ENCOAD 2019 - Os desafios que o novo profissional de finanças deve enfrentar - CRA-SP
Faça download do App |
ENCOAD 2019 - Os desafios que o novo profissional de finanças deve enfrentar

Em um cenário de mudanças, como o administrador financeiro pode reaprender com as transformações e se qualificar para o futuro.

Juros mais baixos, economia externa estável, maior oferta de serviços e um mercado mais dinâmico. Esses são os pontos positivos das mudanças no cenário financeiro. Porém, a instabilidade global e as transições tecnológicas que acontecem cada vez mais rápido, são alguns dos principais motivos pelos quais empresas grandes e de capital aberto, que figuram no S&P 500, as ações mais importantes da bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE), estejam com uma perspectiva cada vez menor de duração. André Massaro, coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira (GEAF/CRA-SP), explicou que a expectativa de vida das empresas, segundo uma pesquisa realizada pela Credit Suisse, em 2017, seja de 15 anos.

Além de análise, controle e planejamento, o objetivo do administrador financeiro sempre foi fazer o que estiver ao seu alcance para maximizar o valor da empresa. No entanto, com as novas condições de negócio, esse propósito deve ficar em segundo plano, como esclareceu André: “Daqui para frente, esse objetivo pode e, provavelmente, vai mudar. Num universo em que empresas estão durando cada vez menos, a gente vai ter que substituir esse objetivo supremo de maximização de valor para, simplesmente, sobreviver. Se você conseguir durar mais do que os 15 anos, você já vai ser um vitorioso.”

Além disso, Massaro disse que é preciso tomar muito cuidado para não colocar a empresa no topo de um mercado incerto, achando que ela é a melhor, porque esse mercado pode derrubar o seu negócio.   

Como fazer com que a organização perdure em um cenário de imprecisões?

Com os novos modelos de negócio e estatísticas, o administrador financeiro deixa de ser um gestor de dinheiro e passa a ser um gestor de incertezas e o propósito principal passa a ser existir a longo prazo. “Você não pode mais tomar a sua própria sobrevivência como uma coisa garantida. Além disso, o profissional de finanças precisa entender o colega de trabalho para saber quando é a melhor hora de investir em algo novo e assegurar que a empresa não entre em uma situação de risco, por falta de comunicação”, explicou. 

Para o especialista, será necessário reaprender coisas como, estruturação de capital e relacionamento com investidores e agentes do mercado. Além disso, é importante que as habilidades de inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, criatividade e gestão de pessoas sejam desenvolvidas, assim como será preciso estar atento ao entendimento do negócio, modelos quantitativos de gestão de riscos, tendências sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas, porque isso será exigido do profissional de finanças que trabalha com mercado, serviços e produtos financeiros, num futuro próximo. “Invista em cursos de capacitação, aprimore seu currículo, adquira as competências de soft skills e esteja pronto para as mudanças”, finalizou. 




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados