ENCOAD 2019 - Os desafios da geração de energia solar para áreas isoladas - CRA-SP
Faça download do App |
ENCOAD 2019 - Os desafios da geração de energia solar para áreas isoladas

No país de maior capacidade de produção de energia limpa e sustentável, como estender às regiões mais necessitadas.

O Brasil tem um grande potencial para gerar energia solar por causa das suas condições climáticas, mas, infelizmente, esse sistema que traz inúmeras vantagens não é bem aproveitado por aqui. Aurélio de Andrade Souza, conselheiro no Fundo Verde para o clima GCF das Nações Unidas, contou um pouco sobre a experiência de levar energia para regiões distantes e os benefícios que ela traz para todos.

De acordo com ele, além de facilitar o acesso das pessoas à energia, esse trabalho de levar energia solar para as regiões mais afastadas permite o aprofundamento do aspecto da produtividade para redução dos índices de pobreza; melhora da qualidade da água e da questão da fome através do processamento de alimentos; promove o avanço na saúde, porque, com a refrigeração, pode-se conservar vacinas e alimentos que contribuem para a qualidade de vida das pessoas; além de tornar as comunidades mais sustentáveis sem a queima de diesel para a produção da energia. Esses são alguns dos 17 pontos que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado em 2015, pela cúpula das Nações Unidas.

Aurélio de Andrade e Fernando Marques

 A região Norte do país é o maior sistema isolado de consumo da energia a base do diesel do mundo e, segundo Souza, em época de eleição, o combustível acaba virando uma moeda de troca: “Se um morador precisa de um gerador ou de óleo, tem que votar em determinado candidato político. Se este candidato ganha a eleição, a energia está garantida. Lamentavelmente, esses casos ainda acontecerão por algum tempo.”

Por conta dos deslocamentos demorados, Souza ressalta que para chegar a essas comunidades e levar uma infraestrutura um pouco melhor, é preciso utilizar vários tipos de meios de transporte e isso eleva o custo da operação. Apesar disso, ele acredita que os sistemas híbridos, que reúnem várias fontes, dão segurança no caso de falhas. “Na Amazônia, o sistema utilizado é o solar fotovoltaico, que tem o objetivo de diminuir o consumo de óleo diesel. Os moradores das comunidades são capacitados para saber o que fazer caso aconteça alguma falha na geração de energia. O cara não vai ser um expert em eletrônica, mas pode, pelo menos, dizer: ‘olha, foi o controlador que acendeu luz tal’, ou, ‘tem uma caixinha ali que está piscando’”, completou. “É muito importante que os governos estaduais e federal tenham interesse em criar novos projetos e ajudar os que já existem. O País tem potencial para gerar esse tipo de energia que é limpa e barata”, finalizou.




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados