Notícias

Na última sexta-feira, dia 9 de setembro, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu, juntamente com o CRA-SP, uma solenidade em homenagem ao Dia do Profissional da Administração. Na cerimônia, compuseram a mesa diretora o presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker; o coordenador do Grupo de Excelência em Gestão Pública - GEGP do CRA-SP , Adm. Lívio Giosa; a conselheira do CRA-SP, Admª. Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos; a representante institucional do Conselho, Admª. Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo; a coordenadora do Grupo de Excelência de Estudos da Mulher Administradora do CRA-SP, Admª. Sandra Cristina Speyer; e a representante mulher do GEGP, Admª. Márcia Aparecida de Oliveira.

Realizada por iniciativa da vereadora Edir Sales em parceria com o Grupo de Gestão Pública, o evento contou também com a presença de integrantes dos diversos Grupos do Conselho, de representantes institucionais do Conselho, de profissionais da Administração, além de colaboradores do CRA-SP, e marcou as festividades dos 57 anos de regulamentação da profissão. Em seu discurso, o presidente Whitaker relembrou algumas das transformações vividas neste mais de meio século de história e reforçou o compromisso do Conselho com os profissionais e empresas da área. 

“A Administração é uma ciência viva, que se adapta aos mais diversos cenários para conduzir com maestria essa jornada evolutiva. Hoje, nesta solenidade em homenagem ao Dia do Profissional da Administração, tenho muito orgulho em dizer, também, que o CRA-SP, como órgão de defesa da profissão no Estado, atua fortemente no intuito de colaborar com o desenvolvimento da classe, para que ela seja cada vez mais capacitada, valorizada e, consequentemente, tenha muito mais oportunidades em nossa sociedade”, disse. 

Reconhecimento às mulheres

A cerimônia na Câmara também homenageou as mulheres da Administração e o seu importante papel na sociedade. O presidente do CRA-SP ressaltou as mudanças que têm acontecido e proporcionado maior inserção feminina no mercado de trabalho. “Por muitos anos, assim como em outras profissões, a Administração foi conduzida, na grande maioria das vezes, apenas por homens. Uma realidade que, felizmente, temos o prazer de ver mudar dia após dia. Precisamos, enquanto profissionais de uma área tão generalista, como a Administração, dar voz às mulheres que trabalham diariamente por uma sociedade melhor e mais diversa, pois é apenas com essa pluralidade que seremos um País melhor para todos”, ressaltou Whitaker. 

A conselheira Neusa, por sua vez, agradeceu a homenagem e contou um pouco da sua trajetória nesta jornada pelo reconhecimento e inclusão. “Terminei meu curso de Administração em 1974, na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e logo aceitei o desafio do exercício diário de planejar, dirigir, organizar e controlar. Foram muitas as adversidades encontradas na busca pela inclusão em um ambiente historicamente masculino. No meu curso de bacharelado, quatro mulheres se formaram entre 70 alunos. No mestrado em Administração, duas mulheres em 35. E, no meu doutorado em Ciências Contábeis, uma mulher entre sete formandos. Na minha carreira como professora titular da PUC-SP ainda sou a única mulher titular no departamento de Administração. E lembro que, ao chegar na Universidade de Michigan, como bolsista do programa Fulbright do Governo Americano, me confundiram com a esposa de um estudante e não entenderam que era eu a própria bolsista”, recordou.

Importante papel do profissional da Administração 

Todos os presentes ressaltaram em seus discursos a importância da valorização da profissão na sociedade. A proponente da ação, vereadora Edir Sales, ressaltou que a Administração talvez seja uma das áreas mais antigas do mundo e que todas as outras profissões dependem dela para serem bem sucedidas. “Temos hoje na cidade de São Paulo faculdades tradicionais que recebem alunos do Brasil e do mundo inteiro, formando profissionais pró-ativos, ousados, com espírito de liderança e de companheirismo com os demais colaboradores. Isso sem falar no lado humano, quando o administrador precisa usar a sua habilidade de lidar com as pessoas, comunicando-se com eficiência, negociando, conduzindo, administrando egos, valendo-se de cooperação para solucionar conflitos”, defendeu.

Ela ainda lembrou que a Administração convive diariamente com inúmeras adversidades, como  o dinamismo do ambiente de negócios, as mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, o uso das novas tecnologias e digitalização, o crescimento exponencial do conhecimento e a avalanche de informações trazidas pela internet e pelas redes sociais. “O administrador é alguém que, por si só, tem essas habilidades valiosas já desenvolvidas e o que temos hoje é o crescimento da procura por profissionais que têm essa visão sistêmica”, disse. 

Ao final da sua fala, Giosa também exaltou o relevante papel dos profissionais da área, que alçam a Administração para outro patamar de reconhecimento no mercado. “Pelo bem da profissão, pela sua representatividade cada vez maior e pelo valor de sua contribuição na  gestão pública, privada e de terceiro setor, faço aqui a seguinte conclamação: administradores, uni-vos, pelo bem da sociedade que representamos”, finalizou.