Como você reagiria se pudesse trabalhar de qualquer lugar do mundo? - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Como você reagiria se pudesse trabalhar de qualquer lugar do mundo?

É fato que o trabalho sofre transformação constantemente, mas mesmo assim ainda há quem pense que nada vai mudar e, às vezes, a mudança pode ocorrer de forma quase imperceptível. 

Seria interessante para você trabalhar de qualquer lugar do globo, do modo que quiser, na  hora que desejar e da forma que bem lhe convier? Esta realidade pode já existir para algumas  pessoas. 

Lembro que quando retornei para a iniciativa privada criei uma meta particular: conhecer todos  os estados brasileiros. Quase completei, mas tive que rever minha meta e objetivo. 

Certamente você pode estar pensando o que isto tem a ver com trabalho, mas esta foi a maneira que consegui obter recursos financeiros para desbravar o Brasil e ainda levar minha família para conhecer a Disney e os parques de Orlando. 

Hoje, com o avanço tecnológico, é possível trabalhar em qualquer lugar do Brasil e do exterior. 

Certamente você já deve ter ouvido falar no “nômade digital”, que utiliza a tecnologia para realizar suas atividades ou tarefas diárias de maneira remota e em qualquer lugar que exista acessibilidade. Existem, também, os nômades tradicionais: pessoas ou até mesmo famílias que não têm uma habitação fixa e vivem permanentemente mudando de um lugar para o outro. 

Pare e pense: imagine acordar em uma praia paradisíaca ou, quem sabe, nos alpes? Isto  está se tornando possível, mas é bom lembrar que todo bônus tem seu ônus e que, se por um lado  a magia de se trabalhar em qualquer lugar é alucinante, por outro ela pode ser solitária e com amigos  passageiros. Esteja preparado. 

A possibilidade de viver turisticamente pelo mundo é real, desde que algumas regras sejam  obedecidas, como o visto de turista, que é válido por 90 dias, ou ainda a questão da moeda e do idioma, mas o bom é que há países que já estão de olho neste novo estilo de vida. 

Como já havia comentado em outro artigo, o trabalho remoto quebra fronteiras e você poderá  se tornar um profissional contratado por uma empresa que não esteja exatamente sediada no  Brasil. A pandemia abriu portas, não tão novas, mas trouxe a possibilidade para empresas e  trabalhadores. 

Como disse anteriormente, todo bônus tem seu ônus: a interação presencial é importante, pois aumenta as possibilidades de crescimento na empresa, aproxima pessoas e torna o compartilhamento mais estreito. 

Se você é do tipo que quer se aventurar pelo mundo afora, aproveite a sua oportunidade antes  de lançar sua âncora. Talvez a sua hora tenha chegado. 

Por Adm. Luiz Antonio de Carvalho 

CRA-SP nº 050948

Master Coach, especialista em Gestão de Perfil Comportamental e Business de Alta  Performance e membro do Grupo de Excelência do Trabalho na Sociedade em Transformação, do CRA-SP. 




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados