GEIC lança livro sobre como a transformação digital traz benefícios à área da Administração - CRA-SP
Faça download do App |
GEIC lança livro sobre como a transformação digital traz benefícios à área da Administração

O Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva – GEIC do CRA-SP promoveu, no dia 25 de novembro, o webinar de lançamento do livro “O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores”, escrito pelos membros do grupo, em parceria com profissionais do mercado, e lançado pela Scortecci Editora.

Para falar sobre a obra, o evento transmitido ao vivo no canal A Serviço da Administração do CRA-SP, no YouTube, contou com a participação dos administradores Alfredo Passos, coordenador do GEIC e Agnaldo Santos, doutorando em Administração; além de Fábio Rios e Roberto Ribas, respectivamente chief marketing officer (CMO) e chief strategy officer (CSO) na Brivia.

Na abertura, Santos agradeceu a todos que contribuíram com a produção do livro, em especial à Brivia, cujo apoio foi fundamental para a concretização do projeto.

Na sequência, Rios fez um resumo de como foi o lançamento da obra e do BMX Digital Maturity Score, ferramenta inovadora para a autoavaliação das empresas, na Web Summit 2021, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação, realizada recentemente em Lisboa, Portugal, e que reuniu mais de 42.700 pessoas, de 128 países.

Ele contou que os lançamentos aconteceram no dia 2 de novembro, no Oceanário de Lisboa, dentro de uma missão empresarial montada pela Brivia. Na ocasião, o evento contou com a participação de 34 empresas (brasileiras e portuguesas), representadas por 81 pessoas, entre elas CEOs, conselheiros e diretores. 

“Foi extremamente marcante não só para as pessoas que estavam no evento, mas, sobremaneira, para esse momento tão importante do Grupo de Excelência em ter uma obra lançada globalmente”, enfatizou o CMO da Brivia.

Temas do livro 

Nos 10 capítulos do livro, sendo dois deles escritos por autoras portuguesas, o leitor irá encontrar importantes conteúdos que levam à reflexão e ao conhecimento a respeito da transformação digital. Segundo o coordenador do GEIC, a obra começa com uma visão sobre o desafio tecnológico no qual vivemos, em decorrência da quarta revolução industrial, e a influência dessa transformação nas empresas, países, pessoas, sociedades e consumo.

A obra trata, ainda, do entendimento dos dados, como Big Data, Analytics, IOT (internet das coisas) e inteligência artificial. O que acontece no NONAGON - primeiro parque de ciência e tecnologia da região autónoma dos Açores, localizado na cidade de Lagoa, ilha de S. Miguel, também tem espaço no livro. Nesta parte é tratado como a transformação digital está sendo praticada nesse ambiente de parque tecnológico.

Nos três capítulos finais, os autores trouxeram importantes reflexões sobre inovação. “A primeira delas é sobre modelos de negócios disruptivos e a transformação digital. Já os outros dois capítulos são de fundamental importância, pois apresentam a metodologia BMX e a autoavaliação para todos aqueles que querem aprofundar sobre o assunto e saber qual o estágio que sua empresa está no processo de transformação digital”, complementou Passos.

BMX Digital Maturity Score 1.0

Os participantes do webinar tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta que mede o nível de maturidade de uma empresa com relação à transformação digital.

Segundo o CSO da Brivia, com esse recurso, as lideranças poderão identificar as principais fragilidades do negócio, perante as exigências deste novo contexto de transformação constante; obter uma lista de iniciativas que devem ser implementadas para reduzir a diferença entre suas aspirações estratégicas e seu nível de maturidade digital atual; e priorizar e desenvolver um plano de ação objetivo e mensurável.

A metodologia conta com seis pilares: centralidade no cliente, digitalização, oferta responsiva, propósito e comunidade, aprendizado orientado por dados e cultura digital.

“Essa ferramenta parte do contexto que tudo se transforma muito rápido e não tem a ver só com tecnologia, mas sim com pessoas, principalmente. O impacto que a tecnologia gera no comportamento das pessoas exige das empresas novas demandas, atitudes e paradigmas. Como exemplos podemos citar o trabalho remoto, que é uma realidade; a centralidade absoluta no cliente, isto é, o entendimento das expectativas dos consumidores; além da captação de dados para gerar inteligência nos negócios, entendendo que é preciso fazer parte uma plataforma para que seja possível entregar cada vez melhor para os clientes”, explicou Ribas.

No final do evento, os expositores responderam às perguntas dos participantes, que também receberam o link da versão digital do livro e o certificado de participação no webinar.

Os interessados em fazer a autoavaliação do seu negócio para saber se ele está alinhado e evoluindo no processo de transformação digital, podem acessar a ferramenta no endereço www.metodologiabmx.com.br/maturidade .

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo o webinar “O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores” ou quer rever algum trecho, basta clicar no vídeo abaixo. Inscreva-se no Canal a Serviço da Administração, no YouTube, para saber com antecedência de outros eventos como este.


Youtube Video




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados