De olho na comunicação organizacional! - CRA-SP
Faça download do App |
Este espaço é reservado para as contribuições enviadas por profissionais registrados no CRA-SP. Para ver o seu artigo aqui, encaminhe-o para redacao@crasp.gov.br. Todos os textos passam por uma avaliação da equipe editorial, que verifica a possibilidade de publicação de acordo com requisitos como clareza de ideias e relevância do tema.

De olho na comunicação organizacional!

Não é de hoje que o mundo corporativo entendeu que um bom líder é aquele que preza pela igualdade e transparência, condições essenciais para que haja coesão e motivação no grupo.

Em tempos de isolamento social, no qual a grande maioria está praticando o home office, a responsabilidade por manter o senso de grupo aumenta ainda mais, sobretudo, pelo fato de a comunicação usar a tecnologia como pano de fundo.

A comunicação digital é algo sensível e que requer muita atenção, uma vez que uma palavra ou até mesmo uma frase mal interpretada podem gerar desconforto e diversas outras situações conflitantes na equipe.

É preciso garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar, afinal de contas, vivemos em uma sociedade democrática.

A emergência que se fez presente frente ao cenário de pandemia não deu espaço para que as organizações e seus líderes se preparassem para o que veio e o que ainda virá pela frente, sobretudo no quesito relacionamento interpessoal.

Em um mundo de paradigmas e preconceitos, no qual o planejamento dita as regras sobre os processos decisórios, a ausência desta etapa de preparação pode até ser encarada como um fato positivo, uma vez que projetou o indivíduo diretamente para a ação, eliminando aqueles momentos inertes, usados nas atividades de prospecção.

Diante de tal cenário é preciso repensar a comunicação e as bases do relacionamento entre os gestores e seus liderados, privilegiando a empatia e o respeito ao próximo.

Mas de que forma podemos colocar isto em prática? Talvez ainda não tenhamos as respostas exatas para tal questionamento, no entanto, ficou o aprendizado que deve ser levado em consideração na hora de se repensar o estilo de liderança.

O distanciamento, por suas particularidades, acabou, mesmo que de forma não intencional, promovendo a descoberta de novos talentos e a revitalização de colaboradores antes entregues à letargia laboral, sem falar no aparecimento de atividades inéditas e adicionais, fruto dos novos negócios firmados pelas organizações.

Nunca foi tão importante colocar em prática o exercício das lições aprendidas. As organizações que mapearam este período de pandemia certamente reunirão os elementos indispensáveis para repensar seus estilos de liderança e alinhá-los à nova realidade que, aos poucos, permeia o nosso cotidiano. 

Por Adm. Alexandre de Oliveira 

CRA-SP nº 070468





O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Comunicação

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados