5a Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade - CRA-SP
Faça download do App |
5a Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade

Em 21 de Outubro é celebrado o Dia Global da Ética, uma iniciativa promovida pelo Carnegie Council for Ethics in International Affairs (o maior instituto global de pesquisa sobre ética) para  incentivar organizações e instituições de ensino a promoverem atividades relacionadas à Ética. Como parte da programação mundial, o CRA-SP, em parceria como o Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade (GEES), realizou a 5ª Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade, evento gratuito e online, que apresentou 5 palestras durante 5 horas de transmissão ao vivo no Canal a Serviço da Administração no Youtube.

O evento que contou com a moderação do Adm. Germano Julio Badi - ex-coordenador do GEES,Membro do Globethics.net (Suíça) e Carnegie Council (EUA) - e com a abertura do Adm. Roberto Carvalho Cardoso (Presidente do CRA-SP),  trouxe diferentes abordagens sobre a Ética no ambiente corporativo, sendo a primeira delas sobre à Lei Geral de Proteção dos Dados, a LGPD. Diante de uma sociedade cada vez mais conectada e de crescente potencial consumidor no e-commerce, nada mais pertinente para o momento trazer a Dra. Nuria López - Advogada e Sócia da Daniel Law - para elencar os principais impactos dessa legislação - que entrou em vigor em 2018.

Essa lei chega com a missão de regulamentar o tratamento que as pessoas jurídica e física devem dar aos dados pessoais que elas adquirem através dos meios digitais. Um grande desafio para todos é saber como a ética, por exemplo, pode ajudar na condução desse processo que tem como grande finalidade garantir aos usuários da internet ganhos, até então, imensuráveis, como, por exemplo, a privacidade e segurança virtual. A especialista, com atuação nessa área de proteção de dados, revelou que a "LGPD não é apenas uma norma legislativa, mas ela tem impacto Global”.

Já o pós-doutor em Administração pela FEA/USP e coordenador do Grupo de Instituição de Ensino Superior do CRA-SP, o Prof. Dr. Antonio Vico Mañas, promoveu uma discussão sobre a formação e aplicação da Ética na Administração. Para Mañas, "vive-se em um mundo de informação e conhecimento" e, portanto, todo o pensamento é desenvolvido em "negócio, mesmo que não seja ofertado". Partindo desse ponto, é necessário entender o que são os negócios na atual sociedade conectada, que apresenta necessidades diferentes, fato que impacta ,diretamente, no perfil de consumo e comportamento dos indivíduos. Segundo ele, cabe ao administrador nesse momento atuar preventivamente, desenvolver a comunicação compatível nas relações inter e intrapessoais, sendo fundamental que esses profissionais dominem o raciocínio crítico e criativo nos "diferentes contextos" sociais. Essas foram algumas indicações de novos posicionamentos que o gestor ou profissional da área da Administração precisa adotar para se tornar eficiente e usar a ética a seu favor para alcançar seus objetivos sem infringir as novas regras do mercado, como a já mencionada Lei Geral de Proteção dos Dados. O mundo dos negócios deve ser orientado pela ética empresarial, afirmou o palestrante.

De acordo com o SEBRAE, as micro e pequenas empresas representam 27% do PIB brasileiro, sendo elas as maiores geradoras de riqueza do pais e responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada. Sendo assim, nada mais justo levarmos o tema dessa edição da jornada para o ambiente dessas empresas que representam mais de 98% do número dos CNPJ do Brasil. Porém, antes de tudo, um grande apanhado sobre esse segmento foi apresentado pelo Adm. Marco Antonio Bayeux (Diretor da GreenHill Consultores Gerenciais, ex-Pricewaterhouse Coopers, WardHowell e SpencerStuart) que dividiu a palestra com o Prof. Adriano Augusto de Souza.

Ambos falaram sobre as características das micro e pequenas empresas, como também citaram quais são as habilidades e posicionamentos que o empreendedor ou gestor precisam ter nos dias atuais para alcançar o sucesso empresarial dentro do conteúdo ético. Como será que as organizações estão vendo a Ética no século XXI foi uma das provocações que a dupla deixou para os participantes que juntos somaram uma audiência de 2,7 mil espectadores.

Por falar em provocar reflexões no público, não podemos deixar de mencionar a participação do Prof. Aron Zylberman, Diretor Executivo do Instituto Cyrela e do Instituto CCP e integrante de diversos  Conselhos, entre eles, do Instituto Liberta,  Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Movimento Bem Maior. Sob o tema "Ética e Governança Corporativa: Conselheiros Independentes (ma non troppo)", Zylberman fez todo mundo pensar sobre assuntos que circulam pela cúpula empresarial, como por exemplo, a necessidade da independência de Conselheiros para uma gestão transparente. 

Citando o decálogo do filósofo contemporâneo Bertrand Russell, o palestrante afirmou que a ética pode ser um norte na hora de adotar alguns posicionamentos dentro da organização, tais atitudes que irão impactar diretamente no resultado da Governança realizada. Um deles está ligado ao posicionamento firme da opinião pessoal, pautado nos princípios éticos e fundamentado na sabedoria de discordar com ideias divergirem.  

Se você não conseguiu acompanhar na íntegra da 5ª Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade ou quer rever algum ponto, basta clicar no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever no Canal a Serviço da Administração no Youtube para participar de outros eventos como este.

Youtube Video





O conteúdo foi útil para você?    
Faça login para deixar sua opinão

Assuntos relacionados com Administração Esportiva

Revista Administrador Profissional - ADM PRO
Publicação física com periodicidade trimestral
Conteúdo produzido pelo Departamento de Comunicação do CRA-SP
Todos os direitos reservados