Por que fazer diagnóstico empresarial - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Por que fazer diagnóstico empresarial

Uma empresa é um conjunto de vários fatores. Conforme seu tamanho, a complexidade diminui ou aumenta. Mas, independente do porte dela, todos os setores devem agir de forma coesa e integrada para dar prosperidade e sustentabilidade. A gestão pode ser realizada por uma pessoa, caso da maioria das pequenas e médias empresas, nas quais normalmente o dono é o “faz tudo”, ou outras em que já há uma certa distribuição de responsabilidade.

É comum e normal os gestores darem prioridade a assuntos de maior afinidade ou então onde estão surgindo disrupturas ou problemas imediatos. É a chamada “gestão do fogo”. Apareceu o foco de incêndio, eu corro e apago. 

Para sua sobrevivência, as organizações procuram se fortalecer para superar os desafios que diariamente surgem. A superação começa com a identificação dos possíveis gargalos. 

A  gestão inovadora dá às empresas, independente de seu tamanho ou natureza, a possibilidade de identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, crescer e se sustentar no mercado. E uma importante ferramenta de gestão é o diagnóstico empresarial. 

O diagnóstico, através da coleta de dados da empresa, identifica suas necessidades atuais e futuras. A partir desta coleta são identificados, através de algoritmos, os pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas e as potencialidades da empresa, visando identificar suas causas e definir ações para a correção de desvios ou pontos de melhorias.

Trata-se de um trabalho de análise cuidadosa, que busca detectar os sintomas e dar-lhes sentido, não só dentro da organização, mas também no seu ambiente, dentro de um quadro inteligível e coerente, para que possam servir de base a uma futura ação a ser planejada. 

O instrumento de diagnóstico constitui-se num primeiro momento de análise administrativa, considerando-se uma consultoria ou assessoria empresarial. Essa etapa tem inúmeras vantagens,  mas é preciso reforçar que nenhuma organização é perfeita, cada uma tem pontos fortes e fracos, para os quais mecanismos compensatórios têm que ser encontrados. 

A eficiência de uma organização aumenta quando se aprende a diagnosticar suas próprias forças e fraquezas (ARAÚJO 2005). O diagnóstico empresarial possui como um dos principais objetivos tomar medidas corretivas e, se a empresa estiver numa situação desfavorável, analisar com profundidade quais as causas reais de tais problemas, visto que solucionar efeitos se traduz por desperdícios de tempo e capital (PINA ET AL, 1978).

Partindo do pressuposto que sua empresa já tem definidos o propósito, visão, missão, valores e negócio, então ela já sabe aonde quer chegar. 

Ninguém chega a lugar algum se não sabe de onde partir. 

O primeiro passo do diagnóstico empresarial é identificar em qual quadrante ela está em níveis de gestão e vendas. 

A partir deste momento, iremos para a segunda fase do diagnóstico, que é identificar os desafios e potencialidade de cada setor . 

Com estes dados em mãos partiremos para um plano de ação .

Por Adm. Antonio Luiz Casarin

CRA-SP nº 12.945

Presidente da Casarin Gestão Empresarial e Negócios





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados