Notícias

 Relatório anual destaca as atividades de fiscalização, registro e relacionamento acadêmico, bem como a criação e difusão de conteúdos que ajudam no desenvolvimento dos profissionais da área da Administração

Ao longo de 2022, o CRA-SP desenvolveu inúmeros projetos e executou diversas atividades em prol da Administração. Em continuidade ao Planejamento Estratégico traçado em 2021, manteve-se firme no seu propósito institucional, de tornar a sociedade melhor por meio da Administração Profissional, promovendo ações que visam valorizar a profissão perante à sociedade.

De acordo com o relatório anual de 2022, o Conselho registrou 2.385 profissionais e 191 empresas e emitiu 970 Registros de Comprovação de Aptidão - RCAs, certidões que qualificam os profissionais no mercado de trabalho. 

Ainda nesse período, o departamento de Fiscalização conduziu 1.968 processos, entre aberturas, retomadas e finalizações, às pessoas físicas e jurídicas. Já a área de Registro instaurou 21 processos para averiguação de regularidade de diploma ou certificado, em razão de inconsistências identificadas no ato do registro, e, desse total, 16 deles foram encaminhados ao Ministério Público para providências cabíveis, no intuito de proteger a sociedade de profissionais não qualificados. 

Fomento ao aprendizado contínuo

Para incentivar o constante desenvolvimento dos seus profissionais, o CRA-SP firmou, em 2022, parcerias educacionais com diversas instituições e disponibilizou, por meio da plataforma CRA-SP Educa,  1.788 conteúdos gratuitos e on-line (incluindo aulas, webinars, cursos etc), oferecidos por 37 instituições de todo o País. Ao longo do ano, 5.340 pessoas se inscreveram para, pelo menos, um dos conteúdos. 

O Conselho promoveu, ainda, dois grandes eventos on-line: a Semana de Carreiras da Administração, que contou com 40 expositores, chegando à marca de 13.073 visualizações durante as 20 horas de transmissão ao vivo; e a 13ª edição do Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD, com 28 horas de transmissão ao vivo, 19.359 visualizações e a participação de 46 expositores.

Práticas ESG

Signatário do Pacto Global da ONU desde 2016, em 2022 o CRA-SP adotou e/ou manteve ações efetivas e de grande relevância: 

  • Manutenção das praças públicas no entorno da sede do CRA-SP, a partir da renovação do contrato com a Prefeitura de São Paulo.

  • Continuidade das placas de energia solar, instaladas em uma das casas na sede do CRA-SP.

  • Adesão ao Movimento +Água, do Pacto Global, divulgando as iniciativas do projeto para sua rede interna e externa e incentivando as empresas ligadas ao CRA-SP a assumirem o compromisso. 

  • Apoio e divulgação da campanha Dia de Doar, fomentando doações, em seus diversos formatos, a instituições confiáveis.

  • Continuidade do acesso aberto, gratuito e irrestrito a todos os eventos e conteúdos gerados em seus diversos canais, como o Portal da Revista ADM PRO, o Canal A Serviço da Administração (YouTube) e o podcast Adm In Cast.

Quanto à governança, o Conselho, visando a transparência em suas atividades, contratou a BDO RCS Auditores Independentes, que estabelecerá um novo canal em 2023, com foco em comunicação e totalmente confidencial e seguro, para receber denúncias de colaboradores, fornecedores e sociedade em geral, que possam reportar violações como fraude, corrupção e assédio.

Próximos passos

Além da consolidação da cultura de planejar, outras duas ações ligadas ao Planejamento Estratégico se destacaram em 2022: a elaboração do mapeamento de riscos, um dos primeiros passos na construção de um sistema de GRC - Gestão de Risco e Compliance, que contou com a colaboração voluntária do Adm. Fernando Lage, head de GRC na KPMG Brazil; e a expressiva participação da assessoria jurídica do Conselho na condução dos projetos, dando ainda mais legitimidade às ações.

“Nos últimos 12 meses, o planejamento estratégico, que construímos em 2021, tomou força e trouxe resultados expressivos para nossas atividades, com o atingimento de metas e a conclusão de projetos importantes nos mais diferentes setores do Conselho. Internamente, muitas ações e processos foram reestruturados, adequando-se às novas práticas do mercado e com foco em nossos colaboradores, que estão na linha de frente no atendimento à sociedade. Reiteramos, para o próximo ano, o compromisso de atuar sempre pautados pela ética, transparência e integridade”, comenta o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker.

Para conhecer na íntegra os principais resultados do CRA-SP em 2022, clique aqui