Grupo de Excelência em Gestão de Projetos apresenta estudo de caso voltado à educação - CRA-SP
Faça download do App |
Grupo de Excelência em Gestão de Projetos apresenta estudo de caso voltado à educação

Desde o início da pandemia, os professores enfrentam o desafio de reinventar suas metodologias de ensino, pois o modelo tradicional aplicado nas salas de aulas nem sempre tem o mesmo efeito no modo online, o que tem levado muitos alunos a se desinteressarem pelos estudos.

Com a ideia de apresentar soluções que estimulem os docentes a desenvolverem novas estratégias de ensino, o Grupo de Excelência em Gestão de Projetos do CRA-SP promoveu, no dia 13 de abril, o webinar “Gestão de projetos e aprendizagem com foco no processo de ensino”, transmitido ao vivo no Canal a Serviço da Administração do CRA-SP, no Youtube, e prestigiado por mais de 1.600 pessoas durante sua exibição. 

Para falar sobre o tema, o Grupo convidou o docente Paulo Taveira, cofundador da Escola InpiraSer. Na ocasião, Taveira revelou que, dentro das circunstâncias restritivas da pandemia, ele se desafiou a construir uma história melhor para seus alunos e, por essa razão, desenvolveu uma metodologia que agrega três elementos: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Scrum (ferramenta de gestão de projetos).

Para aplicar o método, sem que houvesse muitos custos, o docente fez uso de importante ferramentas: o Zoom, onde dividiu a turma em salas online específicas; o Miro, com o qual conseguiu resolver questões simultaneamente por meio do recurso de painéis interativos; o Trello, para organização das etapas do projeto; e o Google Forms, para as avaliações e autoavaliações semanais.

Outra estratégia utilizada para interagir com os estudantes foi a gamificação. “Essa ferramenta foi muito importante para trabalhar o desinteresse dos alunos. Durante as aulas online, percebemos muitas câmeras desligadas e nos sentimos sozinhos na estrutura. A gamificação veio para aumentar a interação e o engajamento, de modo que se sintam motivados a voltar na aula seguinte”, explicou Taveira.

Após realizar sessões de capacitação para que os alunos aprendessem a usar as ferramentas, o professor criou um desafio dentro da disciplina de Meio Ambiente, com o foco em resíduos. Para tanto, ele compartilhou o intrigante filme “Ilha das Flores” e desafiou os alunos a desenvolverem soluções sustentáveis do ponto de vista da geração de resíduos sólidos em quatro condomínios de grande porte, em Betim/MG. 

Divididos em grupos, os estudantes criaram pesquisas online para os condôminos no intuito de entender os problemas reais de cada local e, com base na apuração, sugeriram possíveis mudanças.

Durante a atividade, Paulo avaliou o desempenho de cada aluno e os bonificou com a moeda ambiental DBO, desenvolvida por ele para esse projeto. O estudante que conquistava mais moedas entrava para o ranking Top 10. “Isso estimulou nos alunos o interesse de entrar na lista vip”, disse o docente.

Taveira avalia que seu empenho para levar novas formas de conhecimento, inclusive na prática, teve bom êxito, afinal, dos 48 alunos da turma, apenas duas avaliações foram negativas.

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo o webinar “Gestão de Projetos e Aprendizagem com foco no processo de ensino” ou quer rever algum trecho, basta clicar no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever no Canal a Serviço da Administração, no Youtube, para participar de outros eventos como este.

Youtube Video




Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados