Você escuta os outros com atenção plena? - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Você escuta os outros com atenção plena?

Nós tendemos a ter mais entusiasmo e motivação quando temos a real percepção que pertencemos e somos aceitos por  um grupo ou organização. Na prática, isto significa ser escutado pelos seus colegas, pela liderança ou pelas pessoas com as quais você se relaciona. O oposto deste sentimento corresponde à seguinte declaração: “Aqui não adianta falar nada, não faz a menor diferença o que eu falo, pois as pessoas não escutam.” Ao observarmos que as nossas opiniões são ignoradas, tendemos a cair na indiferença.

Escutar é uma arte e contribui para gerar compreensão, fortalece os relacionamentos e demonstra que você valoriza o tempo do outro. Além disso, a habilidade de escuta pode ser desenvolvida.

Alguma vez você já falou com alguma pessoa e antes de você terminar a sua frase ela te interrompeu? Muitas vezes isso é um sinal de que a outra pessoa não estava realmente te escutando. Ao escutar a outra pessoa com atenção plena, você aumenta as chances também ser escutado por ela.

Para escutar com atenção plena, pratique as seguintes estratégias:

Esteja presente. Ao falar com outra pessoa, tenha foco nela. Elimine as distrações como, por exemplo, atender ao celular ou conferir o e-mail. Interrompa também os seus pensamentos e mantenha seu foco na outra pessoa. Como você se sentiria se fizessem isso com você?

Não interrompa a outra pessoa enquanto ela fala, a não ser que você precise de esclarecimentos. Para interromper alguém com respeito, você pode falar algo do tipo: “Eu não estou seguro de que compreendi todos os detalhes. Tudo bem se fizermos uma pausa para que eu possa resumir o que estou ouvindo?”

Não prepare o que vai dizer a seguir. Isto ocorre normalmente quando não concordamos com alguém e a nossa mente é invadida por pensamentos. Nesse caso, deixamos de escutar a outra pessoa porque tendemos a nos concentrar na nossa resposta.

Não faça nenhum julgamento. Tenha foco no que está sendo dito, ignorando tudo que não faça parte da mensagem.

Observe a linguagem não verbal. Nós nos comunicamos não só com palavras, mas também com gestos e tom de voz. Prestar atenção na linguagem não verbal dos outros permite que você faça ajustes na sua comunicação se for necessário. Se a outra pessoa tiver uma expressão de dúvida você pode por exemplo perguntar: “Vocês quer que eu responda alguma pergunta?”

Aproveite a oportunidade e aprenda. Escutar é algo natural e saudável. Aproveite a interação com a outra pessoa e aprenda coisas novas.

Bibliografia consultada: 

Liderança é uma questão de atitude, Karim Khoury Editora Senac São Paulo, 2009

TD at Work Develop Management Skills with the Accel Model by Katy Tinan, September 2017 issue 1709

Atenção plena, orientações para praticar, sintonizar-se com o momento presente e viver com plenitude, Publifolha Editora Ltda. 2017 Dr. Ken A. Verni

Por Adm. Karim Khoury – CRA-SP nº 92.819

Diretor da ACORDO Treinamento e Desenvolvimento

Palestrante, instrutor sênior de Mindfulness (MTI International)

Autor dos livros “Soltando as Amarras: Emagrecimento e Mudança Comportamental”, “Com a Corda Toda: Auto Estima e Qualidade de Vida”, “Vire a Página – Estratégias para Resolução de Conflitos”, “Liderança é uma questão de atitude” e “É hora do show: técnicas para elevar seus treinamentos a outro patamar”.

Contatos: 

Site: www.karimkhoury.com.br 

E-mail: contato@karimkhoury.com.br

Instagram: @karimkhourybr 






O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Comunicação

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados