Há um significativo conteúdo sobre Governança Corporativa (GC) disponível em livros, publicações em revistas, jornais e artigos em periódicos científicos, no Brasil e no exterior. Mais recentemente esse tema vem ganhando relevância no contexto das empresas familiares, especialmente as de capital fechado.
A fim de implantar um projeto de GC, o profissional deverá basear-se, inicialmente, na busca de respostas às três perguntas abaixo:
1) Qual é o grau de conhecimento sobre o tema?
Revelação importante para entender o nível de maturidade da empresa com relação ao tema GC, que transcorre sobre o conhecimento de seus princípios, de seus benefícios, de seus rituais e de seu papel independente e imparcial.
2) O que a empresa espera?
Ideal para conhecer as expectativas da empresa com relação a implantação do projeto, buscando verificar se há aderência com as boas práticas de GC por meio da priorização dos assuntos importantes e não dos urgentes.
3) Em que momento a empresa está?
Necessário para identificar quais são as dores do negócio e do(s) sócio(s), sejam elas de âmbito societário, operacional, comercial, financeiro, familiar ou estratégico. Nem sempre as dores assemelham-se a problemas, mas, geralmente, são o que desperta o interesse pelos projetos de implantação de GC.
Após identificada as respostas, um novo estágio deve ser atingido: o diagnóstico.
O diagnóstico, normalmente conduzido por um profissional externo, contribuirá para a estruturação do projeto de implantação de GC, considerando três diferentes dimensões:
Dimensão 1: O patrimônio
Apesar de existir diversos indicadores financeiros, para análises específicas, o entendimento da alocação do patrimônio proporcionará uma visão rápida sobre a distribuição dos ativos e passivos, a relação jurídica da sociedade e a proporcionalidade entre os sócios quando houver mais de um.
Dimensão 2: A empresa
Compreender o que a empresa faz, como faz, como vende e a quanto vende dará uma visão preliminar do negócio. Após a compreensão da visão preliminar é necessário aprofundar em questões mais detalhadas com relação ao segmento, ao mercado consumidor, aos concorrentes, aos produtos/serviços substitutos, as regulações e as tendências e inovações.
Dimensão 3: A família
Identificar qual é a relação da família com o negócio. Em qual geração a família está? Qual o programa de sucessão que a empresa utiliza ou pretende utilizar? A empresa possui formalizado o acordo de sócios? A empresa possui formalizado o protocolo familiar? A empresa possui conselho de família? Há alguma preocupação em considerar os herdeiros que não participam do negócio?
A depender do momento da empresa, o profissional responsável, caso não possua formação específica, necessitará apoiar-se no parecer de profissionais das áreas tributária, jurídica e psicológica, com finalidade de esclarecer aspectos técnicos e enriquecer o debate para contribuir com o processo decisório para implantação do projeto de GC.
Bom trabalho!
Por Adm. Rodrigo Montanari da Cunha
CRA-SP nº 139001
Conselheiro consultivo e consultor empresarial