Aprendizagem baseada em projetos - CRA-SP
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Aprendizagem baseada em projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ou PjBL -problem based learning) é uma estratégia de aprendizado em que os alunos ativamente projetam produtos, serviços ou softwares em tarefas significativas e processos de investigação (resolução de problemas e projetos em contextos do mundo real) para desenvolver uma compreensão mais profunda do conteúdo e problemas práticos (Peng et al., 2023). 

Em geral, as etapas do PjBL podem ser descritas da seguinte forma: (1) Planejamento do Projeto, (2) Início do Projeto, (3) Implementação do Projeto, (4) Conclusão do Projeto e (5) Avaliação do Projeto. Na primeira etapa, o professor define um problema ou desafio do mundo real em que os alunos trabalharão ao longo do projeto. A relevância do projeto para os objetivos de aprendizado dos alunos deve ser considerada. Uma vez identificado o problema, ele deve ser apresentado aos alunos, estabelecendo um contexto para eles e gerando interesse (etapa 2). Na terceira etapa, os alunos analisam e planejam o projeto. Ideias são discutidas, pesquisas são realizadas, recursos necessários são reunidos e um plano ou proposta de projeto é criado. Depois disso, o plano do projeto é implementado ativamente pelos alunos. A colaboração acontece, experimentos são conduzidos, dados são coletados e protótipos são projetados. Durante a implementação do projeto, os alunos recebem feedback de colegas, professores ou especialistas externos. A etapa de conclusão envolve a apresentação dos resultados do projeto a um público, que pode incluir colegas, professores, pais ou membros da comunidade. As apresentações podem assumir várias formas, como apresentações orais, demonstrações, exposições ou relatórios. Na etapa final do PjBL (Avaliação do Projeto), o progresso e o trabalho são avaliados. Nesta etapa, ajustes ou melhorias necessárias são feitas.

O papel do professor na orientação do PjBL é fundamental para o seu sucesso, pois o apoio na construção do conhecimento precisa ser fornecido sem restringir a autonomia do aluno. Essa abordagem exige uma inversão de papéis, onde o aluno se torna o protagonista de seu processo de aprendizado. O professor se transforma em um facilitador, em vez de alguém com todas as respostas certas para as perguntas dos alunos, até permitindo a possibilidade de os alunos cometerem erros. A promoção do PjBL como prática no ensino universitário tem sido fortemente recomendada por diversos pesquisadores.

É importante destacar que o estabelecimento de um nível igual de dificuldade em projetos é uma preocupação central para a implementação do PjBL. A implementação de projetos em atividades em grupo muitas vezes cria uma barreira para alcançar um equilíbrio em sua complexidade. O envolvimento no desenvolvimento e implementação do projeto é aprimorado pelo compartilhamento de informações e de conhecimento. Por meio desse compartilhamento, o processo se torna colaborativo, permitindo que os estudantes aprendam uns com os outros e melhorem sua experiência de aprendizado. A característica colaborativa facilita a troca de informações entre professores e alunos, permitindo discussões abertas de diferentes perspectivas e facilitando a transição do aluno de um aprendiz iniciante para um especialista.

Por Admª Maria Laura Ferranty Mac Lennan

CRA-SP nº 104636




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
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