CRA-SP tem novos conselheiros e diretoria para o próximo biênio - CRA-SP
Faça download do App |
CRA-SP tem novos conselheiros e diretoria para o próximo biênio

Administradores eleitos no final de 2020 tomaram posse de seus mandatos e se juntaram aos demais representantes que permanecem no Conselho. À nova diretoria, formada pelos conselheiros efetivos, coube a escolha do presidente que estará à frente do CRA-SP em 2021/2022

Continuar os trabalhos desenvolvidos pela última gestão, aprimorar o relacionamento do Conselho com os futuros profissionais, debater temas cada vez mais diversos e inclusivos, fortalecer as contribuições dos Grupos de Excelência, repensar o papel do profissional da Administração no futuro e adotar cada vez mais ferramentas de gestão na condução do Conselho. Esses foram alguns dos compromissos firmados pelos administradores eleitos no pleito de 2020, que tomaram posse de seus mandatos no último dia 11 de janeiro. 

Participaram da cerimônia de posse, realizada durante Reunião Plenária do CRA-SP, os atuais conselheiros efetivos e suplentes (veja relação abaixo), e também os administradores Roberto Carvalho Cardoso (que presidiu o Conselho entre 2015 e 2020), Luiz Carlos Marques Ricardo e Rogério Fernando de Góes, que deixam a casa após o término de seus mandatos. 

    Alberto Whitaker, presidente do CRA-SP

À frente do CRA-SP no biênio 2021/2022 estará Alberto Whitaker, profissional graduado em Administração e Direito, com diversos cursos de extensão focados em Governança Corporativa.  Atualmente, Whitaker é membro do Comitê de Auditoria da CAIXA, integrante do Conselho Fiscal do Museu de Arte de São Paulo – MASP, conselheiro na Fundação Bienal de São Paulo e também se dedica como “Senior Advisor” Associado, especializado em Conselhos, junto a LHH - Lee Hetch Harrison, empresa global focada no desenvolvimento de talentos e transição de carreira.

Compromissos

A continuidade das ações realizadas nos últimos anos é uma das marcas da próxima gestão, conforme explicou Whitaker. “Tentaremos prosseguir com todo o trabalho que o presidente Roberto vinha fazendo. Graças à atuação dele é que o CRA-SP tem hoje essa posição destacada”. 

Quem também acredita que a manutenção de atuais programas é necessária para resultados cada vez melhores é o Adm. Silvio Augusto Minciotti, ex-conselheiro do CRA-SP e que agora retorna como atual vice-presidente para Assuntos Acadêmicos. “O CRA-SP tem um papel fundamental, seja na representação dos profissionais de forma geral, seja na aproximação com a academia. Esse relacionamento que já vem sendo feito com excelentes resultados entre o Conselho e as universidades será, na medida do possível, incrementado, para que se torne ainda mais efetivo”, disse. 

          Administradores que deixaram o Conselho

A interação com os estudantes também foi abordada pelo Adm. Walter Sigollo, ex-presidente do CRA-SP (entre 2009 e 2014) e atual conselheiro suplente. “Nossa expectativa é propiciar cada vez mais desenvolvimento, educação e fiscalização da própria profissão para aqueles que já estão formados. E, para os alunos, a oportunidade de eles interagirem diretamente conosco, podendo aproveitar todos os benefícios que o Conselho pode proporcionar”, lembrou.  

Outra questão destacada, desta vez pela conselheira Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, reeleita para um mandato de mais quatro anos e atual 2ª secretária, foi o fortalecimento dos Grupos de Excelência. Citando o recente lançamento do Grupo de Estudos da Mulher Administradora – GEEMAD, ela ressaltou a participação cada vez maior de mulheres junto ao Conselho. “Eu acho que podemos fortalecer a contribuição delas e de todos os nossos Grupos de Excelência. Esse sempre é um espaço bastante grande e produtivo para gerar mais conhecimento. Acredito que podemos também estimular um clima de inovação e colaboração porque é assim que nós conseguiremos atingir as nossas metas e alavancar aquilo que já alcançamos de forma tão positiva”, enfatizou. 

Novos desafios

A evolução da profissão e os recentes desafios, principalmente diante dos novos modelos de trabalho que se estabeleceram durante a pandemia, também foram abordados pelos conselheiros. Para o Adm. Marcos Cobra, reeleito para mais um mandato de quatro anos, é hora de avaliarmos quem será o novo profissional da Administração. “O processo de renovação é importante porque nós vivemos uma era de transição que nunca imaginamos que fosse acontecer. Hoje, nós podemos dizer que nem da incerteza nós temos certeza. O professor, o administrador e as empresas precisam rever os seus objetivos, reformular suas estratégias e pensar em algo novo. É preciso repensar qual é o papel do administrador no futuro. Como será esse personagem? Esse é um grande dilema para todos nós e essa gestão [do CRA-SP] tem como fundamento criar novas condições para que a profissão e o administrador continuem sendo a chave para a administração deste País”, lembrou. 

Para o conselheiro João Paulo Vergueiro, ex-coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor e eleito pela primeira vez como conselheiro do CRA-SP, é preciso trazer cada vez mais diversidade para o debate. “É bastante satisfatório, depois de 10 anos contribuindo com o Conselho por meio dos Grupos de Excelência, ter a oportunidade agora de apoiar o desenvolvimento da nossa profissão como conselheiro suplente. O CRA-SP já vem há muitos anos trabalhando com os temas de Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão e Terceiro Setor e esperamos levar isso cada vez mais adiante, aprofundando esses assuntos, trazendo novos temas e abrindo cada vez mais a casa para outros conteúdos de gestão, que são importantes, promovem a inclusão social, o desenvolvimento do País e fazem toda a diferença”, defendeu. 

Para o Adm. Hong Yuh Ching, além de debater mais conteúdos ligados à gestão, é preciso fazer uso de novas ferramentas para que a administração no Conselho seja ainda mais eficaz. O conselheiro, reeleito para um novo mandato de quatro anos, dessa vez como efetivo, também se disse honrado em ocupar, nos próximos dois anos, o cargo de vice-presidente Administrativo. “Nessa posição, eu pretendo trazer várias ferramentas de gestão contemporânea que acontecem no mercado e dar um up aqui na nossa casa. Já andei conversando com algumas pessoas e agora pretendo fazer isso de uma forma mais efetiva para fazer com que o CRA-SP avance ainda mais para um futuro que já está vindo de forma tão desafiadora. Se nós não tivermos ferramentas de gestão, ficaremos para trás. No final, o Conselho é uma empresa como qualquer outra”, explicou. 

Entenda como funcionam as eleições no CRA-SP

A cada dois anos, o Sistema CFA/CRAs realiza as eleições para conselheiros federais e regionais. O pleito elege, alternadamente, um terço e dois terços dos representantes do Sistema para um mandato de quatro anos, que pode ser estendido por mais quatro por meio da reeleição. Em 2020, o pleito renovou um terço dos representantes no CRA-SP. Três conselheiros participantes da chapa vencedora estão, agora, no segundo mandato consecutivo.

A cada biênio, as novas composições também elegem as diretorias executivas dos Conselhos Federal e Regionais, nomeando os presidentes e vice-presidentes de cada área. Atualmente, todo o processo eleitoral (incluindo a votação e as justificativas de ausência) é realizado pelo CFA de forma eletrônica, por meio da internet. 

Conheça o atual quadro de conselheiros do CRA-SP 

Conselheiros Efetivos / Diretoria



Conselheiros suplentes

Adm. Antonio Carlos Cassarro 


Adm. Fernando de Carvalho Cardoso



Adm. João Paulo de Andrade Vergueiro



Adm. Marcos Nogueira Cobra




Adm. Murilo Lemos de Lemos



Adm. Silvio José Moura e Silva




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados