O currículo Lattes, ética e o administrador de empresas - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

O currículo Lattes, ética e o administrador de empresas

O currículo Lattes volta a ser notícia à medida que há integrantes do governo e candidatos que apresentam inconsistências nas informações apresentadas no seu currículo Lattes. Por isso interessa conhecer essa plataforma virtual tão utilizada na academia e ainda desconhecida no ambiente gerencial.

O currículo Lattes é uma plataforma virtual criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, que busca registrar a trajetória profissional de professores e pesquisadores. Ela se apresenta como uma base de dados aberta e acessível com dados profissionais e demográfico da academia brasileira. A plataforma é utilizada no recrutamento de acadêmicos, na medida em que permite uma avaliação quantitativa e qualitativa de sua produção técnica e acadêmica. Outro uso do currículo Lattes é para a seleção de candidatos para financiamentos e bolsas de pesquisas, além de outras verbas e editais promovidos por agências de fomento públicas e privadas.

O preenchimento do currículo Lattes pode apresentar desafios, pois as boas práticas preveem que as atividades acadêmicas e de formação devem ser completadas apenas se apresentarem a devida comprovação. Dado que as informações que constam no currículo Lattes são autodeclaradas, para fins de comprovação poderia se exigir dos candidatos a apresentação de um memorial.  O memorial reúne as comprovações documentais dos dados registrados no currículo Lattes, além de uma explicação das razões e resultados da trajetória do docente. Essa comprovação é conferida e verificada em concursos públicos e privados, onde se exige o memorial descritivo. Nesse sentido é um registro histórico da vida e obra dos pesquisadores.

Esse registro, entretanto, não deve ocorrer sem responsabilidade. Mesmo que inverdades no currículo Lattes não sejam consideradas crime de acordo com o Código Penal, a inclusão de dados falsos pode impactar gravemente a carreira do candidato a algum cargo público ou privado. O preço da desonestidade pode ser elevado ao manchar a imagem do candidato, se desmascarado. Mesmo que as inverdades alavanquem a candidatura do profissional a uma vaga, ele pode ser eliminado por causa da falta de ética ao mentir nas informações apresentadas. Atualmente, com o crescimento da internet como repositório de dados, diversas informações podem ser verificadas digitalmente, aumentando a capacidade de confirmação das informações.

Qualquer pessoa pode criar o seu currículo Lattes. Para isso basta acessar a plataforma do CNPQ no site (www.lattes.cnpq.br) e seguir os passos:

  1. Crie seu cadastro
  2. Inclua seus dados pessoais
  3. Detalhe sua trajetória acadêmica
  4. Inclua sua experiência e carreira profissional
  5. Mantenha o cadastro atualizado

Vale a pena criar seu currículo Lattes, pois a plataforma é muito robusta e estável. Serve como repositório de informações acessíveis uma vez que todas as informações relevantes sobre a carreira devem estar lá contidas. Todavia, isto precisa ocorrer sempre com ética, mantendo o registro de dados precisos e verídicos.

Por Maria Laura Ferranty Mac Lennan

CRA-SP nº: 104636

Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Unib




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados