Notícias

Pesquisa de boas-vindas realizada pelo Conselho ao longo de 2023 também aponta que a maioria dos novos registrados atua na área da Administração geral

Para conhecer melhor seus novos registrados, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP envia aos profissionais recém-inscritos uma pesquisa de boas-vindas, que visa identificar aspectos importantes sobre a carreira dos administradores, tecnólogos e técnicos em Administração, bem como a percepção deles sobre o Conselho. 

Em 2023, 987 profissionais responderam à pesquisa (um total de 34,1% dos registrados no período) e comentaram, entre outros itens, sobre o nível de satisfação com o processo de inscrição, as principais áreas de atuação no mercado de trabalho, as motivações para o registro e a forma como tiveram o primeiro contato com o CRA-SP.

Questionados sobre as principais razões para a inscrição no Conselho, 51,7% mencionaram que o registro é um diferencial no mercado de trabalho; 47,8% disseram que valorizam a profissão e entendem que o registro agrega na atuação profissional; 33,4% mencionaram ter orgulho de dizer que são profissionais registrados em um conselho de classe; e 28,5% disseram acreditar que quanto mais profissionais se registrarem, mais respeitada será a profissão. Todos estes números sugerem que, além das questões e obrigações legais, há maior conscientização dos profissionais em relação à importância do registro para suas carreiras. Nesta pergunta, os respondentes podiam assinalar mais de uma opção. “É muito satisfatório constatar que os profissionais de Administração percebem em seu registro, além da obrigação legal, um importante aliado no mercado de trabalho”, comenta o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker.

A pesquisa do CRA-SP também mostrou que os novos registrados ocupam vagas em diversos setores do mercado de trabalho, o que confirma a ampla possibilidade de atuação dos profissionais de Administração. Entre 24 opções pré-carregadas, a maioria dos respondentes indicou que atua na área da Administração geral (14,9%); em seguida ficaram a Administração pública (9,2%), a assessoria/consultoria empresarial (8,5%); e a área de finanças (8,2%). 

Formas de trabalho

Outro item revelado pela pesquisa foram as formas de trabalho dos participantes. Dentre os respondentes, 35,3% informaram ser empregados celetistas; em segundo estão os sócios em empresas LTDA ou sociedade simples (15,9%); em terceiro os servidores públicos (12,8%); e, em quarto, os empreendedores (11,7%). 

Sobre a avaliação geral com o processo de registro, 97,2% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento realizado pelo CRA-SP.  Para Whitaker, os insights trazidos pela pesquisa colaboram para o contínuo aperfeiçoamento dos processos internos e ratificam a importância do registro profissional no mercado de trabalho. “Com esse levantamento, buscamos entender melhor o dia a dia e as particularidades do nosso público, que é muito amplo, pois estamos falando de administradores, tecnólogos em gestão e técnicos em Administração. Sabemos que, ao longo dos anos, o perfil desses profissionais muda e, por isso, é necessário que estejamos sempre informados sobre essas transformações, pois só assim conseguiremos desenvolver projetos e ações que fortaleçam a classe e colaborem para a maior valorização da Administração na sociedade”, resume.