Administração com Métricas - CRA-SP
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Administração com Métricas

Este texto busca chamar a atenção para a administração com métricas, ao mesmo tempo em que apresenta dois conceitos: (i) OKR, "Objective and Key Result", ou Objetivo e Resultado-Chave; e (ii) KPI, "Key Performance Indicator", ou Indicador-Chave de Performance.  

Como é evidente, os esforços das várias equipes devem estar alinhados às estratégias das organizações. Neste sentido, a administração com métricas teria ao menos três importantes benefícios ao associar medidas de performance aos fatores críticos de sucesso, desde que tais métricas fossem de conhecimento dos seus vários colaboradores. Primeiramente, um benefício seria a clareza de propósito a partir do alinhamento das ações diárias dos colaboradores aos fatores que a organização percebe como críticos para seu sucesso. Em segundo lugar, um outro benefício seria o de melhorar o desempenho através de medições com real importância e significado, evitando-se que os colaboradores percam o foco no que importa de fato. E em terceiro lugar, um benefício adicional seria o de se criar um senso de apropriação pelos colaboradores, pois estes estariam mais empoderados ao ganhar consciência do que se mede e do que se pretende atingir para que a organização tenha sucesso. 

A literatura sugere que são quatro os tipos de medidas de desempenho. A primeira seria “Key Result Indicator” (KRI), ou Indicador Chave de Resultado, medida que mostraria qual o desempenho em uma perspectiva ou em um fator crítico de sucesso. A segunda seria “Result Indicator” (RI), ou Indicador de Resultado, medida que mostraria o que foi feito. A terceira seria “Performance Indicator” (PI), ou Indicador de Performance, medida que diz o que fazer. Por fim, a quarta seria “Key Performance Indicator” (KPI), ou Indicador Chave de Desempenho, medida que diz o que fazer para se aumentar drasticamente o desempenho. Muitas vezes se nota que as medidas de desempenho utilizadas pela maioria das organizações representam uma mistura inadequada destas quatro medidas. De maneira geral, KPIs se tornam RIs quando passam a ser medidas indicadas financeiramente, em reais ou dólares. Assim, KPIs representam conjuntos de medidas que focam em aspectos do desempenho organizacional que são os mais críticos para o sucesso atual e futuro. 

De modo resumido, OKR se refere a uma metodologia de administração que pretende garantir o foco de uma organização, direcionando os esforços de todos os colaboradores. A letra "O" em OKR seria o objetivo, ou seja, o que se pretende atingir. Como é evidente, objetivos devem ter significado, sendo concretos e voltados à ação, sendo também desejável que inspirem os colaboradores a se dedicarem. As letras "KR" em OKR representariam o resultado-chave esperado, que nos permitiria monitorar como o trabalho está progredindo sendo, portanto, algo mensurável, realista e com prazo. Com isso, "KR" sugere "como" atingir "o que" esperamos com "O". É possível ter mais de um resultado-chave por objetivo. Exemplo: com o objetivo "O" de aumentar as vendas de imóveis na época do Natal, uma certa imobiliária considerará os seguintes resultados mensuráveis com ações 30 dias antes do evento natalino: "KR#1", aumentar o número de vídeos sobre imóveis de X para Y; "KR#2", duplicar os investimentos em anúncios em revistas impressas de Z para 2Z; e "KR#3", triplicar a quantidade de telefonemas para antigos clientes de W para 3W.   

Como desenvolver, implementar e utilizar métricas nas organizações? Quais os tipos mais apropriados de medidas de desempenho? Quais as características destas medidas? Como aumentar drasticamente o desempenho da organização, seja ela pública ou privada? O estudo do uso das métricas em administração pode vir a contribuir para a elucidação destas e de muitas outras questões, sendo o administrador o profissional mais preparado para contribuir nesta empreitada.   

Por Joni Amorim 

CRA-SP nº 153066

http://lattes.cnpq.br/3278489088705449





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
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