Notícias

Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio concedido anualmente pelo CRA-SP homenageia uma mulher

A 42ª edição do Prêmio Administrador Emérito, a maior honraria concedida anualmente pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, a um(a) profissional que tenha contribuído para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacado em suas atividades, homenageou este ano a administradora Andrea Alvares, uma das executivas mais influentes do Brasil e referência em estratégia de marketing e sustentabilidade no País. 

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, Andrea possui mais de 30 anos de carreira, sendo 27 deles dedicados em empresas de bens de consumo, como Natura, Pepsico e P&G. A administradora já ocupou a posição de vice-presidente global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Antes disso, foi diretora-geral da Snacks e presidente da operação de bebidas da PepsiCo no Brasil. 

Nos últimos 10 anos, Andrea atuou em diversos Conselhos, como AmCham, Capitalismo Consciente e GEF – Global Environmental Facility, entre outros. Foi membro-fundadora do Grupo de Mulheres do Brasil e recebeu inúmeros reconhecimentos, como uma das 10 melhores executivas do Brasil, em 2013 e 2014, pelo jornal Valor Econômico, e ''''Most Influential Woman'''', pela Forbes em 2016. 

No início deste ano, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, validando, assim, sua trajetória intimamente relacionada aos conceitos ESG (sigla relacionada à ações voltadas ao meio ambiente, social e governança).

A premiação

A cerimônia de entrega da láurea aconteceu na última segunda-feira (28), na sede do CRA-SP. Na ocasião, estiveram presentes a homenageada e seus convidados, os membros da Comissão Especial do Emérito (inclusive a última premiada, Admª Deborah Vieitas), os conselheiros suplentes e efetivos do CRA-SP, além do presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker.

Em seu discurso, Whitaker falou sobre a satisfação do CRA-SP em entregar a homenagem, por dois anos consecutivos, a uma administradora. “Precisamos de mais diversidade e a prova disso são as duas últimas edições deste prêmio. Nossas homenageadas foram eleitas não apenas por serem mulheres, mas sim pela capacidade e qualidade que demonstraram na Administração”, ressaltou. 

Ao receber o prêmio, Andrea também reforçou o importante papel da diversidade e agradeceu a homenagem, enfatizando que sente-se honrada em ter sua trajetória profissional reconhecida pelo Conselho. “O mundo precisa acompanhar o que aprendemos sobre a importância de ter ambientes diversos e inclusivos, porque eles propiciam a inovação, o pensamento diferente e isso cria valor. Um prêmio tão importante como esse ser representado por mais mulheres é muito bom para a profissão, para o mundo que a gente constrói, para as empresas e para os modelos de negócio que a gente vai ter que reinventar para dar conta dos desafios complexos que temos, como o climático, as desigualdades e o desgastamento do tecido social, da democracia e das instituições. Acredito seriamente que os administradores dos setores público e privado podem ter um papel fundamental na reinvenção desses modelos para que a gente dê conta de distribuir melhor a riqueza que é criada no mundo, cuidando desse planeta que a gente tanto ama”, enfatizou a executiva. 

No decorrer da cerimônia, a administradora ainda falou sobre seu recente período sabático, no qual se deu um ano para refletir a respeito do caminho percorrido até o momento e de onde quer entregar sua energia vital nos próximos anos. Ao analisar sua trajetória, ela ainda disse que sempre acreditou que era capaz de fazer qualquer coisa, desde que se empenhasse. 

“Isso me ajudou a entrar em vários lugares onde era a única mulher. Quando me tornei presidente da PepsiCo, retomei uma consciência maior de que eu tinha um papel e ali eu vi que não deveria só ficar feliz pela conquista, mas saber que eu tinha uma responsabilidade de transformar as estruturas. Então, comecei a trabalhar ativamente em programas de abertura de portas, de revisão de conceitos e critérios, para que a gente pudesse tornar ambientes que eram inóspitos em locais mais acolhedores”, relembrou a executiva. 

Prestigiando a conquista da amiga, a consultora Adriana Abib disse se sentir orgulhosa, como administradora e mulher, de presenciar a executiva recebendo essa homenagem. “Estamos em um momento de mudança de gestão nas empresas e saber que uma pessoa e profissional como a Andrea, com toda a sua bagagem ética, de competências e de inovação, ganhou esse prêmio, valoriza a ação dos administradores nas empresas”, enfatizou. 

Partilhando do mesmo sentimento de orgulho, a conselheira do CRA-SP, administradora Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, afirmou que a indicação da executiva mostra que as políticas de inclusão, de acolhimento e de diversidade, principalmente nos diferentes ambientes organizacionais, estão acontecendo. “Talvez não da forma tão rápida como se espera, mas o importante é que há um movimento, uma dinâmica e percebemos essa abertura em diferentes ambientes”, mencionou Neusa.

Prêmio Administrador Emérito

Instituído em 1982, o prêmio Administrador Emérito já homenageou importantes profissionais, que contribuíram para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacaram no desempenho de suas atividades. Entre os nomes que receberam o título ao longo das 42 edições estão: Deborah Stern Vieitas, CEO da Amcham-Brasil (2022); David Feffer, presidente da Suzano Holding e do Conselho de Administração da Suzano S.A. (2020); Claudia Costin, diretora de Educação do Banco Mundial (2017); Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza (2003); e Abílio dos Santos Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar (1983).

Para a escolha do nome a ser homenageado nesta edição do prêmio, o CRA-SP contou com uma Comissão Especial presidida por Fernando Meirelles (FGV-SP, representando a academia) e formada por Andrea Matarazzo (representante do setor público), Claudia Costin (Administradora Emérita de 2017), Deborah Vieitas (Administradora Emérita de 2022), Fernando Alves (Administrador Emérito de 2013), Ricardo Pelegrini (Administrador Emérito de 2012) e Taiguara Langrafe (conselheiro representante do CRA-SP). 

A Comissão foi responsável por selecionar, a partir de uma lista prévia elaborada pelo CRA-SP, três profissionais de relevante atuação ao longo de suas carreiras e registrados(as) no Conselho, para concorrer ao título. A escolha final se deu por meio de votação aberta aos registrados no CRA-SP, que elegeram Andrea com 65% dos votos. 

   Andrea Alvares e Deborah Vieitas
 

Andrea Alvares e convidadas