Gestão de pessoas em meio às diferenças geracionais: como desenvolver lideranças e reter talentos? - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Gestão de pessoas em meio às diferenças geracionais: como desenvolver lideranças e reter talentos?

Desenvolver e reter talentos em meio a diversidade geracional no mercado de trabalho tem sido um desafio para os gestores. Também é cada vez mais comum se deparar com departamentos onde diferentes gerações trabalham juntas e enfrentam o choque gerado por essa interação. Por isso, agradar de forma igual essas gerações não é uma tarefa fácil. Gerar propósito, satisfação, desenvolver pessoas e manter a produtividade é a questão que várias empresas estão se deparando.

É importante que as empresas levem em consideração que ter uma diversidade de gerações dentro de seus departamentos significa que há um capital intelectual e humano que pode trazer inovação e criatividade para os desafios diários.

Em um ambiente diverso existe a experiência dos baby boomers; a responsabilidade e equilíbrio da geração X; a adaptabilidade, criatividade e senso de propósito da geração Y; e a inovação, autogestão e proatividade da geração Z, que é a mais nova no mercado de trabalho atual.

Mas como gerar propósito, desenvolver lideranças e reter talentos em meio a essa diversidade? Podemos citar duas estratégias que podem ser bem assertivas:

1. Engajar e gerar experiência

Criar espaços físicos e virtuais nos quais os colaboradores possam ter momentos de interação voltados para dinâmicas em grupos. Criar equipes mistas e rodízios de lideranças dentro dos times, além de fazer rodízios de tarefas e funções, pode gerar a interação contínua, o desenvolvimento de competências de liderança e a disseminação do conhecimento. Com isso, é possível conciliar o tradicionalismo e a experiência dos mais velhos com o dinamismo, criatividade e inovação dos mais jovens.

2. Carreiras e benefícios

Montar um plano de carreira em formato interligado de rede, permitindo que os colaboradores consigam transitar pelos diferentes setores e escolham de forma mais assertiva a função em que melhor se adequem. A possibilidade de um escopo de benefícios personalizados também deve ser levado em conta.

Não há uma receita mágica para promover o engajamento entre as gerações. Cada setor de gestão de pessoas deve criar estratégias adequadas à realidade da empresa, mas as duas citadas neste artigo podem servir de base para isso.

Um ponto chave é as empresas entenderem que suas vitrines agora são suas equipes, sendo seu capital humano o diferencial estratégico que irá gerar vantagem competitiva neste ambiente de constante mudança.

Por Adm. James N. Carvalho

Consultor/analista de gente, gestão e cultura

CRA-SP nº: 6-008002  





Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados