Lucas, nosso ilustre leitor! - CRA-SP
Faça download do App |
Lucas, nosso ilustre leitor!

Recentemente descobrimos que não só os profissionais e estudantes de Administração acompanham as nossas matérias aqui na ADM PRO. Conheça a história do nosso seguidor mais jovem e, sem dúvida, mais especial

Todos os conteúdos que publicamos na ADM PRO têm como objetivo levar conhecimento aos profissionais da Administração. Quando pensamos na edição, nossa primeira pergunta é sempre “por que isso é importante para o dia a dia do nosso público?”. Nesta matéria, no entanto, pedimos licença a você, leitor. Nosso conteúdo não vai te ensinar a usar novas tecnologias no mercado de trabalho e nem mostrar as tendências no mundo da gestão. Ele te contará uma história que chegou até nós e que nos fez repensar inúmeras coisas tanto em nosso trabalho como em nossa vida. 

Embora não seja uma matéria técnica, ela começa com quem, justamente, é a nossa razão de existir: o profissional da Administração, neste caso em específico o Adm. Abelardo Plínio Zanzini Júnior. Leitor assíduo da nossa Revista, o administrador costumava rever as edições junto com o seu neto Lucas, rotina que se tornou um momento especial para os dois. Infelizmente, o Sr. Abelardo faleceu em abril de 2019 e o dia a dia do Lucas teve que mudar um pouco. Ele herdou os exemplares do avô e fez deles os seus companheiros inseparáveis: lia e relia inúmeras vezes, fazendo com que eles ficassem gastos após tanto manuseio. Foi esse amor do Lucas pela Revista que possibilitou que nós o conhecêssemos, mesmo que a distância. 

  Lucas e Sr. Abelardo 

Pedido

No dia 15 de junho, a filha do Sr. Abelardo, Giovana Zanzini Nasciben, nos enviou um e-mail contando a história do seu pai com o Lucas e perguntando se poderíamos encaminhar alguns exemplares antigos da ADM PRO para que eles pudessem trocar os que estavam velhos. Ela nos explicou que o Lucas, hoje com cinco anos, é autista, não se interessa por livros infantis e chorava sempre que os pais tentavam retirar as revistas para consertá-las com fita adesiva ou grampos.  

O contato da Giovana foi uma grande surpresa. Como nossa publicação podia ser algo tão importante para uma criança? Mais do que isso, foi um grande choque de responsabilidade: a Revista tinha passado a ser o item que materializava, para o Lucas, as boas recordações que ele guardava do avô. Enviar os exemplares era o mínimo que podíamos fazer pelo nosso mini leitor, mas havia um problema: no início de 2019 a Revista passou por uma reformulação de layout e ganhou outra “cara”. Tínhamos, em estoque, alguns exemplares de antes das mudanças, mas nossa preocupação era com o depois, uma vez que também iríamos incluir o nome dele no mailing. Será que o Lucas reconheceria neste novo design a mesma publicação de antes? 

Leitura em dia

Levamos nossa preocupação em relação às capas para a Giovana e ela nos disse que era possível que o Lucas associasse as diferenças caso visse, juntos, os antigos e recentes exemplares. E assim foi feito. No dia 18 de junho (coincidentemente Dia do Orgulho Autista), o Lucas recebeu suas novas edições, juntamente com uma capa personalizada que nós, aqui da redação da ADM PRO, produzimos especialmente para ele. Essa foi a forma que achamos para agradecê-lo por tanto carinho pela nossa Revista e a alegria dele ao se reconhecer na capa é perceptível na foto que abre esta matéria. 


       Lucas lendo os seus exemplares antigos 

Para Giovana, a felicidade do Lucas ao receber os exemplares certamente foi acompanhada pelo Sr. Abelardo. “Meu pai, que tanto amava essa profissão, deve estar feliz de onde estiver com essa alegria imensa. Tenho certeza de que o Lucas levará esse carinho do avô em ler as novidades do mundo da Administração para sempre com ele. Apesar de ser uma criança não verbal, não precisamos de palavras para ver as boas memórias que o momento de abrir a Revista lhe traz”, explicou. 

Por que falar sobre isso?

Por que saímos de reportagens tão específicas para contar algo que aconteceu no nosso cotidiano dentro da redação? Existem algumas respostas para esta pergunta e uma delas é levar a vocês um pouco da alegria do Lucas, principalmente no momento atual, em que nos vemos rodeados de notícias tão ruins e desanimadoras. 

Coincidentemente, essa história aparece na mesma edição em que falamos sobre humanização no trabalho. É claro que o conceito discutido na nossa reportagem de capa é muito mais amplo e envolve inúmeras ações em diversos setores, mas ele tem um ponto comum com essa história: a responsabilidade contínua de pensarmos primeiro nas pessoas e em suas necessidades, inclusive no exercício do nosso trabalho. Foi exatamente isso que o Lucas despertou em nós e acreditamos que este também é um grande ensinamento para os profissionais que atuam, justamente, nesta área tão humana que é a Administração. 

Além disso, caros leitores, daqui para frente, sempre que pensarmos em uma pauta, nossa primeira pergunta será “e o Lucas, vai gostar deste assunto?”. 



Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados