Uma empresa é um conjunto de vários fatores. Conforme seu tamanho, a complexidade diminui ou aumenta. Mas, independente do porte dela, todos os setores devem agir de forma coesa e integrada para dar prosperidade e sustentabilidade. A gestão pode ser realizada por uma pessoa, caso da maioria das pequenas e médias empresas, nas quais normalmente o dono é o “faz tudo”, ou outras em que já há uma certa distribuição de responsabilidade.
É comum e normal os gestores darem prioridade a assuntos de maior afinidade ou então onde estão surgindo disrupturas ou problemas imediatos. É a chamada “gestão do fogo”. Apareceu o foco de incêndio, eu corro e apago.
Para sua sobrevivência, as organizações procuram se fortalecer para superar os desafios que diariamente surgem. A superação começa com a identificação dos possíveis gargalos.
A gestão inovadora dá às empresas, independente de seu tamanho ou natureza, a possibilidade de identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, crescer e se sustentar no mercado. E uma importante ferramenta de gestão é o diagnóstico empresarial.
O diagnóstico, através da coleta de dados da empresa, identifica suas necessidades atuais e futuras. A partir desta coleta são identificados, através de algoritmos, os pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas e as potencialidades da empresa, visando identificar suas causas e definir ações para a correção de desvios ou pontos de melhorias.
Trata-se de um trabalho de análise cuidadosa, que busca detectar os sintomas e dar-lhes sentido, não só dentro da organização, mas também no seu ambiente, dentro de um quadro inteligível e coerente, para que possam servir de base a uma futura ação a ser planejada.
O instrumento de diagnóstico constitui-se num primeiro momento de análise administrativa, considerando-se uma consultoria ou assessoria empresarial. Essa etapa tem inúmeras vantagens, mas é preciso reforçar que nenhuma organização é perfeita, cada uma tem pontos fortes e fracos, para os quais mecanismos compensatórios têm que ser encontrados.
A eficiência de uma organização aumenta quando se aprende a diagnosticar suas próprias forças e fraquezas (ARAÚJO 2005). O diagnóstico empresarial possui como um dos principais objetivos tomar medidas corretivas e, se a empresa estiver numa situação desfavorável, analisar com profundidade quais as causas reais de tais problemas, visto que solucionar efeitos se traduz por desperdícios de tempo e capital (PINA ET AL, 1978).
Partindo do pressuposto que sua empresa já tem definidos o propósito, visão, missão, valores e negócio, então ela já sabe aonde quer chegar.
Ninguém chega a lugar algum se não sabe de onde partir.
O primeiro passo do diagnóstico empresarial é identificar em qual quadrante ela está em níveis de gestão e vendas.
A partir deste momento, iremos para a segunda fase do diagnóstico, que é identificar os desafios e potencialidade de cada setor .
Com estes dados em mãos partiremos para um plano de ação .
Por Adm. Antonio Luiz Casarin
CRA-SP nº 12.945
Presidente da Casarin Gestão Empresarial e Negócios