Influência: um novo jeito de conquistar mentes e corações - CRA-SP
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Influência: um novo jeito de conquistar mentes e corações

Presença em eventos, fotos diárias, produção de vídeos e muita disposição, dedicação e disciplina para conciliar trabalho com estudos diários em busca de conteúdos relevantes para o público. É assim que a advogada Lilian Paiva Santos Miranda ou Lili Paiva, como é conhecida, vem construindo a sua carreira como digital influencer, função que tem ganhado destaque nas estratégias de marketing de empresas que buscam, por meio do diálogo e engajamento com seus consumidores, aumentar a exposição de suas marcas e, consequentemente, promover vendas. 

Abastecidos de conteúdos e com a vantagem de possuir “linha direta” com os públicos efetivo e potencial das marcas, Lili e os mais de 300 mil outros influenciadores digitais (youtubers, instagrammers, blogueiros etc.) do Brasil apoiam-se em suas experiências reais com produtos e/ou serviços para “traduzir” mensagens que as empresas desejam disseminar. “Os influenciadores conseguem falar com o consumidor de maneira simples, criando consciência de marca e gerando valor para ela”, afirma Rafael Arty, head de marketing de influência do Grupo Comunique-se.

De acordo com Rafael Correia, sócio e cofundador da Vert Inteligência Digital – consultoria de inteligência de mercado baseada em análise de dados coletados nas redes sociais – essa mudança de estratégia nas organizações se deve à queda de desempenho de modelos de marketing tradicionais, que geram resistência a campanhas de anúncios online, e à alteração nos hábitos de consumo dos usuários de internet, que cada vez mais optam por plataformas on demand (NetflixSpotifyWhatsapp etc.) onde possuem controle total do conteúdo consumido e podem conectar-se a pessoas, ao invés de instituições, para obter referências de produtos, opiniões e tendências.

“Nos últimos 15 anos a publicidade deixou de ser uma via de mão única, na qual a marca falava o queria, onde queria, desde que tivesse verba para anunciar. A partir do momento em que a internet deu voz para as pessoas e o público com acesso a ela conseguiu entender que poderia consumir conteúdo como e quando quisesse, tudo mudou. As marcas necessitam de algo a mais do que só vender, precisam contar histórias que façam sentido para o seu consumidor. Produtos que não são de qualidade e marcas que não têm bons controles de atendimento acabam não tendo sucesso em campanhas com influenciadores. Ou seja, a dinâmica toda mudou, não só por causa do marketing de influência, mas também por causa das mídias sociais que, por sua vez, deram espaço para este novo modo de se comunicar com o público”, destacou Correia.   

Pessoas confiam em pessoas

Credibilidade e proximidade são algumas das características que norteiam a atuação dos influenciadores digitais. E é com base nelas, não em número de seguidores, que especialistas indicam a escolha do profissional que irá falar com o público sobre a marca. “O influenciador é nativo do digital e se mostra naturalmente, com sua personalidade, qualidades e defeitos. Ele é a grande estrela de uma mídia que é toda dele, que fala com uma audiência que foi construída e nutrida exclusivamente por ele. Se pensarmos no influenciador só como mais uma opção de veículo no qual vamos divulgar a nossa campanha – como se faz com canais de televisão – estamos deixando de lado o seu grande diferencial, que é justamente a capacidade de criar conteúdo que representa o público. Influência não se compra na base da circulação ou tiragem. É, acima de tudo, contato humano”, alerta Arty.

Desta forma, antes de iniciar o recrutamento de influenciadores, Correia ressalta a importância de a empresa se atentar a suas metas, público-alvo e mensagem. Para ele, uma campanha pode ser muito malsucedida com a escolha de influenciadores que não se adequam ao tipo de mensagem ou que não “conversam” com o público que a empresa deseja atingir. Além disso, é importante lembrar que influenciadores digitais prezam pela verdade em suas publicações, visto que disso depende sua credibilidade. “Um influenciador que faz a campanha de uma marca em seu canal propõe-se a atrelar seu nome a isso e, com certeza, irá analisar se o produto ou serviço é interessante para o seu público, se não é algo que fere seus interesses ou convicções e, ainda, se acredita naquilo. Isso acontece porque se ele associar seu nome a um produto ou marca que possa ferir sua reputação, perderá toda sua credibilidade e, dessa forma, sua carreira como influenciador é prejudicada.”

Para Lili, que coleciona mais de 330 mil seguidores no Instagram, o sucesso da parceria com empresas está intimamente ligado ao nível de profissionalismo na relação. “Ser Digital Influencer se tornou uma profissão e, embora ainda não exista uma legislação específica, fazer um contrato ajuda muito no amparo jurídico, para que ambas as partes fiquem resguardadas de seus direitos e obrigações”, conclui.


Como impulsionar o seu negócio com influenciadores digitais

O não que fazer

1-    Escolher influenciadores pelo número de seguidores – O importante é o engajamento e a confiança conquistada na interação entre profissional e público;

2-    Contratar pessoas inexperientes – Tanto as redes sociais quanto o marketing de influência necessitam de profissionais experientes, sob o risco de prejuízo;

3-    Escolher um influenciador porque gosta dele – É preciso avaliar a ligação do influenciador com a proposta e a mensagem que a empresa pretende disseminar;

4-    Pensar em ações de curto prazo – Ações pontuais podem frustrar o contratante, por não gerarem os resultados esperados, além de representarem a perda de investimento.

O que fazer

1 – Estudar o perfil da audiência e não só o perfil do influenciador – Sem essa informação, dificilmente será possível formatar uma campanha efetiva;

2 – Formar uma equipe eficiente de relacionamento e gestão de pessoas – Uma campanha com influenciadores é caracterizada pela gestão de pessoas e não pela compra de mídia;

3 – Ser o mais assertivo e o mais racional possível – Paute suas decisões em números e dados e não só no achismo;

4 – Invista no relacionamento com o influenciador – Campanhas de longo prazo permitem que o influenciador tenha contato com o produto/serviço, para que a experiência transmitida ao público seja real.

Fonte: Grupo Comunique-se 

LinkedIn Top Voices - Influenciadores de negócios

Em novembro de 2018, o LinkedIn divulgou a segunda edição da lista LinkedIn Top Voices: Influencers Brasil, que tem como objetivo elencar usuários brasileiros que, entre os mais de 2 milhões de posts, vídeos e artigos diários publicados na plataforma, compartilham pontos de vista únicos e iniciam conversas relevantes sobre negócios que fazem com que toda a rede fique bem informada. A lista foi compilada com a colaboração de editores e cientistas de dados do LinkedIn no período de setembro de 2017 a setembro de 2018, com base no engajamento, produção de conteúdo dentro de suas áreas de expertise e o crescimento de seguidores relacionados a seus setores de atuação.

Conheça agora quem são os líderes, pensadores e inovadores que analisaram os maiores problemas da atualidade junto aos usuários do LinkedIn e prestam uma ajuda valiosa aos profissionais do país em busca do sucesso no mundo dos negócios:


Ricardo Amorim

O economista, empreendedor, apresentador de televisão, colunista e palestrante trata em seus posts e artigos de assuntos como economia, finanças, investimentos, dicas de carreira e gestão, além de tecnologia, startups e disrupção. 

Luiza Helena Trajano

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, ela é uma voz ativa sobre a importância do aumento da representação feminina na sociedade, mas também fala sobre gestão de empresas e outros assuntos que inspiram no trabalho.  

Rodrigo Galindo

Presidente da Kroton Educacional, Galindo fala sobre empreendedorismo, governança corporativa e responsabilidade social, além de descrever o seu dia a dia como CEO de uma empresa de educação e abordar o tópico de inovação em grandes companhias.  

Fábio Colletti Barbosa

Membro dos conselhos de Administração do Itaú-Unibanco, Gávea Investimentos, CBMM, Natura Cosméticos, Hering e Insper, Fábio escreve sobre valores, carreira e a construção de um Brasil melhor. 

Gilberto Dimenstein

Fundador do Catraca Livre, seus posts, vídeos e artigos se concentram em temas ligados a cidadania e direitos humanos.  

Walter Longo

Empreendedor, palestrante e presidente da Unimark Comunicações, Walter escreve sobre inovação, empreendedorismo, transformação digital e gestão em tempos de mudança e liderança.  

Sofia Esteves

Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos, Sofia aborda temas ligados a gestão de carreira, incluindo futuro do trabalho, networking, sucesso e autoconhecimento.  

Gustavo Caetano

O CEO da Sambatech concentra sua produção em temas ligados ao empreendedorismo e inovação, com ênfase em tecnologia.  

Erich Beting

CEO da Máquina do Esporte, Erich busca oferecer um olhar alternativo sobre marketing, gestão e patrocínio no mercado esportivo.  

Fiamma Zarife

A diretora-geral do Twitter Brasil publica conteúdos sobre liderança, diversidade e tecnologia. 

Fonte: LinkedIn


Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
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