Ressignificando transição de carreira - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Ressignificando transição de carreira

Durante minha vida profissional fiz inúmeras transições de carreira, no entanto, venho observando certa resistência em relação ao assunto. 

Para ressignificar o tema, quero destacar que transição de carreira trata de modelo a ser seguido, podendo ser, no mesmo segmento ou segmento diferente. 

A transição de carreira é direcionada a profissionais que estão em busca de algo a mais, novas possibilidades, crescimento profissional, visão diferenciada  e desafios que a função atual não garante. 

Se você é do tipo de profissional que pensa que fazer transição de carreira é começar do zero, saiba que isto é mero engano: você poderá se utilizar do seu conhecimento para esta nova jornada. 

Vejamos um exemplo: você poderá optar por mudar de posicionamento e almejar cargo de liderança, ser consultor, mudar de segmento ou mesmo ter o próprio negócio, podendo se utilizar dos conhecimentos já adquiridos e utilizá-los nesta nova empreitada. 

É importante trazer clareza do que pode estar por trás de sua decisão. Estes motivadores, em conjunto com o seu propósito ou objetivo, serão o combustível  para que seu projeto tenha sucesso. 

Os motivadores podem estar ligados a oportunidades, questões salariais,  afinidade com área, qualidade de vida, flexibilidade, questões de relacionamento, enfim, são vários os motivos que podem fazer com que você parta para o próximo nível e devem estar bem claros na sua mente. Sem esta clareza, e dependendo do motivador, você poderá cometer um erro que cedo ou tarde possa vir a se arrepender. 

Outro ponto importante está relacionado ao tempo que pode levar este processo e isto dependerá muito da pessoa, visto que uns passam a vida profissional desejando atuar em segmento diferente e nunca fazem, outros optam pelo imediatismo e há aqueles que se preparam e fazem ocorrer de forma  paralela. O importante a saber é que tanto idade como prazo não devem ser impeditivos para começar. 

Vou deixar aqui 3 passos iniciais para aqueles que desejam ou estão pensando em iniciar este processo:

  • Conheça seus motivos; 
  • Tenha o objetivo definido e claro; 
  • Organize-se e faça de maneira planejada.

Espero ter ajudado e contribuído com seu crescimento e aprendizado. 

Por Adm. Luiz Antonio de Carvalho 

Especialista em desenvolvimento profissional, transição de carreira e expansão de negócios. Membro do Grupo de Excelência do Trabalho na Sociedade em Transformação - GETST

Instagram: @luiz_a_carvalho




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados