A educação é uma instituição que se mantém em constante movimento e os passos, que já estavam acelerados com a Era Digital, ganharam novos impulsos com a chegada da crise provocada pelo novo coronavírus. A necessidade de adaptar o sistema educacional diante dessa dessa pandemia provocou significativas mudanças como, por exemplo, a extinção temporária do ensino presencial, mais uma quebra de paradigma nessa fase na qual todos buscam sobreviver a esse inimigo invisível.
No Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2018, realizado pelo INEP, existem 2.535 Instituições de Ensino Superior - IES, entre universidades, centros universitários, faculdades, IF e CEFET, públicas e privadas, municipais, estaduais e federais. Essas IES precisaram agir rápido para não comprometer o ano letivo dos alunos e a tecnologia tem sido muito essencial nesse processo de adaptação, podendo ser vista como uma importante ferramenta na geração de oportunidades para o segmento durante e pós-crise.
Mas afinal, como será daqui para frente? Para discutir essa questão, o CRA-SP, em parceria com o Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior (GEGIES), realizou mais um webinar, desta vez trazendo o tema O Futuro da Educação Superior. Entre os convidados, o Adm. Taiguara Langrafe (vice-reitor e professor da FECAP e conselheiro do CRA-SP), Jorge Eduardo Scarpin (Assistant Professor na Offutt School Business - Concordia College Moorhead), o Adm. Wilson Toshiro Nakamura (professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie) e o Adm. Antônio Vico Mañas (professor da PUC-SP e coordenador do GEGIES).
Um dos pontos mais debatidos no encontro online, acompanhado por 457 pessoas no Canal a Serviço da Administração (Youtube), foi o protagonismo do ensino a distância para manter o cronograma das aulas sem prejuízos qualitativos aos alunos. A possibilidade dessa modalidade de ensino se tornar uma grande oportunidade para as IES ganhou holofotes. O EAD já era uma tendência pré pandemia e, agora, passou a ser a principal opção para manter os cursos ativos, o que não significa que devemos ter medo dele “canabalizar” o ensino presencial, conforme indicou o Prof. Nakamura. Segundo o convidado, “haverá uma sinergia entre ambos, sendo um aspecto fundamental desse novo mundo que estamos vivendo”.
O desenvolvimento de metodologias de ensino híbridas, destacado pelo Prof. Mañas, e a internacionalização das IES brasileiras, possibilidade que o Prof. Scarpin vê bastante viável agora, devido ao avanço tecnológico e ao crescimento da familiaridade do público escolar com as aulas a distância, também foram destaques no evento.
O Prof. Taiguara, mediador da conversa, afirmou que o futuro das IES será híbrido, mas que, para isso, é preciso aproveitar o momento para colocar em prática muitas reflexões que há décadas são feitas. “É hora de fazer, em vez de apenas discursar sobre o que vai ser o futuro. Nada contra a fala ou reflexão, mas agora é o momento de realizar”, defendeu.
Se você perdeu a transmissão ou quer rever alguns trechos desta edição do projeto Webinars do CRA-SP, basta acessar o vídeo abaixo. Fique atento ao portal do CRA-SP e, também, às redes sociais do Conselho para acompanhar os próximos webinars, bem como as lives promovidas durante esse período de quarentena.
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