Críticas - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

Críticas

Esses dias tenho ido dormir já pela madrugada. As olheiras denunciam. O motivo é único: as olimpíadas. E hoje fiquei pensando o quanto as críticas ao acontecimento do evento em meio a uma pandemia cessaram. Pensei também nas críticas severas que tenho ao Brasil em diversos aspectos e mesmo assim roo todas as unhas da mão torcendo pelos nossos atletas brasileiros.  

Esses fatos me trouxeram alguns pensamentos. Talvez, as pessoas que eu mais ame no mundo sejam meus pais. Eles são serem incríveis. Mesmo assim, tenho severas críticas a determinados comportamentos deles e não concordo com tudo que eles fazem. Mas continuo amando eles demais, tenho extremo respeito e vou sempre apoiá-los. Pensando nisso, cheguei à conclusão que eu possuo críticas severas a mim mesmo. Nem sempre concordo com tudo que faço. O que me faz chegar ao seguinte ponto: é impossível termos pessoas na vida que a gente concorde 100%. Por vezes vamos concordar mais ou menos com elas. Isso não altera nosso amor e admiração.  

Discordar e criticar faz parte do ser humano. Quando estamos rodeados de pessoas que pensam igual a nós, não evoluímos. E quando estamos cercados de pessoas que só pensam diferente de nós, estamos apenas reforçando nossa visão de mundo. Baseado nisso, é preciso ter um equilíbrio. Concordar e não concordar. Criticar e não criticar. Elogiar e não elogiar. Precisamos desse balanço.   

Esses dias estava vendo um canal no YouTube de um profissional de seguros, minha área. Apontei diversas discordâncias ao assistir. Um colega que estava comigo indagou: por que motivo você assiste a um vídeo de ideias tão diferentes das suas? Minha responda foi simples: exatamente por isso. Se assistir apenas ao que eu concordo, vou estar apenas chancelando minha visão de mundo ao invés de expandi-la.   

Precisamos expandir nossos conhecimentos. Precisamos ter acesso a visões diferentes das nossas. Precisamos ter pessoas que pensem majoritariamente como nós ao nosso redor. E precisamos ouvir todos para entender como o mundo funciona. A partir disso, estaremos adquirindo visão crítica de como as coisas funcionam e criando bagagem para argumentar sobre diferentes assuntos. A visão crítica é criada através de absorção de diversas fontes e maneiras de enxergar o mundo.   

Recentemente no Brasil, temos visto isso de perto quando efetuamos críticas ou elogios ao governo. Logo somos apontados como isso ou aquilo. Infelizmente, temos perdido a capacidade de diálogo. As pessoas têm generalizado demais os outros através de uma opinião isolada. Mas precisamos entender que críticas a situações, não significa que acreditamos ou discordamos com 100% daquilo. São apenas visões sobre um tema em comum.   

Devemos separar o inaceitável de outras coisas. Inaceitável é aquilo que viola nossos valores e o que é criminoso. De resto, devemos sempre estar abertos para opiniões ao diálogo.   

As Olimpíadas têm reforçado enormemente minha paixão pelo Brasil, meu amor por diferentes esportes, meu orgulho de viver em um país tão diverso e rico em cultura. Mas isso não significa que eu não tenha críticas ao investimento em educação, incluindo o esporte, e nem que eu não ache que as coisas devam melhorar muito. Significa apenas que tenho repertório para opinar sofre diferentes pontos, sem engessar uma visão simplista sobre o assunto. Afinal, democracia é isso: conviver com diferentes pontos de vista. E quero viver em democracia sempre.    

Guilherme Krupelis 

CRA: 133934 

Diretor de Relacionamento 





O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Comunicação

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados