O Administrador e a Gestão de tempo - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

O Administrador e a Gestão de tempo

A gestão do tempo é uma das tarefas essenciais para um administrador.

Abaixo os 10 mandamentos de gerenciamento de tempo:

1.  Não terás mais atividades do que conseguirás realizar: Planeje de forma realística como seu tempo será usado: horas, dias, meses, anos. Aprenda a dizer não para responsabilidades de outros. Divida e priorize as atividades.

2.  Não usarás teu tempo em vão: Controle o tempo gasto com reuniões empresarias inúteis, salas de bate-papo, televisão, celular, divertimentos e outras atividades que não oferecem nenhum valor agregado. Use indicadores para controle do tempo.

3.  Não farás falsa imagem de ti mesmo: Mentir sobre competências que não tem engana os outros por pouco tempo. Lembrar que “O ótimo é inimigo do bom”! Cuidado com o perfeccionismo.

4.  Guardarás o sábado, domingo e toda a semana: Tenha equilíbrio na distribuição do seu tempo para a empresa, família, estudos, diversão e, principalmente, para seu descanso. 

5.  Honrarás cada segundo de tua vida: Organize-se. As 24h de cada dia correspondem a 1.440 minutos, ou 86.400 segundos. Acha pouco? Um carro de Fórmula 1, no pit stop para abastecer, trocar os quatro pneus, limpar a viseira do piloto, ajuste no motor leva de 4 a 5 segundos! Use uma agenda, não um livro de anotações.

6.  Não assassinarás teus sonhos e conquistas: Use seu tempo com foco não no agora, mas no futuro. Não viva do passado, pois ele é inalterável. Como você estará daqui 5, 10 ou 50 anos? O tempo não volta! Comemore suas conquistas juntos os outros.

7.  Não adulterarás teus objetivos: Execute o que planejou. Pior do que um planejamento cujo esperado não foi atingido, é não ter nenhum planejamento. Evite o “Deixa a vida me levar”. 

8.  Não roubarás o tempo dos outros: Considere o tempo (vida) dos outros. Organize-se e seja preciso; saiba comunicar-se de forma eficaz. Empatia, consideração e respeito com o tempo dos outros é um dos diferenciais de um administrador eficaz. Cuidado com excesso de reuniões.

9.  Não darás desculpas pela perda de tempo: O tempo não pode ser armazenado, economizado, estocado. Foi feito para ser usado, por isso evite a desculpa da estrada: “tinha um caminhão quebrado, um acidente, uma enchente na estrada”. Atraso é atraso. Se for mentir, seja breve! 

10. Não desejarás possuir mais do que precisas: Cuidar de coisas desnecessárias que consomem tempo precioso é muito mais comum que se pode imaginar. Sempre avalie o custo/benefício dos bens materiais. Avalie a acumulação de bens seus e da empresa. Desenvolva valores, hábitos, atitudes e comportamentos que alavanquem sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Gestão de tempo (e vida) é usar o tempo na plenitude da eficácia; otimizar  energia, esforço e tempo para realizar, meditar, estudar e desenvolver-se como um ser único que você é. O uso correto do tempo é um excelente avaliador da competência de um administrador.

 Ricardo Alves

CRA-SP nº 20.604

Representante do CRA




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados