Notícias

Com o objetivo de incentivar a cultura de doação e ajudar a promover uma sociedade mais colaborativa, este ano o CRA-SP apoia a campanha Dia de Doar, que acontece em 30 de novembro e é organizada pela ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos. 

Fundada pela organização nova-iorquina 92Y, com o nome de Giving Tuesday, a ação é realizada em outros 85 países na sequência de datas comerciais já famosas, como a Black Friday e a Cyber Monday, como um grande movimento para promover a doação e a generosidade.

No Brasil, o Dia de Doar é realizado desde 2013 como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

Apenas em 2020, o Dia de Doar foi responsável pela arrecadação de 2 milhões de reais em doações on-line para diversas causas e entidades. 

Como participar? 

Toda a sociedade pode participar da campanha. As pessoas, por exemplo, podem mostrar sua generosidade de várias maneiras durante o Dia de Doar, seja ajudando um vizinho, promovendo uma causa, fazendo doações em dinheiro ou, até mesmo, compartilhando um conhecimento - todo ato de generosidade conta.

As empresas podem doar parte do faturamento de algum produto ou serviço neste dia, comunicando à imprensa e seus consumidores sobre a ação. Também podem estimular seus colaboradores a fazerem alguma iniciativa solidária no dia. 

As ONGs, por sua vez, podem usar a campanha como mote para campanhas específicas de doação à sua causa, engajando seus voluntários e comunidade ao redor. 

Apoie você também esta iniciativa e use a hashtag #diadedoar nas suas postagens. No site da campanha você encontra todo o material disponível para compartilhamento, bem como bem como dicas, materiais e manuais para realizar sua própria campanha de doação no dia 30 de novembro. Acesse https://diadedoar.org.br/