Seguir adiante - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Seguir adiante

Estamos enfrentando grandes incertezas no meio político, econômico e na saúde pública. O ambiente político está ainda mais polarizado. O econômico enfrenta dificuldades e, na saúde, milhares de vidas são perdidas todos os dias. No meio do tiroteio, estão milhares de pessoas desempregadas que precisam empreender por necessidade, para sobreviver.

As crises aguçam a criatividade e o sentido de sobrevivência. Mecanismos internos de sobrevivência são ativados e com isto a força, a resiliência e a esperança são potencializadas. O fato é que diante das dificuldades, as necessidades não desaparecem, pelo contrário, podem até aumentar. É neste momento que se percebe o único caminho que vale a pena: o de seguir em frente. Para aqueles que não têm o que comer, há campanhas gigantescas no país para levar o alimento, de quem pode doar para aqueles que precisam. E, da massa de desempregados, estão também aqueles que começaram a empreender por necessidade. 

Segundo a Forbes.com.br, no artigo “13 negócios que surgiram durante a crise de Covid-19”, de julho de 2020, existem negócios se destacando nesta fase de pandemia: como a do engenheiro de sistemas, Jorge Luis, que abriu empresa de entregas de iguarias salgadas e recheios diversificados; ou o Surpreenda Delivery, que oferece cestas para café da manhã, vinhos e outros presentes. E, ainda, a Felejo, que vende pães italianos. Dentre outros, como hamburguerias com destaque para os artesanais; cuidado com plantas; o design de interiores; e pequenos consertos. 

Para estes negócios que se iniciam, é importante lembrar de alguns fundamentos básicos de todo empreendimento: custos, precificação, ponto de equilíbrio da empresa, estoque, legislação, liderança, qualidade, atendimento e vendas, concorrência e comportamento do consumidor. Empreender por necessidade é a grande realidade neste momento e reduzir os riscos através da gestão é imprescindível. Diante deste cenário de guerra, é como diz o filósofo Mario Sergio Cortella: “ou senta e chora, ou se levanta e enfrenta”. É hora de enxugar as lágrimas e seguir adiante!

Adm. Walter Roque Gonçalves

CRA-SP nº 144.772

Professor executivo da FGV e consultor de resultados

Contato: (18) 99723-3109 | e-mail: walter@consultoriajk.com.br





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados