Como o ChatGPT pode ajudar nas rotinas da Administração? - CRA-SP
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Como o ChatGPT pode ajudar nas rotinas da Administração?

Lançada recentemente, a nova inteligência artificial já faz parte da rotina de muitas organizações e setores da economia. Na Administração, ela desponta como ferramenta que auxilia os profissionais em inúmeras tarefas e processos, mas, de acordo com especialistas, ainda não é capaz de substituir o olhar humano

Revolucionário para uns e polêmico para outros, o ChatGPT é o novo chatbot de linguagem de inteligência artificial (IA) que, nos últimos meses, vem conquistando milhões de usuários em todo o mundo, dividindo a opinião de especialistas e impactando significativamente o mercado de trabalho. 

A plataforma, idealizada pela OpenAI, empresa de pesquisa em inteligência artificial com sede em São Francisco, nos EUA, é um modelo de linguagem que tem como base a deep learning (aprendizagem profunda), que permite formular conversas complexas a partir do processamento de um imenso volume de dados. Um dos principais diferenciais da ferramenta é a sua capacidade de interagir com os humanos em tempo real. Em uma linguagem natural e com simples comandos, ela consegue resolver problemas complexos de matemática, compor músicas, criar histórias e roteiros de viagens, indicar filmes e livros, fazer brainstorming, traduzir textos, gerar códigos de desenvolvimento de software e outras inúmeras soluções em apenas alguns segundos. 

Foto de Diogo Cortiz

Diogo Cortiz

A novidade impressionou tanto que, em menos de dois meses após seu lançamento, em novembro de 2022, conquistou um recorde histórico ao atingir a marca de 100 milhões de usuários ativos. A popularidade da ferramenta fez com que big techs, como Google e Meta, acelerassem o desenvolvimento de seus chatbots, para acirrar a concorrência.  

“O ChatGPT tem um desempenho inacreditável em relação a outros modelos de linguagem e assistentes virtuais disponíveis no mercado. Sabemos que ele está longe da inteligência geral, mas já foi muito além do que a gente imaginava há alguns meses atrás. Ele tem um poder de manipulação de linguagem realmente incrível. Faz diversas tarefas tanto de entendimento quanto de produção de linguagem e isso é um marco, um ponto de inflexão para a história da inteligência artificial”, avalia Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e PhD em Tecnologia da Inteligência e Design Digital. 

Apesar de o ChatGPT ter ganhado status de novo “queridinho” tecnológico para muitos usuários, Cortiz alerta quanto às limitações da ferramenta. “Ela não é confiável, porque não é um repositório de conhecimento em si, mas sim um modelo de língua, que aprendeu a representação das palavras. Por isso falamos das alucinações de IA, um termo técnico usado quando a máquina dá uma resposta sem qualquer compromisso com a realidade, ou seja, ela inventa porque está buscando justamente a aproximação de palavras. Temos que ter cautela ao usar essas ferramentas. É claro que novas técnicas estão sendo introduzidas para tentar diminuir as alucinações das máquinas, mas isso ainda é um problema”, orienta.

Impactos no mercado de trabalho

Com os sistemas de IA competindo com os humanos em diversas tarefas, o questionamento que paira entre os profissionais é: como essa tecnologia poderá afetar os diferentes setores e substituir as pessoas em algumas funções?

Segundo Cortiz, o ChatGPT pode impactar o mercado de diferentes formas, porém, ele não o vê substituindo por completo os empregos. “Ele vai trazer muita produtividade e os profissionais que já adotaram a tecnologia vão sair na frente. Muitos têm falado que uma das profissões do futuro será a de engenheiro de prompt, pessoa que conhece a inteligência artificial, sabe fazer perguntas certas e dar os comandos. Na verdade, acredito que isso não será uma profissão, mas uma habilidade que será incorporada dentro das carreiras”, supõe o docente. 

Várias áreas da Administração estão atentas às mudanças no mercado de trabalho em razão do crescimento da inteligência artificial. Muitas delas, inclusive, já incluíram o ChatGPT em suas rotinas visando automatizar seus processos e impulsionar os negócios. Para entender os benefícios e os impactos que a nova tecnologia pode trazer aos segmentos, a ADM PRO conversou com alguns especialistas que explicaram como a IA pode tornar o trabalho mais eficiente. Confira: 

Foto de Rodrigo Zerlotti

      Rodrigo Zerlotti

Mais agilidade no RH

Na área de Recursos Humanos, a nova plataforma, assim como outros tipos de ferramentas inteligentes que estão no mercado, tem potencial para agilizar os processos do setor. Segundo Rodrigo Zerlotti, CEO da Plooral, HRtech de recrutamento e seleção de pessoas, o ChatGPT pode auxiliar na criação de vagas e de testes lógicos e descritivos; na avaliação de habilidades e ranqueamento de candidatos; na análise de dados de processos de recrutamento e seleção; no engajamento de candidatos; e na conexão entre vagas e treinamento. 

“É uma tecnologia que aumenta a eficiência, traz coesão e diminui o tempo de processos seletivos, tanto para as empresas quanto para os candidatos. Sempre pontuo a IA como uma ferramenta auxiliar, ela é o co-piloto nesta etapa de recrutamento, por exemplo. Ela fornece informações, diz quais candidatos estão mais qualificados para a vaga, mas é preciso manter o fator humanização no processo seletivo”, comenta Zerlotti.

O CEO conta que sua startup já utiliza o ChatGPT na geração de descrição de vagas, auxiliando os recrutadores a tomarem decisões mais assertivas. Além disso, a empresa está em fase de testes para a aplicação de uma nova interface de comunicação para o candidato, com a qual ele poderá interagir com sistemas inteligentes, que vão auxiliá-lo na integração com o mercado de trabalho. A organização também está finalizando o desenvolvimento de uma ferramenta que analisa as qualificações de uma vaga e o conteúdo de cursos, ajudando os profissionais no melhor match com o emprego ideal. 

Assim como em qualquer tecnologia, Zerlotti aconselha as empresas e profissionais da área a estudar os avanços que a nova ferramenta oferece, entender a fundo o seu funcionamento e pensar na mudança de paradigma. “Cada vez mais, a tecnologia vai fazer parte das nossas vidas. Não é preciso ter medo e meu conselho é: abrace e aprenda. A adaptação leva tempo e, no início, surgem dúvidas e erros de uso, o que gera insegurança. A IA não precisa ser inimiga, não precisa roubar o emprego de ninguém, mas ela pode ser uma ferramenta auxiliar para otimizar atividades, o tempo e ajudar a crescer no mercado”, diz o CEO. 


Foto de Kenneth Corrêa

Kenneth Corrêa

Oportunidades para finanças 

Empresas e profissionais da área financeira podem contar com IAs generativas (que têm capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados), como o ChatGPT, para automatizar tarefas rotineiras e operacionais, como análise de dados e geração de relatórios, bem como auxiliar na tomada de decisões com avaliações mais precisas, contribuindo para a detecção de fraudes e riscos. “A implementação de soluções de IA permite que os profissionais foquem em tarefas mais estratégicas, analíticas e criativas, elevando seu papel e gerando maior valor para as empresas”, comenta Kenneth Corrêa, professor de MBAs da FGV.  

o entanto, com a automação e novas tecnologias cada vez mais presentes no dia a dia das organizações, é possível prever que novas profissões vão existir e outras irão acabar. “As novas tecnologias trazem diversos impactos para as empresas e profissionais da área financeira. Por isso, há a necessidade de adaptação e também a possibilidade de extinção de alguns cargos, principalmente aqueles relacionados às funções mais operacionais”, acrescenta o docente da FGV. 

Para se preparar para as novas habilidades que a área financeira passará a exigir em um futuro não muito distante, bem como se manter relevante e competitivo no mercado, é fundamental que o profissional busque atualização contínua e desenvolvimento complementar, como pensamento crítico e analítico.  

“Minha recomendação é acompanhar sempre as notícias sobre tendências e tecnologias em IA e finanças, além de participar de workshops e conferências. Também é necessário reforçar as habilidades de análise e interpretação de dados e aprimorar a comunicação, a empatia e o trabalho em equipe. É importante, ainda, que o profissional esteja disposto a adaptar-se às novas realidades do mercado financeiro, entendendo que a IA é uma ferramenta de apoio e não uma ameaça à carreira. Que construa, também, uma rede de contato com pessoas que compartilham interesses e conhecimentos em IA e finanças. Por fim, que desenvolva habilidades técnicas no uso de IA”, orienta Corrêa. 

Foto de Caio Reina

        Caio Reina

Otimização nos processos logísticos  

O setor de logística é outra área que vem otimizando seus processos com os recursos que o ChatGPT oferece. Segundo Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que propõe soluções de roteirização, otimização e orquestração logística, a nova ferramenta traz um atendimento mais humanizado e informações em tempo real para tomada de decisões assertivas no momento das entregas. Outros benefícios são o auxílio no controle de estoque e a possibilidade de gerir reclamações, pois a IA consegue entender o que pode ser feito em cada caso e formula as respostas adequadas. “O uso de IA veio para reduzir processos burocráticos e repetitivos, permitindo que os colaboradores foquem nas atividades que necessitem do lado humano. O uso dessas tecnologias também permitiu uma diminuição nos erros e a aceleração de processos dentro das operações”, afirma. 

Para tornar os processos mais eficientes, principalmente agora que os consumidores estão cada vez mais ativos nas compras on-line e exigindo entregas no mesmo dia, o setor logístico precisou recorrer a tecnologias avançadas para atender às novas demandas e necessidades do mercado. Com isso, a hiperautomação, que permite o same day delivery (expressão inglesa que significa entrega no mesmo dia), se tornou mais presente na rotina das empresas que buscam a otimização. 


No entanto, o fato de a tecnologia se tornar uma grande aliada na roteirização, gestão e orquestração das rotas tem gerado preocupação em muitos colaboradores, com relação a suas posições e carreiras em um futuro próximo. “As empresas precisam entender que as tecnologias automatizam processos e vêm para agregar valor ao dia a dia dos profissionais, que podem focar em outras tarefas e demandas humanas, como análises mais inteligentes e insights importantes. Já os profissionais devem se preparar para a gestão por exceção, ou seja, tratar os casos que fogem à regra e que precisam de um olhar mais próximo para a resolução de problemas. Por isso, é importante entender que cada um tem seu papel crucial na hora do uso de IA e que as tecnologias chegam para agregar valor aos processos e melhorar a satisfação do consumidor”, completa Reina. 

Foto de Claudio Luiz Cruz de Oliveira

Claudio Luiz Cruz de Oliveira

Mudanças na Administração em geral

Assim como em áreas específicas, o ChatGPT pode trazer oportunidades e, também, impactar as rotinas da Administração em geral, alterando as atividades de muitos profissionais.

Com o fato de a ferramenta estar muito mais acessível, ficou ainda mais fácil para o administrador a aplicação da inteligência artificial em vários processos da organização. “Um sistema para prever vendas, que seria caríssimo antes, por exemplo, agora pode ser muito mais barato”, explica Claudio Luiz Cruz de Oliveira, professor de Administração e coordenador do Núcleo de Transformação Digital (DIGI) da ESPM. 

Contudo, com a incorporação da inteligência artificial nos sistemas de informação das organizações, as ações mais rotineiras devem ser impactadas e podem deixar de existir. “Um exemplo é a área de administração de estoques, conhecida como Planejamento do Controle da Produção (PCP), na qual, de acordo com a demanda, o profissional precisa prever quanto deve ter em estoque, o quanto vai produzir e fazer o mapa da produção. Agora, em vez de ter uma pessoa usando um método do estoque mínimo, a inteligência artificial pode fazer isso”, exemplifica o docente da ESPM.

Outra área que tem alto potencial de substituição pela IA, segundo Oliveira, é o call center. “É provável que as mensagens sejam respondidas por um robô e a maior parte dos atendimentos telefônicos, ativos ou receptivos, se tornem automatizados”, complementa.

Por mais que algumas funções sejam extintas, o professor acredita que novas oportunidades de trabalho surgirão, como a do profissional que acompanha as tendências na internet. “Ele tem o papel de pensar como aquela tendência vai ‘explodir’ em um ou dois meses e já se prepara buscando possíveis fornecedores para atender à demanda. Então, funções relacionadas à previsão, à internet das coisas (IoT), à inteligência e à data science vão ser muito valorizadas”, orienta o coordenador.

Para estar apto às novas funções, o docente também sugere que os administradores busquem conhecimento em programação de prompt, conheçam as metodologias ágeis e tenham certificações em scrum e data science. “São certificações importantes que vão fazer com que esse profissional tenha mais habilidade para encarar o mundo em constante mutação”, diz Oliveira.

Na mesma visão do professor Cortiz, da PUC-SP, ele também recomenda às empresas e aos profissionais que pretendem utilizar o ChatGPT em suas rotinas a terem cautela com a ferramenta. “Dependendo do jeito que é feita a pergunta, ela [inteligência] muda a resposta, então recomendo ter cuidado. Além disso, o ChatGPT não cita fontes e isso pode gerar problemas éticos importantes”, orienta o professor da ESPM.

Foto de César Ossamu

       César Ossamu

Facilidade para as PMEs 

Para os empreendedores de pequenas e médias empresas, a aposta no ChatGPT pode trazer inovação aos processos. Segundo César Ossamu, consultor do Sebrae-SP, a ferramenta consegue trazer insights e servir de inspiração na criação de conteúdos, textos e até ações, levando em conta o tipo de negócio e o público-alvo.

“No dia a dia, várias aplicações podem ser abreviadas, desde a criação de um título, textos simples e didáticos (ou mais robustos) e até roteiros para um podcast ou vídeo. Outro ponto interessante é o uso de estratégias de vendas, por exemplo, usando gatilhos mentais e técnicas mais complexas que podem servir como base para um planejamento”, explica o consultor.

Para usar o ChatGPT adequadamente, Ossamu orienta que os empreendedores façam perguntas bem executadas, pois, assim, o chatbot trará respostas mais ricas e completas. Para tanto, é importante conhecer bem a empresa, o seu mercado, o seu público e suas dores. “Outro aspecto imprescindível é que todo conteúdo gerado pela IA deve ser revisado pelo profissional do assunto em questão. Apenas copiar e colar na íntegra está fora de questão”, finaliza o consultor.

Parem as máquinas

O ChatGPT já enfrentou alguns dilemas desde que chegou ao mercado. Um deles ocorreu em março, quando o grupo Future of Life Institute, composto por renomados executivos, pesquisadores e acadêmicos do setor da tecnologia, lançou uma carta aberta solicitando a todos os laboratórios de IA que suspendessem, por pelo menos seis meses, o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial mais poderosos que o GPT-4 (versão lançada em março), cujas habilidades possam competir com as humanas em qualquer área. Em um trecho da carta, o grupo alega que nem os próprios criadores conseguem compreender, predizer ou controlar a ferramenta razoavelmente.  

Para Diogo Cortiz, docente da PUC-SP, será muito difícil parar o desenvolvimento da IA. No entanto, ele vê problema no fato de que existem pouquíssimas organizações no mundo capazes de desenvolver esses modelos: a maioria se concentra nos EUA e algumas na China. “Temos que discutir questões éticas e de regulamentação dessa inteligência artificial. Não é simples, mas a sociedade precisa estar envolvida nesse debate, porque é um tipo de tecnologia que tem o potencial de mudar a humanidade. É importante que todos participem dessa construção de futuro e que não seja algo imposto por organizações do Vale do Silício”, alerta.

Parece que todos estão de acordo…

Após a finalização desta reportagem*, fizemos ao ChatGPT a mesma pergunta que ilustra o título da matéria. Confira o que a nova tecnologia respondeu:

“É importante ressaltar que o ChatGPT é uma ferramenta que pode auxiliar nos processos de administração, mas não substitui a expertise humana. Ele pode complementar as habilidades dos profissionais de administração, oferecendo suporte, agilizando tarefas e fornecendo insights, mas as decisões finais devem ser tomadas por humanos, levando em consideração diversos fatores relevantes”. 

*Pergunta feita no ChatGPT em 17 de maio de 2023




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
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