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E-commerce mais seguro

O aumento do uso do e-commerce brasileiro pelas empresas e consumidores o tornou mais maduro. Esse canal de vendas, que antes da pandemia do novo coronavírus ainda se apresentava tímido no País, está mais inserido nos hábitos de consumo dos brasileiros, sendo muitas vezes a única alternativa de vendas e compras por causa do necessário distanciamento social.

O crescimento do comportamento de compras online nos últimos meses, resultou no aumento do faturamento do e-commerce no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a marca de 47%, a maior alta em 20 anos, conforme apontou estudo recente da Ebit | Nielsen. Ao lado desta crescente, estão as milhares de tentativas de fraudes financeiras online registradas no País. Por exemplo, a cada 100 compras confirmadas, quatro configuraram golpes, o que representou mais de 60% das intenções de  fraudes nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao intervalo semelhante de 2019, de acordo com pesquisa da ClearSale.

Contudo, o mercado digital não parou e a tendência é que não pare mais, sendo, portanto, necessário se precaver desse problema que resultou, em 2019, em mais de R$ 3,6 mil tentativas de golpes por minuto, segundo dados do Mapa de Fraudes 2020 - ClearSale, além da dor de cabeça para os dois lados da transação. Por isso, o CRA-SP Entrevista Live promoveu o bate-papo “E-commerce: como evitar as fraudes financeiras na venda”, transmitido no canal A Serviço da Administração do CRA-SP, no Youtube

O convidado foi o consultor de negócios do SEBRAE-SP, Eder Max, um entusiasta do e-commerce que deu várias dicas e orientações sobre como o empresário e o empreendedor podem se preparar para ter e oferecer mais segurança durante as transações comerciais. Segundo ele, mesmo com o registro, nos primeiros seis meses de 2020, de mais de 750 mil tentativas de  fraudes, o “e-commerce no Brasil ainda é seguro”. O perigo, segundo ele, está  na inocência do usuário doméstico, sendo esse consumidor ou comerciante.

Entre as principais dicas dadas por Eder para que evitar fraudes no e-commerce, estão a atenção em relação a ofertas que apresentam valores muito abaixo do mercado e sempre evitar usar boletos eletrônicos como forma de pagamento. “Primeiro elas [as pessoas] fazem  a compra e depois verificam se aquilo é verdade. Será que esse site existe?”, alertou o consultor que trabalha com mercado digital há 10 anos.

Consumidor assíduo do e-commerce, Eder acredita que o crescimento do número de fraudes ou tentativas de golpes no mercado eletrônico impacta negativamente na formação e fidelização dos consumidores desse nicho. De acordo com ele, nenhuma empresa gosta de ter sua imagem afetada por experiências ruins do cliente e, por isso, cada vez mais, é preciso que o empresário e empreendedor, antes de abrir uma loja digital ou fazer parte de um marketplace, tenha certeza de que conseguirá atender seu público, principalmente, no oferecimento de segurança na hora do pagamento, abrigo dos dados e entrega.

Clonagem de rede social ou site de lojas, uso de cartão de terceiros, solicitação de atualização de dados pessoais...há uma infinidade de formas de fraudar pela internet durante uma transação comercial eletrônica. Um dos golpes mais registrados atualmente vem dos perfis fakes no Instagram ou Facebook que vendem produtos com preços abaixo do mercado, recebem o pagamento via boleto ou transferência bancária e não entregam os produtos que variam de marmitas a celulares de última geração. Por conta disso, fortalecer a marca do negócio na Internet é “essencial”  para não perder consumidores. Eder também lembra que o pequeno empreendedor precisa ter mais controle do seu sistema de entrega para evitar que a mercadoria seja entregue e o recebedor de má fé alegue não recebimento e peça cancelamento da compra ou estorno no cartão de crédito.

Preparar-se através de cursos e consultorias é uma boa forma de fundamentar o início de um negócio digital ou mudar de uma loja física para online. Eder indicou vários passos para alcançar a eficiência em um desses objetivos, sendo o primeiro deles saber escolher bem o canal de vendas, o que envolve escolher o meio de transação financeira mais seguro para quem vende e compra.

Se você perdeu a transmissão ou quer rever alguns trechos desta edição do projeto CRA-SP Entrevista Live, basta acessar o vídeo abaixo. Fique atento ao portal do CRA-SP e, também, às redes sociais do Conselho para acompanhar as nossas próximas transmissões.

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