A importância da gestão empresarial para o crescimento das pequenas empresas - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

A importância da gestão empresarial para o crescimento das pequenas empresas

Quando abordamos o tópico de gestão empresarial, é necessário tratá-lo com delicadeza, prestando atenção à forma como expressamos e definimos conceitos para evitar bloquear o entendimento do leitor. É notável que esse conteúdo ainda gera um desconforto para quem ainda não assimila e não consegue enxergar a grandeza de sua importância dentro das pequenas empresas. Embora seja um assunto antigo, tornou-se viral nesses últimos anos. Algumas reflexões ultrapassadas levam a conclusões precipitadas, ainda mais quando se confundem gerenciamento e administração de empresas com gestão empresarial, o que não está correto.

No mercado empresarial, ainda encontramos conceitos obsoletos. Muitas pessoas associam a gestão apenas ao controle de entradas e saídas, compras e vendas, com conceitos centralizadores, sem olhar para os outros setores da empresa, e isso não constitui gestão, sendo apenas uma forma de administrar sob a égide do gerenciamento do processo. 

Então, o que exatamente é gestão empresarial?

A gestão empresarial é o conjunto de conhecimentos e a integração de várias engrenagens: se uma começar apresentar defeito, haverá um grande reflexo nas demais e isso afetará o funcionamento de uma empresa em um todo. A gestão empresarial constitui-se de fundamentos mais aprofundados, realizados mediante um planejamento estratégico, no qual são previstos estatisticamente os passos que uma empresa seguirá. Por meio de uma visão sistêmica, o gestor consegue direcionar as organizações para um local seguro no mercado e não apenas apontar os números. 

O gestor empresarial tem o papel de mapear toda a empresa, despertando todos os seus propósitos, identificando sua identidade no mercado e definindo sua missão, visão e valores. Além disso, atua como líder nas tomadas de decisão estratégicas, orientando a equipe para alcançar os indicadores necessários para que as engrenagens não falhem.  O gestor também desempenha um papel crucial no que diz respeito ao turnover, que inclui contratação, treinamento de alto desempenho, orientação, reconhecimento por meio de feedbacks, promoções e, quando necessário, demissões.

É perceptível o avanço da gestão empresarial e os benefícios que ela vem trazendo dentro do mercado, ainda assim encontramos resistência quanto a sua aplicabilidade em pequenas empresas, por relacionar o conceito gestão empresarial de forma equivocada. A gestão empresarial é a junção de várias áreas em uma organização e é composta por gestão de pessoas e equipes, gestão da qualidade no oferecimento de produtos e serviços, gestão financeira, gestão de projetos, marketing e gestão jurídica. 

 Ante o exposto, concluímos que a cultura dessas pequenas empresas estão enraizadas e, em alguns casos, não buscam por uma atualização, fazendo com que essas organizações não alcancem uma progressão e equilíbrio no mercado.


Por Adm. João Marcos Lima Dias

CRA-SP Nº 6-007127

Gestor Empresarial




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados