Primeiro evento do CRA-SP em 2024 aborda a gestão sustentável na logística - CRA-SP
Faça download do App |
Primeiro evento do CRA-SP em 2024 aborda a gestão sustentável na logística

No último dia 27 de fevereiro aconteceu o primeiro evento do CRA-SP em 2024. Realizado em parceria com o Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística - GELOG, o webinar “Logística 4.0: Gestão Sustentável de Armazéns e Centros de Distribuição” teve como objetivo atualizar os profissionais de Administração sobre questões que impulsionam maior eficiência e produtividade a fim de gerar resultados sustentáveis, bem como refletir sobre a aplicação de automação e tecnologias avançadas na movimentação e armazenagem de equipamentos. 

Ao propor uma reflexão sobre como a cadeia de suprimentos interage nesse novo contexto relacionado ao meio ambiente e sustentabilidade, e de como uma empresa deve analisar as suas instalações e infraestrutura, o encontro ainda abordou a importância de olhar para dentro e cooperar para fora das organizações.  

O especialista convidado pelo GELOG para falar sobre o assunto foi o diretor de logística e suprimentos do KION Group, Marcello Cevales, que possui MBA em gestão empresarial pela FGV e também é docente na Universidade Cândido Mendes. Dentre os temas abordados pelo palestrante, alguns dos destaques foram o ranking global dos fabricantes de empilhadeiras e automação de armazéns, as soluções ESG para empilhadeiras, a logística 4.0 com foco em energia e sustentabilidade e a automação de armazéns. 

O que é logística 4.0?

Tecnicamente, a logística 4.0 está relacionada às diretrizes da indústria 4.0, que usa a tecnologia para tornar os processos mais inteligentes, a conhecida operação smart, que cria um sistema produtivo, eficiente, automatizado e de alta visibilidade. 

Na prática, a implementação faz o uso de equipamentos tecnológicos que permitam mais produtividade, como contêineres, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligentes para criar um fluxo de abastecimento automatizado, que funcione em rede.  

Carregamentos manuais e a legislação

Dentre a variedade de temas abordados durante a live, o momento da discussão sobre as divergências entre os carregamentos manuais e o que, de fato, consta na legislação brasileira foi importante para que os profissionais e estudantes de Administração e Logística entendessem o panorama nacional. 

Cevales explicou que, visando zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores, a CLT, algumas normas regulamentadoras e métodos internacionais apresentam limites em relação ao peso manualmente carregado por um empregado. De conformidade com o art.198 da CLT, a capacidade de remoção máxima de um colaborador é de 60 kg. No entanto, na prática tais normas nem sempre se configuram como realidade no país. “O Brasil ainda usa muito pouco as empilhadeiras em seu movimento de materiais. Quem está na indústria e está vendo a empilhadeira realmente acha que aquilo é o correto e normal. Mas o Brasil ainda precisa se desenvolver e caminhar nessa direção”, refletiu Cevales. 

O webinar ainda dedicou alguns minutos para dialogar com os participantes e receber as dúvidas dos ouvintes sobre o tema. Ao ser questionado sobre como os processos se adaptam à inteligência artificial na logística 4.0, Cevales definiu essa interação como positiva. “Quanto mais o tempo passa, mais as empresas se preocupam com os funcionários e com os acidentes. Quando a gente fala sobre tecnologia e ter inteligência artificial, por exemplo, é porque as empilhadeiras passaram a trabalhar em um modelo autônomo para que o operador não sofra nenhum acidente”, esclareceu o expositor. 

Convite especial 

Antes do início da apresentação do especialista Cevales, o Adm. Argemiro Rodrigues, vice-coordenador do GELOG, apresentou o grupo e falou um pouco mais sobre suas atividades. “O GELOG discute, analisa e conversa com profissionais de mercado, ao mesmo tempo em que escreve artigos relacionados ao tema. Também participamos de fóruns, como este webinar”, contou. 

O vice-coordenador ainda compartilhou que o grupo está aberto à entrada de novos membros e que essa seleção é feita por meio de uma breve entrevista. “Você, que é um profissional que tem vínculos com a área de Logística, entre em contato com o grupo para podermos começar o processo, que é bem simples: nós analisamos a sua experiência e seu currículo e propomos uma primeira conversa, na qual fazemos uma entrevista bem informal para entender como você pode contribuir”, convidou o coordenador. 

Ainda dá tempo de assistir…

A palestra “Logística 4.0: Gestão Sustentável de Armazéns e Centros de Distribuição” foi transmitida pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e alcançou 1.276 visualizações ao vivo. Reveja ou assista o conteúdo na íntegra no vídeo abaixo. 

Logística 4.0: Gestão Sustentável de Armazéns e Centros de Distribuição





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados