ENCOAD 2019 - Mindset como uma oportunidade de desenvolvimento da sua empresa - CRA-SP
Faça download do App |
ENCOAD 2019 - Mindset como uma oportunidade de desenvolvimento da sua empresa

Mudanças nas atitudes mentais de cada indivíduo podem mudar o futuro de uma empresa.

De forma direta, podemos definir a palavra mindset como a configuração da mente. Hoje em dia, esse termo tem sido muito falado e escrito por aí, simplesmente porque a nova era mundial (a digital), está exigindo que o indivíduo reconfigure sua forma de pensar e, consequentemente, de agir para acompanhar, lado a lado, os acelerados passos do planeta.

Essa exigência tem sido válida também para as empresas. Muitas delas ainda têm uma mentalidade fixa, presa à zona de conforto e ao medo enorme de errar. Por isso, não arriscam, não descobrem novos tipos de negócios e não conseguem acompanhar a evolução dos seus consumidores e, até mesmo, dos colaboradores e fornecedores. Fazer essas organizações mudarem seu mindset é o mesmo que fazê-las superarem suas limitações e experimentarem as inovações do mercado. Enfim, “tirá-las da caixinha” e deixá-las mais competitivas e preparadas para o futuro incerto dos negócios.

Um exemplo de empresas que reconfiguraram seu mindset é a Apple e a Google, gigantes que adotaram técnicas de neurociência para conduzirem seus consumidores a realizarem as ações pretendidas por elas. De acordo com Sandra Regina, uma das palestrantes do ENCOAD 2019, “quando você descobre como o cérebro do seu cliente, do seu funcionário e de outras pessoas funciona, você consegue uma ferramenta fantástica”.

No Brasil, a maioria das empresas tem um mindset fixo e é preciso mudar a realidade para que essas organizações não botem um fim aos seus negócios devido à mutação constante do mercado. Na palestra “Gestão de Empresas Familiares: o mindset para a reaprendizagem”, Sandra Regina Luz Inácio, coordenadora do Grupo de Excelência em Empresa Familiares (GEEF/CRA-SP) explicou como funciona a alteração de um padrão mental. Mudar atitudes presentes em nossa rotina, por exemplo, é uma boa estratégia para reconfigurar o cérebro humano, que aprende por repetição. Outra técnica usada na reprogramação cerebral é a hipnose para “desativar” a consciência existente e trazer à tona o subconsciente com traumas e sentimentos que não permitem a evolução pessoa. 

Nas empresas também podem ser realizadas atividades que ajudam nessa transformação mental. O mindfulness é uma delas. Através de um conjunto de técnicas usadas por profissionais, as mentes dos colaboradores são despertadas, por meio da meditação em algumas sessões. Mais equilíbrio emocional, saúde e quebra de padrões mentais são alguns dos benefícios dessa metodologia. 

 Para os empresários e líderes, uma dica: invistam no mindset de inovação e incentivem a colaboração interna e externa. Trazer novas tecnologias que ajudem na evolução da empresa também é um movimento muito bem-vindo nesse processo de reconfiguração, pois elas podem ser a chave para o sucesso tão procurado.

Ao final da palestra, uma conclusão: para mudar a realidade da sua vida ou da sua empresa, o primeiro passo é sair da zona de conforto. Depois, é importante que a mente dos líderes, colaboradores (do indivíduo de uma forma geral) estejam equilibradas para nenhum medo ou trauma impedir que as realizações buscadas sejam alcançadas.






Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados