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O poder da mentoria para o seu negócio

Quem empreende sabe: o caminho para um negócio de sucesso passa por muitos percalços, requer paciência e, acima de tudo, resiliência. Mas já pensou se você pudesse pular ou, pelo menos, reduzir o tempo e dinheiro gastos em alguns dos vários desafios que uma empresa apresenta? Esse sonho, que parece muito distante para diversos profissionais, não acontece, obviamente, da noite para o dia, mas é totalmente atingível e faz parte de um processo muito utilizado por pequenos e médios empresários: a mentoria.

Diferentemente da contratação de uma consultoria especializada, a mentoria consiste em conseguir, de forma gratuita, a ajuda de empresários que, por meio de suas experiências anteriores, possam dar um outro olhar para o seu negócio. É importante esclarecer, porém, que um processo de mentoria não vai oferecer uma fórmula mágica para o sucesso da empresa e, tampouco, fornecer ideias iniciais para o empreendedor. O papel do mentor é, na verdade, aconselhar e mostrar, com base na sua própria experiência, o que pode ou não dar certo, mas, acima de tudo, o seu maior compromisso é com o mentorado, com o objetivo de ajudá-lo a desenvolver competências necessárias para que possa caminhar sozinho.

É com essa visão e sabendo que cada negócio possui suas particularidades que a mentoria trará resultados. “Não existe uma solução única, cada situação exige uma prática diferenciada. Ter um acompanhamento personalizado permite que a chance de sucesso seja maximizada e que seu negócio dê certo”, comenta Flávio Vinte, fundador da Vivaçúcar, empresa de trading de açúcar cristal, que recentemente passou por um processo de mentoria através do programa Exame Mentoria PME e contou com a ajuda de Alexandre Costa, fundador da Cacau Show e de Rodrigo Lacerda, Head of Global Brands da BRF. Ele lembra um dos primeiros pontos abordados pelo mentor e que podem ajudar a entender se você está no caminho certo. “O Alexandre me passou os dois lados dos negócios: a parte glamourosa de ser um empreendedor de sucesso, mas também a rotina de trabalho pesado. Isso foi importante para eu saber se empreender, de fato, era para mim”, relembra. 

Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei

Como conseguir um mentor?

O primeiro passo para quem deseja obter a tão bem-vinda e necessária mentoria é a pesquisa. Saber quem procurar é uma etapa que não pode ser negligenciada, pois é preciso entender se aquele executivo que você admira realmente vai conseguir lhe auxiliar. “Alinhe seus desafios atuais e pense como seu mentor pode lhe ajudar. Busque, ainda, as experiências que ele teve e que podem ser úteis de explorar. Depois de entender bem seu mentor, entre em contato com ele e exponha seus pontos com a maior clareza e objetividade possível. Isso pode garantir um match mais assertivo para ambos os lados. Lembre-se que nem sempre o grande executivo é o melhor mentor de todos. Às vezes, empreendedores que estão ao seu lado também têm grandes conhecimentos que podem lhe ajudar”, aconselha Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei.

Mas, afinal, como entrar em contato com essas pessoas fora de programas estruturados, como o da Exame, por exemplo? A dica de quem já passou por esse momento é aproveitar as facilidades das redes online e, também, da aproximação e do networking construído em grupos e associações, por exemplo. “Uma forma muito boa para se conseguir uma mentoria hoje é pelo LinkedIn, uma plataforma onde você pode se mostrar e encontrar profissionais que sejam relevantes e que você goste. A forma de convidar um mentor é que tem que ser olhada com cautela. É sempre necessário levar alguma coisa para a pessoa, mas sem ser invasivo, pois esses profissionais são muito ocupados. É preciso, também, oferecer algum benefício para que aquele profissional possa te mentorar. Outro detalhe é que todos nós estamos envolvidos em várias redes. Eu, por exemplo, participo da Endeavor, da Amcham, do IFL - Instituto de Formação de Líderes e esses lugares sempre possuem profissionais relevantes. Precisamos saber utilizar bem esse relacionamento e canais para chegar no profissional certo e conseguir uma mentoria”, sugere Vinte, que este ano foi listado pela Forbes como um dos jovens abaixo dos 30 anos mais influentes do país.

Se engana, porém, quem acha que esse benefício que deve ser levado até o possível mentor é um retorno financeiro. Para Torres, com o alinhamento correto, conseguir uma mentoria não é difícil e o ideal é fugir dos processos pagos, pois há sempre alguém disposto a ajudar sem esse tipo de cobrança. Para quem deseja saber mais sobre o processo antes de se aventurar num pedido de mentoria a um profissional específico, a solução é se familiarizar com os inúmeros programas online disponíveis, nos quais executivos de sucesso falam abertamente sobre suas experiências e dão dicas para quem está começando. É claro que, nestes casos, as “lições” não serão específicas para o seu negócio, mas é possível assimilar muito do conhecimento passado, conhecer vários empresários e iniciar o planejamento para uma abordagem correta.  

Preparação

Passada a etapa do primeiro contato e tendo o aceite do seu mentor, o próximo passo é saber como otimizar as reuniões marcadas, pois, apesar da disponibilidade em lhe atender, o tempo do empresário é muito valioso e gastá-lo com questões que já poderiam ter sido resolvidas é frustrante para os dois lados. Torres recomenda que, antes do encontro presencial, o empreendedor deixe claro seus desafios e objetivos e contextualize seu mentor por e-mail. Sobre as perguntas a serem feitas, ele sugere evitar fazer questionamentos em que você já queira dar a resposta a si mesmo, afinal de contas, é a visão de alguém de fora que está sendo buscada. Outra dica é evitar comparações com o negócio do executivo que está te mentorando. “O caminho que a Contabilizei percorreu até aqui, com toda certeza, é bem diferente do que a empresa dos meus mentorados trilhará. A conversa é uma troca de experiências e não uma receita ou passo a passo para o sucesso”, lembra.

     Flavio Vinte, fundador da Vivaçúcar 

Vinte conta que em um dos processos de mentoria pelos quais passou com Rodrigo Lacerda, ele apresentou dois projetos que, de imediato, foram “recusados” pelo mentor, que explicou as possíveis dificuldades para colocá-los em prática. O CEO da Vivaçúcar explica que, se tivesse levado a ideia bruta para desenvolver na sessão de mentoria, o tempo gasto com isso teria sido totalmente desperdiçado. “Eu sempre mostrei um desafio específico bem desenhado para, assim, começar a trabalhar a partir da experiência deles (mentores) em uma coisa mais certa. Nesses dois casos, o que foi feito foi adaptar a ideia para que ela pudesse ser implantada”, lembra.

Adaptação à experiência e feedback

Participar de um processo de mentoria, como lembrou Torres, não significa seguir os mesmos passos que o seu mentor trilhou na empresa dele. Isso porque cada negócio tem sua própria peculiaridade e é preciso estar atento ao que pode ou não fazer sentido (e dar resultados) para você. Vinte lembra que precisou adequar algumas experiências e sugestões para o seu ramo de atuação a fim de conseguir atingir os resultados desejados. “A Cacau Show é uma marca muito bem vista e boa parte do investimento do Alexandre é para esse lado. Em contrapartida, eu, como um trader de açúcar cristal, não tenho esse poder de marca com o consumidor. Logo, se eu pegasse simplesmente os exemplos dele, iria apenas queimar o meu caixa. O meu negócio é muito mais de bastidores, de ter boas relações com outros empresários, do que se apresentar como uma marca forte para o cliente final. Então, na medida em que eu o via fazendo algumas coisas, percebi que nem tudo era aplicável a mim e isso só eu pude perceber, porque ele não estava dentro do meu negócio”, explica.

Torres explica, ainda, que o sucesso de uma mentoria depende muito do mentorado, do seu processo de planejamento e da sua estratégia de ações a serem executadas. Ele revela, também, que é essencial manter contato com o mentor mesmo após o final da mentoria, dando retorno sobre aquilo que deu certo. “Essas trocas tornam o processo valoroso para ambas as partes”, finaliza.

Entender que é possível contar com a experiência de profissionais de sucesso sem que isso acarrete em mais uma despesa e conseguir separar aquilo que pode servir de insight para o seu negócio, definitivamente, parece ser a melhor opção para a ultrapassar muitas barreiras e estar à frente no mercado. E você, já pensou nisso? 


O Adm. Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, bateu um papo com o Canal a Serviço da Administração do CRA-SP sobre mentoria executiva, em que falou sobre a importância desse processo para executivos, jovens empreendedores e para os próprios mentores. 


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