Governança nas empresas familiares - CRA-SP
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Governança nas empresas familiares

Há um significativo conteúdo sobre Governança Corporativa (GC) disponível em livros, publicações em revistas, jornais e artigos em periódicos científicos, no Brasil e no exterior. Mais recentemente esse tema vem ganhando relevância no contexto das empresas familiares, especialmente as de capital fechado.

A fim de implantar um projeto de GC, o profissional deverá basear-se, inicialmente, na busca de respostas às três perguntas abaixo:

1) Qual é o grau de conhecimento sobre o tema?

Revelação importante para entender o nível de maturidade da empresa com relação ao tema GC, que transcorre sobre o conhecimento de seus princípios, de seus benefícios, de seus rituais e de seu papel independente e imparcial.

2) O que a empresa espera?

Ideal para conhecer as expectativas da empresa com relação a implantação do projeto, buscando verificar se há aderência com as boas práticas de GC por meio da priorização dos assuntos importantes e não dos urgentes.

3) Em que momento a empresa está?

Necessário para identificar quais são as dores do negócio e do(s) sócio(s), sejam elas de âmbito societário, operacional, comercial, financeiro, familiar ou estratégico. Nem sempre as dores assemelham-se a problemas, mas, geralmente, são o que desperta o interesse pelos projetos de implantação de GC.

Após identificada as respostas, um novo estágio deve ser atingido: o diagnóstico. 

O diagnóstico, normalmente conduzido por um profissional externo, contribuirá para a estruturação do projeto de implantação de GC, considerando três diferentes dimensões:

Dimensão 1: O patrimônio

Apesar de existir diversos indicadores financeiros, para análises específicas, o entendimento da alocação do patrimônio proporcionará uma visão rápida sobre a distribuição dos ativos e passivos, a relação jurídica da sociedade e a proporcionalidade entre os sócios quando houver mais de um.

Dimensão 2: A empresa

Compreender o que a empresa faz, como faz, como vende e a quanto vende dará uma visão preliminar do negócio. Após a compreensão da visão preliminar é necessário aprofundar em questões mais detalhadas com relação ao segmento, ao mercado consumidor, aos concorrentes, aos produtos/serviços substitutos, as regulações e as tendências e inovações.

Dimensão 3: A família

Identificar qual é a relação da família com o negócio. Em qual geração a família está? Qual o programa de sucessão que a empresa utiliza ou pretende utilizar? A empresa possui formalizado o acordo de sócios? A empresa possui formalizado o protocolo familiar? A empresa possui conselho de família? Há alguma preocupação em considerar os herdeiros que não participam do negócio?

A depender do momento da empresa, o profissional responsável, caso não possua formação específica, necessitará apoiar-se no parecer de profissionais das áreas tributária, jurídica e psicológica, com finalidade de esclarecer aspectos técnicos e enriquecer o debate para contribuir com o processo decisório para implantação do projeto de GC.

Bom trabalho!

Por Adm. Rodrigo Montanari da Cunha

CRA-SP nº 139001

Conselheiro consultivo e consultor empresarial 






Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
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