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Programa visa reconhecer empresas que se comprometem a instituir políticas internas de incentivo ao registro profissional de seus colaboradores no Conselho

O Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP lançou recentemente o Selo Empresa Amiga da Administração, uma iniciativa que visa reconhecer publicamente as organizações que estão engajadas em orientar e incentivar seus colaboradores formados nas áreas da Administração, sejam eles bacharéis, tecnólogos ou técnicos, a realizarem o registro profissional na entidade.

Ao aderir ao selo, a empresa conta com um time de colaboradores qualificados na área da Administração, que efetivamente conhece o dia a dia de suas atividades, bem como o código de ética profissional ao qual estão submetidos. Isso porque o CRA-SP dispõe de um rigoroso sistema de validação de autenticidade de certificados e diplomas acadêmicos, o que reduz significativamente as fraudes.

Outra vantagem que o selo confere às empresas é a certeza de que seus colaboradores têm acesso a inúmeros conteúdos de qualidade e atualizados com a prática profissional, uma vez que o CRA-SP é referência na difusão de conhecimento aos seus registrados por meio de reportagens, vídeos, entrevistas e eventos, que visam colaborar para a capacitação e desenvolvimento da classe. 

Por fim, a adesão ao Selo Empresa Amiga da Administração mostra à sociedade o quanto a organização está comprometida em defender uma gestão profissional e estimular o desenvolvimento social e econômico do País ao cumprir a legislação em vigor, mantendo-se alinhada aos preceitos de governança que fazem parte do ESG (sigla relacionada à ações voltadas ao meio ambiente, social e governança).

De acordo com o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, algumas empresas, em especial as mais evoluídas em temas relacionados à governança, ética e compliance, já possuem iniciativas que recomendam aos seus colaboradores o registro profissional em seus órgãos de classe, como o CRA-SP. “Porém, essa não é a realidade de todos os contratantes de profissionais da Administração. Aliás, é salutar refletirmos se, de fato, o mercado como um todo conhece essa obrigatoriedade, assim como acontece com as demais profissões regulamentadas, como os advogados, médicos, dentistas, entre outras”, comentou Whitaker.

Primeira adesão

A BDO Brazil, quinta maior empresa de auditoria e consultoria do País, foi a primeira organização a aderir oficialmente ao Selo Empresa Amiga da Administração. A assinatura do convênio aconteceu em 30 de agosto, na sede da organização, e o administrador Raul Corrêa da Silva, que há mais de 40 anos é registrado no CRA-SP, revelou que a empresa tem como regra que os seus colaboradores sejam registrados em suas entidades de classe. “A empresa assume esse custo, porque para nós isso é importante. Então é um prazer ser o número um nessa campanha, que será muito exitosa”, enfatizou o presidente.

Já o partner, advisory & corporate finance da consultoria, Adriano Corrêa, complementou dizendo que a BDO Brazil se baseia em gente e, por este motivo, considera a qualidade dos seus profissionais um componente essencial, para prestar um serviço de excelência a todos os seus clientes. “Nada mais natural consolidar essa parceria junto ao CRA-SP, já que a entidade nos ajuda a supervisionar e garantir que tenhamos administradores de qualidade atuando conosco. Esse trabalho lindo que eles fazem de validação de diploma, de manter os nossos profissionais atualizados, complementando a educação que damos aqui dentro com cursos nacionais e internacionais, faz total sentido para caminharmos cada vez mais juntos”, afirmou o sócio.

Por prezar por valores como a transparência e o compliance (conjunto de regras), a BDO Brazil acredita que o ato de se registrar em órgãos de classe é benéfico para o crescimento profissional dos seus colaboradores. “Estamos pensando no nosso futuro e no futuro do profissional. A gente quer que todo mundo cresça junto”, explicou o sócio advisory da BDO, Mauro Johashi.

O presidente do CRA-SP ressaltou que ações como essa são benéficas para toda a sociedade e que elas não excluem a obrigação do Conselho em fiscalizar. “O CRA-SP jamais se furtará de sua obrigação de fiscalizar as empresas. Mas por outro lado, temos que reconhecer a importância de contar com a colaboração de uma organização da iniciativa privada para voluntariamente educar e conscientizar sobre a legislação existente, principalmente no caso de uma atividade como a Administração, cuja abrangência da fiscalização é enorme, talvez a maior dentre as profissões regulamentadas”, concluiu Whitaker.

Adesão ao selo

O Selo Empresa Amiga da Administração será concedido às organizações que atenderem os seguintes requisitos:

  •  Possuir registro ativo de pessoa jurídica no CRA-SP quando as atividades estiverem compreendidas nas áreas da Administração;

  •  Manter responsável técnico devidamente registrado no CRA-SP, quando houver obrigatoriedade;

  •  Assumir o compromisso de adotar a política de incentivo ao registro para os seus colaboradores graduados nos cursos da área da Administração.