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Compromissos sustentáveis nas organizações

Com a consolidação do ESG, as empresas precisam ter propósito e estratégias bem delineadas para terem sucesso e longevidade nos seus negócios

Para esclarecer como as empresas devem se posicionar em relação ao seu entorno e ao legado que deixa para o mundo, seja ele positivo ou negativo, o 12° Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD 2021 convidou, por meio do Grupo de Excelência em Segurança, o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan, que palestrou sobre “Compliance: uma estratégia de sustentabilidade corporativa”.

Na apresentação, ocorrida no terceiro dia do evento, em 15 de setembro, Dahan comentou que os compromissos das organizações permeiam diversas frentes e públicos, como investidores, fornecedores, poder público, clientes, chegando à sociedade. “Historicamente, a sociedade não era vista como um dos elementos com os quais as empresas tinham um compromisso. É um conceito etéreo, que muitas vezes não se traduz em ações concretas de relação e comprometimento”, explicou.

Com o surgimento do ESG (environmental, social and governance, na sigla em inglês), as organizações mudaram seu posicionamento em relação à sociedade, incluindo-a em suas estratégias. “O conceito ESG vem se consolidando e não existe uma empresa que consiga ter sucesso e longevidade se não tiver seu propósito bem delineado e, em sua estratégia, a abordagem de temas que no passado não eram relevantes. Numa realidade empresarial e de consumo, isso mudou radicalmente em pouco tempo”, pontuou.

   Salvador Dahan

Além disso, as organizações que optam por usar a “onda” do ESG para se beneficiar podem sofrer sérias repercussões negativas, com relevantes consequências para seus negócios, comprometendo até mesmo sua sobrevivência. “As empresas que usam o ESG de maneira indevida para parecerem amigas do meio ambiente, da sociedade e das comunidades podem acabar se transformando no oposto do que inicialmente imaginavam, na medida em que elas não executam o que falam e não conseguem tangibilizar de maneira consistente aquilo a que se propõem”, orientou.

O que pensam os consumidores

De acordo com a pesquisa da IBM Institute for Business Value, 48% dos consumidores confiam nos compromissos corporativos com a sustentabilidade, 85% deles se sentem melhor comprando produtos sustentáveis e 97% esperam que as marcas solucionem problemas sociais.

“Existe uma expectativa por parte dos consumidores em relação aos compromissos que as organizações devem ter. Antes, as empresas tinham o foco em si mesmas, ou seja, existiam para dar lucro a qualquer custo. Com o tempo, elas passaram a entender que o foco deve ser o cliente, isto é, para ter lucro é preciso satisfazer o consumidor. E chegamos em um momento no qual as empresas passaram a ter propósito para atender todas essas funções ambientais, sociais e de governança, com foco no ser humano. O compromisso sustenta a verdadeira pauta ESG, mas a integridade é a base para este compromisso”, concluiu. 

A íntegra desta apresentação, realizada no terceiro dia do ENCOAD 2021, você encontra neste link





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