Deborah Vieitas é a Administradora Emérita de 2022 - CRA-SP
Faça download do App |
Deborah Vieitas é a Administradora Emérita de 2022

Prêmio concedido pelo CRA-SP homenageia, desde 1982, profissionais da Administração que se destacam em suas atividades e contribuem para o aprimoramento da gestão no País 

A administradora Deborah Stern Vieitas, CEO da Amcham-Brasil e primeira mulher a assumir o posto da entidade em mais de 100 anos, é a Administradora Emérita de 2022 pelo CRA-SP. Graduada em Administração Pública e Jornalismo, mestre em Economia Internacional pela Fundação Getulio Vargas e em Administração Pública pela École Nationale d’Administration da França (ENA), Deborah possui um vasto histórico na direção de instituições financeiras, como a Caixa Geral de Depósitos, o BNP Paribas e o Crédit Commercial de France no Brasil. Em 2014, foi eleita pelo jornal Valor Econômico como uma das 10 melhores executivas do País e, em 2017, foi incluída na lista das 54 mulheres mais influentes da Revista Forbes.

A homenagem do CRA-SP, realizada no último dia 17 de novembro, na sede do Conselho, celebrou uma trajetória de muitas vitórias e, coincidentemente, marcou o final de um ciclo. No início de outubro, a Amcham-Brasil anunciou que Deborah deixará o cargo em 31 de dezembro, em uma troca de comando que vem sendo preparada há 12 meses pela executiva em coordenação com o conselho de Administração da entidade. 

Cerimônia

A entrega do Prêmio à Deborah contou com convidados da própria homenageada, integrantes da Comissão Especial do Emérito e membros do CRA-SP, além do presidente do Conselho Federal de Administração - CFA, Adm. Mauro Kreuz. 

Na abertura do evento, o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, abordou a questão da igualdade de gênero, reforçando a importância de o prêmio ser entregue à uma mulher, e destacou como essa homenagem é importante para os estudantes e jovens profissionais. “Quando entregamos a uma pessoa o Prêmio Administrador Emérito, mais do que reconhecer suas conquistas e contribuições, nós também valorizamos a classe e mostramos, principalmente aos mais jovens, que o futuro é possível e que ele está aí para ser trilhado com empenho e dedicação”, disse.

Em seu discurso, Deborah agradeceu a toda a equipe do CRA-SP pela homenagem, relembrou a trajetória de sua família e contou como suas escolhas pessoais a levaram à Administração, mais especificamente ao setor de finanças dentro das organizações. “Para mim, o encanto da carreira de administradora foi ter saído [da universidade] com uma caixa de ferramentas que me permitiu alcançar resultados quantitativos e qualitativos. Eu agradeço a todos que conviveram e convivem comigo nessa trajetória, com quem eu tive embates e, também, àqueles com os quais eu construí pontes e projetos”, recordou. 

Por fim, Deborah disse esperar que o futuro possa ser trilhado com menos desigualdades sociais, com educação de melhor qualidade e uma economia mais verde. Ela também dedicou o seu prêmio a todas as mulheres, de qualquer carreira e em qualquer etapa profissional, que superam desafios diários na busca pela materialização dos sonhos. “Meninas e mulheres, esse prêmio é nosso!”, finalizou. 

A cerimônia teve, ainda, a presença do Adm. Fabio Barbosa, CEO da Natura &Co, que reforçou as homenagens à Deborah e, ao final do evento, palestrou sobre o futuro da Administração. Em sua breve explanação, ele relembrou as rápidas mudanças pelas quais a sociedade tem passado e as novas exigências dos jovens, tanto em relação ao mercado de trabalho como também ao consumo e ao investimento dentro das organizações. 

Mais preocupados com o propósito das instituições, essa nova geração, segundo Barbosa, certamente trará ao administrador a real necessidade de estar conectado a este tempo, antevendo cenários e situações que podem mudar, a qualquer momento, as práticas vivenciadas pelos negócios e por toda a sociedade. “Não adianta você estar cumprindo as regras de hoje, você tem que estar coordenado e alinhado com as tendências que vê na sociedade e que irão virar, se não leis, mas pelo menos lugares comuns”, aconselhou. 

O administrador também abordou a importância da ética e da necessidade de promovermos ambientes mais diversos e inclusivos, citando a questão do recrutamento como exemplo. “Façam um teste cego e peguem profissionais com potencial. Existem pessoas muito boas e bem preparadas que, não necessariamente, tiveram acesso a uma boa faculdade”. Por fim, ele lembrou que a responsabilidade pelo Brasil é de cada um de nós. “O problema não está só em Brasília, está nos pequenos delitos que cometemos e toleramos no dia a dia. Se cada um varrer a sua calçada, o País fica limpo”, finalizou. 

O Prêmio

Instituído em 1982, o Prêmio Administrador Emérito é concedido anualmente pelo CRA-SP a um(a) profissional que tenha contribuído para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacado no desempenho de suas atividades. Para a definição do nome a ser homenageado nesta 41ª edição, o CRA-SP contou com uma Comissão Especial, presidida pelo professor Fernando Meirelles (FGV-SP) e formada por Claudia Costin (Administradora Emérita de 2017) e Fernando Alves (Administrador Emérito de 2013), além dos administradores Walter Sigollo, Silvio Pires de Paula e Idalberto Chiavenato (conselheiros do CRA-SP) . 

Esta Comissão foi responsável por selecionar três profissionais registrados no Conselho e de relevante atuação ao longo de suas carreiras, que fizeram parte de uma lista prévia com mais de 40 indicações oriundas de consultas e pesquisas promovidas pelo próprio CRA-SP. Depois desta análise, os três finalistas indicados pela Comissão concorreram ao título por meio da escolha popular, realizada entre 14 de junho e 11 de julho deste ano, da qual Deborah saiu vencedora com 48% dos votos.




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados