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Como satisfazer os clientes de MPEs

Para enfrentar o mercado competitivo, micro e pequenas empresas precisam quebrar paradigmas e focar na satisfação dos clientes

“O impacto do grau de satisfação do cliente nas MPEs” foi o tema ministrado pelo membro do conselho consultivo SESI/SENAI, Manuel Carlos Lopes, no último dia do Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD, realizado em 16 de setembro.

Lopes, que esteve no evento a convite do Grupo de Excelência em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, explicou que o grau de satisfação dos clientes está totalmente atrelado a duas grandes vertentes e um resultado. A primeira vertente é a expectativa, isto é, o que o cliente espera em relação a um serviço ou produto. Já a segunda é a realidade, ou seja, a forma como o consumidor obtém o serviço desejado. E o resultado, por sua vez, está efetivamente relacionado à experiência do usuário durante todo o processo, incluindo o pós-venda. “Quando falamos sobre satisfação do consumidor, temos que nos basear, principalmente, na experiência que ele tem em relação àquilo que buscou”, afirmou.  

Dentre os meios que auxiliam o processo de maximizar a experiência do cliente, o palestrante ressaltou a importância de ter uma equipe capacitada e envolvida em todas as etapas de atendimento; a aproximação e interação com o consumidor, para que ele entenda efetivamente o que está obtendo naquele momento; a necessidade de ouvir o cliente para entendê-lo melhor; a atenção no pós-venda, pois isso demonstra que a empresa se preocupa com todo o processo; além da agilidade na resposta quando o cliente fizer qualquer questionamento.

Lopes lembrou, também, que quando a organização monitora seus clientes nas redes sociais e em sites voltados à qualidade do atendimento e do produto, é preciso entender se ele está satisfeito e de que forma é possível melhorar. Para isso, se faz necessário o uso de ferramentas que permitam avaliar o atendimento e a satisfação do consumidor.

“Os clientes podem fazer uma única compra e não retornar, ir às redes sociais apenas para reclamar do serviço ou, ainda, dizer que o produto e serviço são de excelência e indicar a empresa. É importante as micro e pequenas empresas olharem essas características, porque o cliente de uma MPE representa 100% do faturamento e quanto maior a sua satisfação, maior será a rentabilidade, o market share (porcentagem que corresponde à relevância da sua empresa diante dos competidores da indústria em que ela atua) e o desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender essas demandas”, explicou.

   Manuel Carlos Lopes

Fidelização, retenção e recorrência

Na sua apresentação, Lopes também falou da importância e do conceito de fidelização, retenção e recorrência para as micro e pequenas empresas. Segundo ele, para conquistar a fidelidade do cliente é importante que o produto ou serviço seja de qualidade e atenda às suas necessidades. Além disso, é essencial que a empresa faça-o entender o que ele está adquirindo, mostrando os pontos fortes e fracos em relação ao produto/serviço de um concorrente. 

Já a retenção está intrinsecamente ligada à forma como o consumidor é atendido. “A grande sacada quando se fala em retenção é saber como encantar o cliente no atendimento”, explicou. E a recorrência, por sua vez, está atrelada a todo processo. Ela se dá quando é mostrado ao cliente o quanto o produto ou serviço está lhe atendendo e que as buscas por inovações são constantes. “É preciso olhar o consumidor de uma MPE de forma mais humanizada. A humanização do processo é tão importante quanto a venda final”, completou.

Desafios das MPEs no mercado competitivo

Para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo e proporcionar a melhor experiência para o cliente, Lopes aconselha a quebra de paradigmas. “Os MPEs precisam entender o cliente. Até então, tínhamos um ambiente que não era competitivo e hoje temos uma velocidade atrelada à internet, redes sociais e outras mídias. O microempreendedor entendeu que a venda não acontece mais só no presencial, mas também nas grandes plataformas de e-commerce, onde a concorrência é ainda maior. O gestor das MPEs precisa saber a importância de ter um canal onde ele pode se aproximar do cliente, fazer essa quebra de paradigma e usar a tecnologia a seu favor”, concluiu.

A íntegra desta palestra, realizada no último dia do ENCOAD 2021, você encontra neste link




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