Notícias

A 12ª edição do Encontro em Conhecimento em Administração - ENCOAD, maior evento do CRA-SP, chegou ao fim no último dia 16 de setembro reunindo muito conteúdo compartilhado, histórias, cases e reflexões sobre a transformação do mercado consumidor. Com a premissa de que não basta mais oferecer o melhor produto ou serviço, mas sim proporcionar a melhor experiência, e de que é preciso incluir o consumidor não só no centro, mas em toda a jornada de compra, o evento, ao longo dos seus quatro dias de duração e mais de 24 horas de transmissão, somou 5.510 inscrições e 21.160 visualizações ao vivo. 

Realizado pela primeira vez em 2009, de forma presencial na sede do CRA-SP, quando atraiu cerca de 300 pessoas, o evento evoluiu para produções mais robustas, chegando a reunir, na edição de 2019, 797 participantes no seu único dia de duração. No ano passado, devido à pandemia e às novas regras de isolamento social, o Conselho decidiu modificar a apresentação do evento e inovou ao trazer, de forma totalmente online, 40 palestras, divididas em três dias de programação, para debater a Humanização do Trabalho

Este ano, com o compromisso de manter a segurança dos colaboradores e participantes, a 12ª edição também foi realizada online, com transmissão ao vivo pelo canal A Serviço da Administração, no Youtube. Além dos Grupos de Excelência do CRA-SP, parceiros do ENCOAD desde 2009, o evento trouxe importantes nomes do mercado, como José Salibi Neto, cofundador da HSM e coautor do livro Gestão do Amanhã; Edu Neves, CEO do Reclame Aqui; Roberto Meir, publisher da Revista Consumidor Moderno; Sérgio Saraiva, membro do Grupo Stefanini e ex-CEO da Rappi; Tati Gracia, diretora de excelência de Marketing da Mondelez Brasil; entre outros. 

Interação digital e acessibilidade 

Sabendo da importância da educação e do conhecimento, que deve chegar a toda a sociedade, o ENCOAD sempre foi um evento gratuito e aberto a todos os interessados. Com a transmissão online (que este ano também contou com a tradução em libras), essa acessibilidade ficou ainda mais evidente, uma vez que inúmeros participantes relataram, por meio do chat do evento, que assistiram à programação de diversos cantos do país e, também, do exterior. 

A interação no chat, aliás, foi um diferencial nesta edição. Conhecido por seus participantes por ser um evento que proporciona muito networking na sua versão física, neste formato online o resultado não foi diferente. Ao todo, 9.812 mensagens foram postadas no chat nos quatro dias, um espaço democrático ocupado por perguntas aos convidados, histórias reais, elogios, críticas e opiniões diversas. 

Certificados 

Os certificados de participação, muito procurados pelos estudantes para comprovação de horas complementares e também pelos profissionais que buscam se desenvolver constantemente, também tiveram um número expressivo este ano. No total, foram gerados 23.698 certificados para 2.134 participantes. Quem cumpriu todas as regras para obtenção e assistiu a todas as apresentações conseguiu obter 19 horas certificadas

Apoio e patrocínio

Outra novidade da edição de 2021 do ENCOAD foi a participação da Itaúsa, holding de investimentos, como patrocinadora oficial do evento. Além dela, outros parceiros institucionais apoiaram e divulgaram o ENCOAD para seus públicos. São eles: Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - Apimec, Associação Comercial de São Paulo, BDO, Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, a Deloitte, EY, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - IBRI,  Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, KPMG e PwC. 

Perdeu ou quer rever as apresentações do ENCOAD 2021? Todos os vídeos estão disponíveis no  canal do CRA-SP no Youtube. Clique aqui para assistir.