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Foco no cliente e na sua experiência

Para Sergio Saraiva, ex-CEO da Rappi, é fundamental que o empreendedor entenda seu cliente e lhe ofereça sempre a melhor experiência

Com as mudanças no comportamento do consumidor e a consolidação da era digital, as organizações precisaram inovar radicalmente seus negócios, no intuito de atender e oferecer a melhor experiência para este novo cliente, cada vez mais exigente. 

Para comentar sobre essas adaptações e os desafios que as empresas enfrentam para se destacar no cenário virtual, o 12° Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD contou com a presença de Sergio Saraiva, ex-CEO da Rappi e atual membro do Conselho do Grupo Stefanini, que participou do evento como convidado da faixa especial, em 14 de setembro. 

Logo no início da entrevista, conduzida pela equipe de comunicação do CRA-SP, Saraiva destacou três características que vêm sendo notadas no perfil do novo consumidor. “A primeira é que ele deseja conveniência, ou seja, não quer sair de casa para fazer coisas que pelo celular podem ser resolvidas, como comprar um remédio, por exemplo. Outro ponto é a agilidade, ele não quer mais esperar uma semana para chegar seu pedido. E o terceiro é o fato que ele quer pagar um preço igual ou menor e ter mais opções”, enumerou.

Essa mudança de hábito de consumo, no entanto, acirrou a competitividade entre as marcas, ficando ainda mais difícil conseguir destaque. “No digital tem muito mais competidores, custa mais caro em alguns momentos e, se a empresa não colocar o cliente no centro da estratégia, antecipar suas necessidades e acompanhar a experiência de ponta a ponta e de forma transparente, não vai dar certo”, disse.

Contudo, para entender o cliente, melhorar o processo e fazer uma oferta de preços e produtos adequada, as empresas precisam entender de dados. “Se não tiver o costume de analisar os dados, ela vai estar em desvantagem competitiva no mercado”, explicou Saraiva.

   Sérgio saraiva

Habilidades indispensáveis

Segundo o entrevistado, a principal habilidade que o empreendedor precisa desenvolver neste momento de transformação no mercado é a de entender seu cliente e focar na experiência dele. “É importante ter empatia com o consumidor continuamente. Pode até não ser um dia bom para você, mas isso não pode ser passado para o cliente”, acrescentou.

Seguindo essa linha, ele citou, ainda, ser fundamental que um líder de negócio saiba se relacionar e tenha habilidade de atendimento. “Um líder de qualquer negócio que é introvertido e não se comunica bem não é interpretado, porque as pessoas não conseguem entender o que ele pensa”, explicou.

Mentoria

Outro ponto que Saraiva considera importante para o desenvolvimento das corporações é que ela tenha um mentor. Muitas vezes, pelo fato de o empresário estar focado na sua rotina, ele não enxerga outras possibilidades e, por esta razão, é válido buscar ajuda em outras pessoas para ter uma opinião diferente. “Às vezes, o empreendedor é muito solitário. Se ele tiver alguém com o mesmo linguajar, mas uma visão diferente, isso contribuirá para que ele enxergue oportunidades ou problemas que não tinha visto antes”.

Saraiva comentou também que atua como mentor na Endeavor Brasil. Ele revelou que durante a sua carreira sempre teve pessoas que o ajudaram e que, por isso, hoje retribui sem nenhum interesse financeiro. “Nós fazemos parte de um grande ecossistema da economia brasileira e toda vez que contribuímos para esse ecossistema crescer, todos ganham. Faço isso voluntariamente e nunca tive nenhuma intenção além de ajudar”, concluiu.

A íntegra desta apresentação, realizada no primeiro dia do ENCOAD 2021, você encontra neste link. 




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