Administração. Por meio da interpretação de cenários temos um diagnóstico fundamental”, explica o administrador.

Tópicos da pesquisa

Para participar, basta acessar o site e responder o questionário. O documento traz questões sobre a formação acadêmica, perfil da organização onde o profissional atua, condições de empregabilidade ou desemprego, características como competências e habilidades pessoais, contribuições do Sistema CFA/CRAs, dados pessoais e outros assuntos gerais.

Docentes responderão sobre a formação que possuem, as atividades acadêmicas e as profissionais já realizadas e quais os aspectos pedagógicos estão envolvidos na atividade desempenhada como docente.

As perguntas sobre EAD foram reformuladas, para abordar as diferentes modalidades do Ensino a Distância: síncrono, assíncrono e misto. Também foram incluídos tópicos referentes à pandemia da Covid-19 e seus reflexos no trabalho, emprego e no contexto psicológico.

Sobre a Pesquisa  

A Pesquisa Nacional é realizada pelo CFA em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Ela é uma ação importante para a construção da identidade profissional.

Por meio desse raio-x feito em cada localidade, será possível conhecer as exigências do mercado de trabalho e como as Instituições de Ensino Superior devem preparar os futuros profissionais nos cursos de Administração.

Com base nos dados apurados, o Sistema CFA/CRAs terá subsídios para orientar e situar os profissionais de Administração em áreas específicas das organizações e sinalizar oportunidades nos setores da economia nacional.