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Consumidor globalizado

Cada vez mais influenciado por questões tecnológicas, políticas, sociais e econômicas, o novo consumidor exige das empresas readequação em várias frentes

Para falar sobre os desafios, tendências e oportunidades diante de um consumidor cada vez mais globalizado, o 12º ENCOAD - Encontro do Conhecimento em Administração recebeu o coordenador acadêmico dos cursos de graduação em Administração e Relações Internacionais da ESPM/SP, Marcelo Rocha e Silva Zorovich, que mostrou, por meio de estudos e pesquisas, que muitos fatores impactam nas relações de consumo atualmente. 

Um dos principais aspectos citados por Zorovich foi a transformação digital, que já vinha acontecendo de forma constante, mas que, com a pandemia, se tornou ainda mais rápida, obrigando as empresas a reverem seus processos. Citando aspectos como os cenários econômicos, políticos e ambientais (este último muito em evidência mundialmente), ele ainda elencou outras questões importantes como os fluxos migratórios, que geram novas necessidades mundiais; a competitividade entre os Estados Unidos e a China, que provoca inúmeras consequências às cadeias produtivas e ao consumidor final; a agenda ESG (environmental, social and governance, da sigla em inglês), que tem feito as empresas repensarem suas ações ambientais, sociais e de compliance; além dos reflexos estruturais e comportamentais em diversos setores da economia devido à Covid-19. 

Desafios e oportunidades

Apesar desse cenário complexo no qual as empresas estão inseridas, Zorovich evidenciou que muitas áreas apresentam oportunidades, como a de serviços em geral, que representa, no Brasil, grande parte do PIB; a da saúde, muito impactada pela transformação digital; a de turismo, que teve um impacto de quase US$ 3 trilhões de perda nesse ano de pandemia; e a de educação, que precisou migrar para um modelo online e que, agora, está em uma nova fase de aprendizado com a forma híbrida. 

Para aproveitar essas oportunidades, no entanto, o professor da ESPM explicou que as organizações precisam acertar na excelência da execução, pois muitas vezes, apesar de elaborarem grandes estratégias, elas falham na hora da execução, sobretudo na ponta com o consumidor. 

No Brasil

Falando especificamente sobre o cenário nacional, Zorovich mostrou que de 1995 até 2012 houve um incremento em termos de consumo do brasileiro, mas que, de lá pra cá, por inúmeras questões políticas, econômicas, além de outras variáveis, tanto o consumo como a confiança do cliente ficaram abaladas. “Uma pesquisa da Ipsos confirma que para a maior parte dos brasileiros há uma preocupação de um rumo errado em relação às decisões políticas e econômicas e isso, obviamente, afeta o consumo”, disse. 

   Marcelo Rocha e Silva Zorovich

Um outro desafio apresentado por Zorovich está relacionado às questões inflacionárias. Ele mencionou que todo o mundo está passando por isso, mas que especialmente no Brasil esse tem sido um fator crítico, uma vez que o bolso do cidadão está cada vez mais restrito. “Nesse contexto, as empresas não podem errar. A nossa leitura, diante disso, é que o consumidor atual está cada vez mais empoderado e exigente, pesquisando o tempo todo”, exemplificou. 

Formação profissional

Ao final da sua apresentação, o professor da ESPM foi questionado sobre as mudanças na área da educação diante da necessidade de formar profissionais cada vez mais capacitados para lidarem com as transformações da sociedade e do mercado consumidor. Usando como exemplo as reestruturações que a ESPM fez em seus currículos, Zorovich falou que sem inovação, tecnologia e marketing não é possível caminhar. "Todas as disciplinas do nosso curso andam nesse sentido. Outro aspecto importante neste entrelaçamento é justamente uma visão empreendedora, não só daquela pessoa que quer começar um negócio, mas também de uma visão dentro da empresa, de intraempreendedorismo. Na ESPM estamos formando líderes transformadores, mas esse é um processo de construção de longo prazo. Queremos formar um profissional muito mais antenado com aquilo que está vindo à tona pela sociedade, marcas e consumidores”, explicou. 

Para o profissional da Administração, Zorovich elencou duas coisas essenciais nessa jornada de aprendizagem: a capacidade analítica e o chamado data driven, ou seja, o uso de dados para a tomada de decisão, que, segundo ele, precisa estar presente em todas as áreas, seja em finanças ou em marketing, por exemplo. “O profissional da Administração foi muito bombardeado nos últimos anos e, com isso, a área precisou se reestruturar”, finalizou.

A íntegra desta apresentação, realizada no primeiro dia do ENCOAD 2021, você encontra neste link.




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