Notícias

O CRA-SP, representando os cerca de 68 mil profissionais e 8 mil empresas registrados no Conselho, participou, na noite do dia 10 de setembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, de solenidade organizada pelo gabinete do vereador Jonas Camisa Nova, em homenagem ao Dia do Profissional da Administração.

Após a apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana, regida pelo maestro Subinspetor Johnny, o presidente do CRA-SP, Roberto Carvalho Cardoso, fez menção histórica à escolha do dia 9 de setembro para celebração do Dia do Profissional da Administração, lembrando que nesta mesma data, em 1965, fora aprovada, no Congresso Nacional, a regulamentação da profissão de Administrador e frisou a importância do sistema de Conselhos de profissões regulamentadas para a fiscalização do exercício profissional. “Atualmente, no âmbito federal, o sistema de fiscalização e registro profissional tem sido pressionado por projetos de lei, decretos e projetos de emenda constitucional. Quero ressaltar que, no Brasil, os órgãos de fiscalização são mantidos e operados pelos próprios profissionais que regulam, sem custo ao estado ou à sociedade em geral. Esse modelo, ao nosso ver, deve ser preservado e melhorado, não extinto”, defendeu.

Em seu discurso, o Adm. Roberto Carvalho Cardoso ainda destacou o papel social do CRA-SP que hoje mantém, em sua sede, em parceria com o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo (SAESP), postos de serviços abertos à comunidade, tais como o CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania; JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo; INSS – Instituto Nacional de Sistema Social; Receita Federal; CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, entre outros, além de enfatizar a importância da ferramenta “Gestão das Águas Paulistas”, criada em fevereiro deste ano pelo Conselho, a fim de facilitar o acesso de gestores públicos e da população em geral, a informações sobre custos, utilização, desperdício e tratamento de água e esgoto em seus municípios.

Para finalizar, Cardoso aproveitou a presença dos coordenadores dos Grupos de Excelência do CRA-SP para exaltar o sucesso da 10º edição do ENCOAD – Encontro do Conhecimento em Administração do CRA-SP, ocorrido na última segunda-feira, 9 de setembro, Dia do Profissional da Administração, na capital e em outras sete cidades do estado, cujo resultado, segundo ele, foi um sucesso devido à participação efetiva de 32 Grupos e de seus mais de 600 participantes. “Vivemos um momento de inflexão de nossa sociedade. A tecnologia e economia exponenciais, na verdade, não são assuntos do futuro. Elas fazem parte de nossa realidade e, sem o conhecimento gerado por esses grupos, estaríamos muito menos preparados para enfrentar esse novo ambiente de grandes mudanças”, reverenciou.

Homenagem

Seguindo o discurso do presidente do CRA-SP, o presidente da Associação Comercial de São Paulo – Jardim São Luiz, Jonas Camisa Nova Filho, em representação ao seu pai, o vereador Jonas Camisa Nova, prestou a homenagem aos profissionais que atuam na área administrativa de empresas privadas e governamentais da cidade de São Paulo. Na sequência, foi a vez do Adm. Lívio Giosa, coordenador do Grupo de Excelência em Gestão Pública do CRA-SP, falar sobre o papel da profissão no atual cenário brasileiro e da necessária atualização profissional no ambiente público. “Vivemos no Brasil um momento de disrupção absoluta. Quando olhamos para o mercado, vemos o administrador da iniciativa privada indo em busca de informação, de tecnologia, vários passos à frente, experimentando ferramentas de gestão, enquanto o cenário público encontra-se absolutamente defasado, paquidérmico, lento. E é aí que vejo a importância dos nossos Conselhos, regional e federal que, cada vez mais, têm se potencializado como grandes hubs de transformação. Imagine o quanto esses administradores, se bem preparados e capacitados, poderão transformar o nosso país. Trabalhar a exponencialidade, a aprendizagem é absolutamente importante para que a gente possa dimensionar esse grande movimento de melhoria do padrão de cidadania. O Conselho virou ponto de referência da gestão do conhecimento para a transformação do nosso estado. E quem está fazendo isso? Os coordenadores voluntários dos Grupos de Excelência, que trabalham em prol da melhoria da Administração no Brasil. E nesse cenário, não tenho dúvidas que a gente é capaz de construir um futuro melhor”, disse.

Ao final da cerimônia, o CRA-SP homenageou os coordenadores dos Grupos de Excelência, por seus relevantes estudos e contribuições voluntárias em prol da Administração e da sociedade. 

Os administradores presentes ainda receberam as congratulações de:

- João Dória, governador do Estado;

- Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário do governo de São Paulo;

- Bruno Covas, prefeito de São Paulo;

- Vereador Eduardo Tuma, presidente da Câmara Municipal de São Paulo;

- Desembargadora Rilma Hemetério, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 2ª região;

- General João Camilo Pires de Campos, secretário de estado da Segurança Pública;

- Rossieli Soares da Silva, secretário de estado da Educação;

- José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana;

- Rubens Rizek Jr., secretário municipal de Justiça;

- Bruno Caetano, secretário municipal de Comunicação;

- Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia;

- Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura e Obras.