A importância da música no ambiente home office - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

A importância da música no ambiente home office

Acredito que em tempos de pandemia, no qual o trabalho remoto se tornou cada vez mais presente no ambiente corporativo, vários de nós já tivemos o pensamento “ah, como é bom trabalhar ouvindo música”!

Em meio a tanta pressão psicológica, cobranças, reuniões virtuais, e-mails, chat de mensagens e todo o pacote constante da tecnologia que envolve a rotina remota, a música se tornou um bálsamo, uma válvula de escape, soando como um eco suave do subconsciente, que por questão de segundos, ou até poucos minutos, tem o poder de suavizar e desconectar o cérebro, que pode estar acelerado, perdido num turbilhão de elementos e tarefas existentes ao nosso redor.

É claro que nem sempre o local do trabalho home office faz jus à expectativa de ser um lugar isolado, calmo e sem interferências do mundo externo. Uma grande parte de profissionais do setor administrativo foram pegos de surpresa, sendo forçados a se adaptarem de forma repentina e inesperada, portanto, há quem execute suas tarefas em uma escrivaninha no canto do quarto, em uma mesa improvisada na varanda, ou até mesmo no balcão da cozinha. Devido a isso, nem sempre o silêncio permanece. 

Atualmente, nos encontramos longe do “silêncio corporativo” das salas comerciais, que conta com a peculiaridade do som dos teclados, telefones, diferentes toques de celulares, da impressora e das pequenas conversas paralelas. A mudança do ambiente de trabalho veio acompanhada de sons que até então passavam despercebidos e eram considerados insignificantes, porém, hoje em dia, o latido do cachorro se tornou mais alto, os noticiários e programas parecem serem infinitos, o carro do ovo parece estar dentro de casa, e os ruídos dos afazeres domésticos, como o barulho do micro-ondas, do aspirador de pó e da lavadora de roupa, nunca estiveram tão evidentes. 

Isso tudo é ruim? Não, claro que não! Apenas é uma nova percepção de outros ruídos, portanto, tendo em vista todos esses fatores, não há nada mais gratificante do que trabalhar ao som da sua banda preferida ou escutando os cantores que tanto apreciamos. De acordo com um infográfico publicado na área de negócios do LinkedIn, 61% dos funcionários da agência WebpageFX escutam música no trabalho para se sentirem mais produtivos e felizes!

É nesse momento que a magia da música invade nosso subconsciente. A melodia, os acordes, e o nosso ritmo preferido parecem devolver a paz ao nosso redor e, mesmo que o barulho do cotidiano esteja presente, a música transporta, acalma e revigora nossos pensamentos, fazendo o barulho perder a força, até virar apenas um eco fraco e se tornar silencioso, dando lugar a quietude, calmaria e ao prazeroso e satisfatório momento de poder trabalhar sentindo a música. 

Por Ana Regina Gonzales Felix

CRA-SP n° 6-003441

Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário, com Graduação em Gestão de Recursos Humanos - Centro Universitário Anhanguera de São Paulo 





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados